Começa a votação para o 3º Prêmio de Inovação Wareline: conheça os 5 finalistas

Começa a votação para o 3º Prêmio de Inovação Wareline: conheça os 5 finalistas

Inovação é a força motriz da transformação no setor da saúde, e o Prêmio de Inovação Wareline celebra as iniciativas que fazem a diferença na gestão hospitalar — e na vida dos pacientes! Após uma jornada de inscrições e análises criteriosas, chegamos a um momento decisivo: é hora de revelar os cinco projetos finalistas que disputam os prêmios de 2024!

 

Como chegamos até aqui?

 

Desde 14 de outubro, quando as inscrições foram abertas, profissionais e equipes hospitalares de todo o Brasil compartilharam suas iniciativas, mostrando como o conecte/w, sistema de gestão hospitalar da Wareline, foi essencial para melhorar processos, otimizar rotinas e criar soluções inovadoras.

 

Um comitê técnico, formado por cinco especialistas da Wareline — dos times de Sustentação, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento, Operações e Infraestrutura —, analisou detalhadamente cada projeto. A avaliação considerou:

 

  • Critérios de inovação: o quanto a solução trouxe algo novo e criativo.
  • Resultados obtidos: impacto nos processos hospitalares e na experiência dos pacientes.
  • Evidências apresentadas: comprovação dos benefícios gerados.

 

Depois de muita dedicação, os cinco projetos mais inovadores foram selecionados. Mas, antes de apresentarmos quais são eles, vale ressaltar três pontos importantes:

Os 5 projetos finalistas da 3ª edição do Prêmio de Inovação Wareline

 

1) Acreditação ONA

Instituição de saúde: Instituto do Rim de Goiânia (IRG) – Goiânia/GO

Participantes: Paula Muraro Társia (representante), gestores e colaboradores do IRG Hospital

Setor onde foi implementado: Administração | Financeiro | Faturamento | Suprimentos |

Assistencial

Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: por se tratar de um projeto de busca pela certificação ONA, todos os módulos que são utilizados pelo IRG hoje contribuíram no processo

Detalhamento do projeto:

O Instituto do Rim de Goiânia iniciou o projeto de Acreditação ONA em 2022, logo após a chegada da administradora Paula Muraro Társia à instituição. O hospital focou em adaptar os processos operacionais da instituição e otimizar o uso do sistema conecte/w, da Wareline, de modo a melhorar a qualidade dos seus processos e garantir a segurança dos pacientes.

 

Como parte do projeto, a instituição promoveu uma série de melhorias e expansões no uso da ferramenta Wareline. Novos módulos foram implementados e processos específicos foram definidos para garantir uma utilização mais eficiente do sistema, alinhada às melhores práticas de gestão hospitalar.

 

Resultados

O IRG Hospital alcançou a Acreditação ONA Nível 1, conquistando um selo de reconhecimento internacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação atesta que os processos de qualidade e segurança do paciente estão devidamente implementados, reforçando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento.

 

O uso do ERP Wareline foi essencial para essa conquista, contribuindo para a padronização de processos, a automação de atividades críticas e o fortalecimento das práticas de segurança. Como resultado, o hospital privado se posiciona como uma referência no segmento de Urologia em Goiânia.

 

2) A tecnologia a serviço da gestão de farmácia hospitalar

Instituição de saúde: Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá — Hospital Santo Amaro — Guarujá/SP

Participantes: Antoninho Verissimo dos Santos (representante), Leila Maria Nunes e Rodrigo Nascimento da Silva

Setor onde foi implementado: Suprimentos

Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: Estoque

Detalhamento do projeto:

O Hospital Santo Amaro enfrentava desafios significativos em sua Farmácia Central. O sistema que tinham não conseguia atender às necessidades do setor de forma precisa, resultando em falta de controle de lote e validade, impactando em padrões de rastreabilidade estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

 

Com a implementação do conecte/w, o cenário mudou completamente. O hospital reformulou a estrutura da Farmácia Central, otimizando o uso de um espaço limitado por meio de uma abordagem centralizada. Foram realizados investimentos estratégicos em tecnologia e equipamentos, como:

 

  • 7 computadores dedicados ao módulo Estoque;
  • 3 impressoras térmicas CUSTOM para gerar filipetas de conferência de materiais e medicamentos;
  • 6 leitores de código de barras para aprimorar o controle, automação e eficiência na rastreabilidade de produtos;
  • 3 impressoras Zebra para a impressão de etiquetas com os dados do paciente, garantindo uma gestão mais precisa e segura de informações vitais;
  • Um painel de exibição (TV) que apresenta gráficos atualizados, permitindo o monitoramento em tempo real da produção de baixas das prescrições.

