Se você recebesse um valor para investir em equipamentos no seu hospital, por onde começaria? Por mais agradável que seja poder tomar essa decisão, vamos combinar que ela vem acompanhada de desafios. Foi exatamente essa situação que levou a Santa Casa de Lins a implementar um pronto-socorro digital.
Conversamos com Graziella Fernanda Balansieri Milani, responsável pelo setor de TI do hospital, que compartilhou os bastidores dessa transformação: os desafios enfrentados, os resultados obtidos e também boas práticas para quem busca modernizar sua instituição.
Pouco depois de Graziella iniciar suas atividades na Santa Casa de Lins, em fevereiro de 2022, a instituição recebeu apoio significativo da Loja Maçônica Arquitetos da União, que disponibilizou recursos para investimentos em equipamentos.
“Juntamente com o desejo da diretoria de implantar um sistema de gestão hospitalar, decidimos começar pelo pronto-socorro, algo visto como quase impossível por vários gestores, já que o PS é o maior e mais complexo fluxo do hospital”, conta Graziella.
A decisão foi estratégica. Implementar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no setor, aliado aos módulos integrados do sistema conecte/w, da Wareline, seria um passo crucial para digitalizar os processos e oferecer um atendimento mais ágil, eficiente e organizado.
Após o início do projeto, outros parceiros também contribuíram com a iniciativa de tornar o pronto-socorro digital. A Prefeitura Municipal de Lins, os vereadores da cidade e também o Sindicato Rural de Lins colaboraram com a reforma da estrutura e a aquisição de novos equipamentos.
O projeto incluiu a utilização de aplicativos e módulos como painel de senhas, recepção e triagem, enfermagem, requisição eletrônica, assinatura digital e Gestão à Vista. A partir disso, o fluxo tornou-se quase totalmente sem papel, abrangendo desde a entrada do paciente na recepção até sua alta.
Entre os destaques do pronto-socorro digital estão:
A implementação do sistema de gestão hospitalar, especialmente do PEP, trouxe mudanças significativas. Agora, dados estão integrados e acessíveis em tempo real, o que melhora a qualidade do atendimento e otimiza a gestão hospitalar.
A modernização do pronto-socorro resultou em diversas melhorias:
O feedback de pacientes e acompanhantes reforça os benefícios. “No início foi um pouco difícil, pois toda mudança assusta. Mas aos poucos os pacientes e acompanhantes foram percebendo que ficou mais organizado, mas fácil de entender o processo, e tudo foi se ajustando com o tempo”, diz Graziella.
Muitos mencionaram que o hospital se assemelha a instituições privadas em termos de organização e eficiência.
O reconhecimento do projeto Pronto-socorro Digital veio com o 1º lugar no Prêmio de Inovação Wareline. Essa vitória reforçou a capacidade de inovação da instituição, e também a dedicação de sua equipe em transformar a saúde por meio da tecnologia.
“Estar em 1º lugar no Prêmio de Inovação Wareline é mais do que uma conquista; é a validação de um trabalho focado no impacto positivo para a saúde e o bem-estar da comunidade. Além disso, nos motiva a continuar buscando soluções que impactem positivamente a vida dos pacientes e da comunidade”, diz Graziella.
O próximo passo é expandir o projeto para os setores de internação. Assim, a Santa Casa de Lins vai se consolidando como um exemplo para outras instituições que buscam unir tecnologia e gestão em prol de um atendimento mais eficiente e humanizado.
Os aprendizados da Santa Casa de Lins podem servir de inspiração para outras instituições que desejam modernizar ou otimizar suas operações. Segundo Graziella, é essencial elaborar um planejamento que tenha:
É natural que haja resistência inicial dos colaboradores à mudança de processo. Por isso, é importante contar com o envolvimento das lideranças. Além disso, o engajamento e o treinamento dos colaboradores devem ser contínuos.
“O ideal é ter uma comunicação clara e transparente sobre os benefícios da mudança, uma gestão de expectativas mostrando que o processo de transição será gradual e também oferecer suporte àqueles que tiverem dificuldade de adaptação”, conta Graziella.
Uma vez implementada a solução, é essencial monitorar seus resultados e fazer ajustes.
A transformação da Santa Casa de Lins só foi possível graças à parceria estratégica com a Wareline, que forneceu a tecnologia necessária para tornar o pronto-socorro digital uma realidade. Sua instituição também pode dar esse passo em direção à modernização e à excelência.
Entre em contato com a Wareline para saber como implementar soluções digitais que farão a diferença no seu hospital. Vamos juntos transformar o futuro da saúde!