A volatilidade do mundo atual exige adaptabilidade, mudanças, transformações. Sobretudo, exige inovação. E não estamos falando somente em desenvolver algo disruptivo e revolucionário. Claro que inovar é transformar uma ideia em algo que ainda não existe – seja um produto, um serviço, um processo –, mas também é fazer algo conhecido de uma maneira diferente.
Em tempos de tecnologia acelerada e mercado competitivo, a inovação vem ganhando espaço nas empresas brasileiras. Algumas organizações estão começando a dar seus primeiros passos nessa direção; outras vêm exercitando esse conceito há muitos anos – como é o caso da Wareline!
Em outras palavras, busca renovar, criar e introduzir novidades no setor que tem por objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Para cumprir com sua missão, a Wareline assume o compromisso da atualização constante, investindo mais de 20% da sua receita em inovação, ano a ano:
São percentuais que evidenciam que caminhar lado a lado com o mercado é prioridade na Wareline, que o aperfeiçoamento é a chave para o sucesso na área de TI – é o que nos instiga e move. Em 2022, ainda expandimos a inovação para além do nosso ambiente criando o Prêmio de Inovação Wareline.
Em 2023, ela estará mais forte do que nunca. Nesse conteúdo, confira um pouco do que representa – e continuará representando – a inovação aqui na Wareline!
Sócia e Diretora de Marketing da Wareline, Paula Usier conta que esses mais de 20% da receita da Wareline são destinados exclusivamente para melhorias no produto, arquitetura digital e automatização da entrega. Nessa somatória não estão contemplados os esforços em melhorias de processos ou no desenvolvimento e amadurecimento da cultura – que também podem ser considerados como inovação.
Com as mudanças provocadas pela pandemia, inovamos na forma como entregamos conhecimento aos clientes sobre nossos produtos, com webinars, treinamentos remotos, ampliação do ConecteDicas, entre outros, e também na forma como trabalhamos (com o COLAB e o trabalho remoto). Além do aprimoramento de processos que envolvem segurança da informação para adequação não somente à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), mas rumo à governança de dados como um todo.
“Todas essas mudanças de processos foram fortemente apoiadas pelo time de Recursos Humanos no suporte emocional, na perpetuação da cultura em ambientes diversos e na admissão de tantos novos talentos espalhados por todo o País”, diz Paula.
Para quem trabalha com tecnologia e saúde, não há espaço para estagnação.
“A inovação é o que nos permite continuar crescendo em um ambiente tão volátil como o da saúde“, explica Paula. A Wareline está constantemente se adaptando às mudanças e desafios impostos por essa realidade.
Há ciclos em que a inovação no produto é fundamental para acompanhar as tendências tecnológicas; há ciclos em que os processos e as pessoas precisam se reinventar para acompanhar as tendências de mercado. É por tudo isso que a inovação está em todo lugar: ela ajuda a estabelecer novos caminhos e a encontrar estratégias diferentes das habituais para atingir objetivos e trazer resultados.
Mas ser inovador é bastante desafiador. Recentemente, em um evento promovido pela IBM, CEOs e executivos de grandes companhias do mercado de tecnologia compartilharam quais eram os maiores desafios para 2023. As respostas foram variadas: além da gestão de pessoas, apareceu a importância de se trabalhar as transformações que chegaram, sem fechar os olhos para inovações que possam ser desenvolvidas.
O cenário é instável. Por um lado, são muitas mudanças e novidades no setor de TI; por outro, há instabilidade econômica e escassez de talentos no mercado. “É um desafio manter um índice tão alto de investimento em inovação, principalmente em uma empresa com mais de 33 anos de existência”, diz Paula.
No entanto, a Wareline entende que esse é um investimento necessário para contribuir com as instituições de saúde. Agregamos valor aos serviços oferecidos aos pacientes, garantimos agilidade e facilidade de tomada de decisão aos gestores, profissionais de saúde e corpo administrativo.
Em valores absolutos, o crescimento é notório, já que acompanha o ritmo de crescimento da nossa receita. Mas sempre é possível, é claro, acelerar ainda mais. “Não descartamos possibilidades de capitalização para o futuro. No entanto, acreditamos muito no crescimento consistente feito com responsabilidade. Apostamos nas relações duradouras com nossos clientes e, nesse sentido, a pressa pode ser um fator de risco”, diz Paula.
Paula diz que a Wareline está atenta para trazer para dentro do negócio tudo que possa ser melhor para a saúde brasileira. A empresa está dedicada em buscar:
Para o ano que se inicia (e para o futuro!), os resultados positivos podem vir tanto de soluções internas quanto de integrações com outros players do mercado.
“Se formos bem-sucedidos nesse papel de hub de dados, seremos relevantes para o ecossistema. Nossa missão é usar a tecnologia como meio que permitirá aos nossos clientes fornecer uma saúde mais acessível, eficiente e de qualidade aos pacientes de todo o País”, finaliza Paula.
Se você atua em um hospital que compartilha da mesma missão, fale com a gente! Conheça de perto a Wareline e descubra como podemos crescer (ainda mais!) juntos!