 

Resultados

A abordagem inovadora não apenas aprimorou a gestão dos estoques, mas também otimizou o atendimento aos pacientes, garantindo que recebessem os medicamentos de que precisam no momento certo.

 

Ao reestruturar a farmácia, a instituição alcançou melhorias significativas em seu processo de dispensação, otimizou o uso do espaço disponível e garantiu a preservação e organização aprimorada de materiais e medicamentos.

 

A introdução do painel de indicadores, estrategicamente posicionado para visibilidade da equipe, permitiu o monitoramento em tempo real da produção de prescrições nas últimas 24 horas. Essa funcionalidade possibilitou a adaptação imediata das equipes às demandas variáveis, otimizando os fluxos de trabalho e garantindo uma resposta ágil às necessidades dos pacientes.

 

3) Transformação digital no monitoramento das metas de contratualização

Instituição de saúde: Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá — Hospital Santo Amaro — Guarujá/SP

Participantes: Antoninho Verissimo dos Santos (representante), Matheus da Silva Vieira, José Diógenes e Michelle Bezerra.

Setor onde foi implementado: Faturamento | Administração | Financeiro | Recepção I Agendamento

Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: Gestão à Vista

Detalhamento do projeto:

O Hospital Santo Amaro identificou a necessidade de inovar no monitoramento das atividades hospitalares após realizar uma análise detalhada das metas estabelecidas em sua contratualização com órgãos reguladores, como a Prefeitura de Guarujá.

 

Para isso, buscou na parceria com a Wareline a customização do sistema conecte/w, implementando uma solução capaz de fornecer uma visualização em tempo real do status das metas contratuais: o módulo Gestão à Vista.

 

Antes da implantação do módulo, o controle das metas era realizado por meio de planilhas Excel, que eram alimentadas manualmente a partir de diversos relatórios disponíveis no sistema Wareline. O processo era demorado, não trazia uma visão em tempo real sobre o andamento das metas e estava suscetível a erros humanos.

 

Com o Gestão à Vista, tornou-se possível avaliar cada atendimento — desde urgências até procedimentos cirúrgicos —, de acordo com os parâmetros contratuais estabelecidos. Um dashboard intuitivo foi incorporado ao sistema, garantindo um acompanhamento ágil e eficiente dos dados, essencial para a tomada de decisões rápidas e fundamentadas.

 

Resultados

Com o Gestão à Vista, a equipe passou a ter acesso a informações precisas e atualizadas para tomar decisões fundamentadas. Se um atendimento se desvia das metas contratuais, ela consegue identificar rapidamente o problema e implementar medidas corretivas imediatas. Antes, esse nível de controle só era possível após o fechamento do faturamento — o que muitas vezes era tarde demais, levando a glosas e prejuízos por atendimentos além do contratado.

 

Além da eficiência operacional, o cumprimento rigoroso das metas contratuais fortalece o sistema de saúde em Guarujá, refletindo diretamente na qualidade do atendimento à comunidade. A automação do processo liberou colaboradores para outras funções, eliminou erros humanos e contribuiu para a sustentabilidade financeira do hospital.

 

A precisão no monitoramento também possibilitou um giro de leitos mais realista, ampliando a capacidade de atendimento e resultando em crescimento do faturamento. O projeto tornou as operações hospitalares mais sustentáveis e resilientes.

 

4) Pronto-socorro digital

Instituição de saúde: Associação Hospitalar Santa Casa de Lins — Lins/SP

Participantes: Graziella Fernanda Balansieri Milani (representante) e Pedro Henrique de Souza

Polone

Setor onde foi implementado: Assistencial

Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente)

Detalhamento do projeto:

A Santa Casa de Lins buscava ter um pronto-socorro digital e decidiu implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no setor. Para que o projeto fosse completo, aderiu ao uso integrado de diversos módulos do sistema conecte/w, da Wareline. Entre eles: painel de senhas, atendimento (recepção e triagem), enfermagem, requisição eletrônica, assinatura digital e Gestão à Vista.

 

Com isso, o processo passou a ser feito 100% no sistema da Wareline e quase 100% sem papel, da entrada do paciente na recepção até a saída do pronto-socorro. O painel de senhas organiza os atendimentos (normal, prioritário e para pessoas com deficiência), guiando o fluxo desde o cadastro e triagem (onde os pacientes são reclassificados conforme sua classificação de risco) até a consulta e tratamento (sala de medicação, sala de exames ou alguma especialidade como maternidade, ortopedia, etc..).

 

Atualmente, o pronto-socorro da Santa Casa de Lins conta com 3 salas de consultas, uma para emergência e duas para os demais atendimentos.  Em consultório, os médicos utilizam o PEP para registrar anamneses, evoluções, prescrições e solicitações de exames, tudo de forma digital e com assinatura eletrônica. A enfermagem também registra evoluções e faz a checagem das medicações administradas pelo sistema.

