Indicadores hospitalares: por que ter uma gestão baseada em dados

Indicadores hospitalares: por que ter uma gestão baseada em dados

Os indicadores hospitalares são recursos estratégicos que há algum tempo trazem benefícios à assistência, à gestão e à saúde financeira das instituições de saúde. Mesmo assim, ainda é bastante comum encontrarmos hospitais que fazem uma gestão mais intuitiva, pouco embasada em dados, o que pode ser preocupante.

 

Afinal, não podemos negar que houve mudanças aceleradas nos últimos anos. Estamos falando desde a inserção de novas tecnologias que estão revolucionando a saúde (como a telemedicina, receituários digitais e outras tendências que devem se consolidar) quanto de questões comportamentais. O perfil do paciente mudou – e mudará cada vez mais!

 

Assim como em outros negócios, é preciso fazer com que os pacientes tenham a melhor experiência possível durante toda a sua jornada na unidade de saúde. Como? Otimizando a rotina hospitalar, melhorando a qualidade da assistência e focando (ainda mais) em segurança. Sem deixar de lado, é claro, a preocupação com a saúde financeira da instituição.

 

Por isso, não dá mais para adiar: é hora de contar com os indicadores – e usá-los! Ainda mais em início de ano, quando os gestores precisam de soluções ágeis para melhorar suas atividades e evitar perdas.

 

Nesse conteúdo, vamos mostrar desafios que os indicadores ajudam a evitar e resolver. Mas, antes, vale a pena explicar sua importância. Então queremos fazer algumas perguntas a você!

 

Indicadores hospitalares: entenda sua importância

 

Você conseguiria dizer quantos leitos da sua instituição de saúde estiveram ocupados durante o último ano? Sabe qual é o tempo de ociosidade de um leito? E a média de tempo que o paciente permanece na triagem? Quais contratos com operadoras são benéficos (ou trazem prejuízo)?

 

Para cada uma dessas perguntas, há um indicador que ajuda a respondê-la. Você pode até não saber os índices de cabeça, mas se eles estiverem disponíveis para contribuir na tomada de decisão, certamente fazem a diferença na gestão hospitalar. E engana-se quem pensa que são “apenas” números: os indicadores dão pistas dos setores que precisam de atenção.

 

Por que considerar indicadores hospitalares na sua gestão?

Além de tudo o que falamos acima, os indicadores hospitalares podem ser combinados e permitem criar gráficos simples que possibilitam uma visão geral das unidades. Os gestores conseguem visualizar, de forma rápida e ampla, a produtividade do hospital, os avanços realizados e os pontos que necessitam de mais atenção.

 

Ter esses dados estruturados ajuda na tomada de decisões e na resolução rápida de problemas dentro dos hospitais. Vamos citar 4 desafios e como os indicadores hospitalares podem ser a solução para evitá-los e/ou resolvê-los.

 

4 desafios que os indicadores hospitalares ajudam a resolver e evitar

1.  Gestão de tempo

 

Tempo é um dos pontos mais críticos de um hospital: impacta diretamente na experiência do paciente, na qualidade da assistência e na administração de recursos. Por isso, contar com indicadores é essencial para uma gestão mais eficiente.

 

Métricas como tempo de atendimento e triagem e de internação hospitalar, por exemplo, permitem mensurar o tempo de permanência do paciente. Assim, é possível mapear a jornada dele desde que ele entra na instituição de saúde até sua saída, por departamento: o tempo na recepção, na triagem, na consulta médica e nos encaminhamentos – seja em medicação, exames, internação, transferência ou alta hospitalar.

 

Essa é uma métrica que deve ser acompanhada de perto, essencial para mostrar, por exemplo, se as internações estão longas ou curtas demais. Com esse indicador, os gestores conseguem avaliar a necessidade de investigar causas, os tipos de procedimentos executados e o perfil clínico dos pacientes. Isso ajuda ainda a fazer uma análise preditiva.

 

Se o gestor consegue identificar pontos de morosidade, pode pensar em formas para solucionar essa questão do tempo e prestar um serviço com mais qualidade e segurança.

 

2. Produtividade da equipe

 

Compreender quantitativamente a complexidade dos procedimentos, o tempo de cada etapa da jornada do paciente e a ocupação dos leitos pode ser a chave para ampliar a capacidade de atendimento do hospital e diminuir a ociosidade da equipe, assim como também evitar o retrabalho.

 

Quando as atividades são mapeadas por meio de indicadores, a rotina dos colaboradores acaba sendo otimizada e melhor aproveitada.

 

3. Perdas financeiras

Indicadores são essenciais para evitar perdas financeiras em um hospital e melhorar a rentabilidade/lucratividade. Quando a instituição não está conseguindo fechar a conta entre receitas e gastos, por exemplo, é preciso entender onde estão exatamente as lacunas e atuar de forma estratégica. O indicador faturamento x recebimento é que traz insights nesse sentido.

 

E aquele que mostra custos x receita da instituição é essencial para que o gestor entenda a capacidade do hospital em gerar caixa e se a receita do hospital está se sobrepondo aos gastos. Tudo de maneira bastante prática e visual.

 

Mas, pensando em saúde financeira, há outros indicadores que ajudam a evitar perdas. São os que mostram:

4. Insatisfação dos pacientes

 

A Wareline realizou, em 2022, uma pesquisa para entender quais são os principais motivos de reclamações dos pacientes. O resultado corroborou uma premissa: a maioria (60%) dos usuários de saúde está insatisfeita com o tempo de espera no atendimento.

 

Na lista de reclamações, também apareceram a burocracia no preenchimento de formulários e o tempo de espera na triagem para classificação do grau de seriedade do caso. São questões que podem ser aprimoradas.

 

Quando os gestores monitoram o tempo de atendimento, de espera e para classificação de pacientes, conseguem identificar quais são as falhas do processo e por que elas estão acontecendo. Assim, têm em mãos informações valiosas para a tomada de decisão.

 

Além disso, é possível ir além e medir a satisfação do paciente. Esse é um indicador que ajuda a identificar pontos de melhoria e contribuir com a excelência no atendimento.

 

Wareline: indicadores para uma gestão de sucesso

Se você tem enfrentado esses desafios no seu hospital, está mais do que na hora de se munir de indicadores. As métricas possibilitam antecipar desafios, criar soluções e corrigir falhas rapidamente. Ampliam a segurança dos pacientes e a produtividade das equipes.

 

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