Santa Casa de Lins cria pronto-socorro digital e ganha prêmio

Santa Casa de Lins cria pronto-socorro digital e ganha prêmio

Se você recebesse um valor para investir em equipamentos no seu hospital, por onde começaria? Por mais agradável que seja poder tomar essa decisão, vamos combinar que ela vem acompanhada de desafios. Foi exatamente essa situação que levou a Santa Casa de Lins a implementar um pronto-socorro digital.

 

Conversamos com Graziella Fernanda Balansieri Milani, responsável pelo setor de TI do hospital, que compartilhou os bastidores dessa transformação: os desafios enfrentados, os resultados obtidos e também boas práticas para quem busca modernizar sua instituição.

 

O início da jornada digital na Santa Casa de Lins

 

Pouco depois de Graziella iniciar suas atividades na Santa Casa de Lins, em fevereiro de 2022, a instituição recebeu apoio significativo da Loja Maçônica Arquitetos da União, que disponibilizou recursos para investimentos em equipamentos.

 

“Juntamente com o desejo da diretoria de implantar um sistema de gestão hospitalar, decidimos começar pelo pronto-socorro, algo visto como quase impossível por vários gestores, já que o PS é o maior e mais complexo fluxo do hospital”, conta Graziella.

 

 

A decisão foi estratégica. Implementar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no setor, aliado aos módulos integrados do sistema conecte/w, da Wareline, seria um passo crucial para digitalizar os processos e oferecer um atendimento mais ágil, eficiente e organizado.

 

Após o início do projeto, outros parceiros também contribuíram com a iniciativa de tornar o pronto-socorro digital. A Prefeitura Municipal de Lins, os vereadores da cidade e também o Sindicato Rural de Lins colaboraram com a reforma da estrutura e a aquisição de novos equipamentos.

 

Como funciona o pronto-socorro digital?

 

O projeto incluiu a utilização de aplicativos e módulos como painel de senhas, recepção e triagem, enfermagem, requisição eletrônica, assinatura digital e Gestão à Vista. A partir disso, o fluxo tornou-se quase totalmente sem papel, abrangendo desde a entrada do paciente na recepção até sua alta.

 

Entre os destaques do pronto-socorro digital estão:

 

 

 

Resultados que impressionam

 

A implementação do sistema de gestão hospitalar, especialmente do PEP, trouxe mudanças significativas. Agora, dados estão integrados e acessíveis em tempo real, o que melhora a qualidade do atendimento e otimiza a gestão hospitalar.

 

A modernização do pronto-socorro resultou em diversas melhorias:

 

  • Maior qualidade no atendimento, já que os médicos têm acesso ao histórico do paciente, exames anteriores e dados detalhados que auxiliam na conduta médica;
  • Redução significativa do uso de papel, o que contribui com boas práticas de ESG;
  • Melhoria na identificação dos pacientes e acompanhantes;
  • Com indicadores como tempo de atendimento e quantidade de consultas, é possível melhorar o fluxo do atendimento do PS e ganhar mais agilidade nos processos;
  • Diminuição no tempo de espera, priorizando pacientes mais críticos e agilizando os fluxos;
  • Controle eficiente do estoque — como tudo é lançado na conta do paciente, facilita a compra e reposição dos materiais e medicamentos;
  • Controle dos medicamentos administrados por meio da checagem de medicação pelo Módulo de Enfermagem;
  • Registro completo de atendimentos, incluindo recusas;
  • Monitoramento preciso do desempenho e volume de atendimentosrealizados por cada médico e do tempo de atendimento em todas as etapas do processo (recepção, triagem e enfermagem).

 

O feedback de pacientes e acompanhantes reforça os benefícios.  “No início foi um pouco difícil, pois toda mudança assusta. Mas aos poucos os pacientes e acompanhantes foram percebendo que ficou mais organizado, mas fácil de entender o processo, e tudo foi se ajustando com o tempo”, diz Graziella.

 

Muitos mencionaram que o hospital se assemelha a instituições privadas em termos de organização e eficiência.

 

Ganhos no presente, de olho no futuro

 

O reconhecimento do projeto Pronto-socorro Digital veio com o 1º lugar no Prêmio de Inovação Wareline. Essa vitória reforçou a capacidade de inovação da instituição, e também a dedicação de sua equipe em transformar a saúde por meio da tecnologia.

 

“Estar em 1º lugar no Prêmio de Inovação Wareline é mais do que uma conquista; é a validação de um trabalho focado no impacto positivo para a saúde e o bem-estar da comunidade. Além disso, nos motiva a continuar buscando soluções que impactem positivamente a vida dos pacientes e da comunidade”, diz Graziella.

 

O próximo passo é expandir o projeto para os setores de internação. Assim, a Santa Casa de Lins vai se consolidando como um exemplo para outras instituições que buscam unir tecnologia e gestão em prol de um atendimento mais eficiente e humanizado.

 

Dicas práticas para seguir o exemplo do pronto-socorro digital

 

Os aprendizados da Santa Casa de Lins podem servir de inspiração para outras instituições que desejam modernizar ou otimizar suas operações. Segundo Graziella, é essencial elaborar um planejamento que tenha:

 

  • Objetivos específicos;
  • Prazos realistas;
  • Atribuição de responsabilidades bem definidas com cada equipe;
  • Identificação de riscos.

 

É natural que haja resistência inicial dos colaboradores à mudança de processo. Por isso, é importante contar com o envolvimento das lideranças. Além disso, o engajamento e o treinamento dos colaboradores devem ser contínuos.

 

“O ideal é ter uma comunicação clara e transparente sobre os benefícios da mudança, uma gestão de expectativas mostrando que o processo de transição será gradual e também oferecer suporte àqueles que tiverem dificuldade de adaptação”, conta Graziella.

 

Uma vez implementada a solução, é essencial monitorar seus resultados e fazer ajustes.

 

Um convite à transformação

 

A transformação da Santa Casa de Lins só foi possível graças à parceria estratégica com a Wareline, que forneceu a tecnologia necessária para tornar o pronto-socorro digital uma realidade. Sua instituição também pode dar esse passo em direção à modernização e à excelência.

 

Entre em contato com a Wareline para saber como implementar soluções digitais que farão a diferença no seu hospital. Vamos juntos transformar o futuro da saúde!

Veja outras matérias

Universidade Wareline: depoimentos de quem utiliza a plataforma
A evolução tecnológica tem sido um dos principais pilares na transformação digital da saúde. Preparar os profissionais para aproveitar ao máximo essas inovações é essencial para otimizar os...
Ler mais >
GPTW
O que significa ser GPTW para os Wareliners?
Em 2024, a Wareline conquistou novamente o selo Great Place to Work (GPTW), certificação que reflete a confiança dos nossos colaboradores em nossa cultura e práticas. Este reconhecimento...
Ler mais >
Case: Wareline se dedica em resolver desafio de clientes com o disco CIHA
Instituições de saúde precisam de processos bem ajustados e integrados para atender seus pacientes com qualidade e segurança, e para cumprir com suas obrigações legais. Quando surgem alguns...
Ler mais >