 

Todo acompanhante é identificado pelo controle de visitas. E tudo é controlado pela administração do hospital pelo painel de Gestão à Vista.

 

Resultados

  • Melhora significativa no atendimento e organização do pronto-socorro.
  • Com indicadores como tempo de atendimento e quantidade de consultas, também foi possível melhorar o fluxo do atendimento do PS e ganhar mais agilidade nos processos;
  • Qualidade nos atendimentos, já que os médicos têm acesso ao histórico do paciente, exames anteriores e dados detalhados que auxiliam na conduta médica;
  • Redução significativa do uso de papel;
  • Diminuição no tempo de espera, priorizando pacientes mais críticos e agilizando os fluxos;
  • Melhoria na identificação dos pacientes e acompanhantes;
  • Controle eficiente do estoque do PS — como tudo é lançado na conta do paciente, facilita a compra e reposição dos materiais e medicamentos;
  • Controle dos medicamentos administrados por meio da checagem de medicação pelo App de Enfermagem;
  • Registro completo de atendimentos, incluindo recusas;
  • Monitoramento preciso do desempenho e volume de atendimentos realizados por cada médico e do tempo de atendimento em todas as etapas do processo (recepção, triagem e enfermagem).

 

5) SantaTec Saúde

Instituição de saúde: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona

Zilda Salvagni” — Santa Casa de Taquaritinga — Taquaritinga/SP

Participantes: Eleno Silva Calanca (representante), Everton Aparecido Matioli, Karla Tralli e

Marcelo Carletto

Setor onde foi implementado: Assistencial | Suprimentos | Faturamento | Financeiro

Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: PEP, Enfermagem, Agência Transfusional, SADT, Convênios e Particulares e Estoque

Detalhamento do projeto:

Com a implementação do conecte/w, a Santa Casa de Taquaritinga alcançou uma revolução tecnológica. Várias áreas foram impactadas:

 

Área médica: os médicos não utilizam mais prescrições em papel. Todas as atividades clínicas, como prescrições, evolução médica, receituários, interconsultas e pareceres, são realizadas e assinadas digitalmente com certificado da Safe Web. No pronto-atendimento, o PEP é usado também por enfermeiros para triagem, cujos dados ficam imediatamente disponíveis ao médico no consultório. Além disso, funcionalidades específicas foram incorporadas, como:

 

  • Anotações e relatórios médicos, incluindo Laudo de Observação Clínica, Relatório de Recém-Nascido, Testes (Olhinho, Coraçãozinho), entre outros.
  • Criação automática de requisições para laboratórios a partir das prescrições médicas, agilizando processos e eliminando etapas manuais.

 

A implementação do PEP digital trouxe avanços significativos em diversas áreas do hospital. Na enfermagem, funcionalidades como SAE, aprazamento, balanço hídrico e prescrição de enfermagem foram integradas, com registros assinados digitalmente — e novos documentos incorporados.

 

Na agência transfusional, a gestão de bolsas de sangue foi centralizada no sistema, eliminando papéis e aumentando a segurança. O setor SADT ganhou eficiência com exames interfaceados diretamente aos equipamentos e laudos integrados ao PEP, permitindo acesso rápido e digital por pacientes. No financeiro, a emissão de notas fiscais foi automatizada, reduzindo papéis e aumentando a confiabilidade.

 

Resultados:

  • Eliminação de mais de 30 tipos de papéis no prontuário, reduzindo custos com suprimentos;
  • Centralização e agilidade no acesso a informações, com histórico de atendimentos disponíveis para médicos e equipes;
  • Maior segurança no controle de medicamentos, transfusões e exames;
  • Redução de erros e aumento da eficiência em processos internos;
  • Agilidade no atendimento e melhoria no fluxo de trabalho, beneficiando pacientes e profissionais.

 

Agora, a grande decisão do 3º Prêmio de Inovação é sua: vote!

 

Chegou a hora de votar e escolher os três grandes vencedores. Clique no botão abaixo para registrar o seu voto:

A votação estará aberta até as 10h do dia 13 de dezembro.

O prazo, que anteriormente terminaria em 6 de dezembro, foi estendido para dar mais tempo aos hospitais divulgarem a iniciativa — garantindo que todos possam participar e votar! Os três projetos mais inovadores serão anunciados no dia 16 de dezembro e premiados da seguinte forma:

 

 

 

Não perca nenhuma etapa deste prêmio que reconhece e valoriza quem trabalha todos os dias para transformar a saúde brasileira. Siga os canais oficiais da Wareline e participe desta celebração da criatividade e impacto positivo no setor hospitalar!

 

 

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