Inovação é a força motriz da transformação no setor da saúde, e o Prêmio de Inovação Wareline celebra as iniciativas que fazem a diferença na gestão hospitalar — e na vida dos pacientes! Após uma jornada de inscrições e análises criteriosas, chegamos a um momento decisivo: é hora de revelar os cinco projetos finalistas que disputam os prêmios de 2024!
Como chegamos até aqui?
Desde 14 de outubro, quando as inscrições foram abertas, profissionais e equipes hospitalares de todo o Brasil compartilharam suas iniciativas, mostrando como o conecte/w, sistema de gestão hospitalar da Wareline, foi essencial para melhorar processos, otimizar rotinas e criar soluções inovadoras.
Um comitê técnico, formado por cinco especialistas da Wareline — dos times de Sustentação, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento, Operações e Infraestrutura —, analisou detalhadamente cada projeto. A avaliação considerou:
Depois de muita dedicação, os cinco projetos mais inovadores foram selecionados. Mas, antes de apresentarmos quais são eles, vale ressaltar três pontos importantes:
Instituição de saúde: Instituto do Rim de Goiânia (IRG) – Goiânia/GO
Participantes: Paula Muraro Társia (representante), gestores e colaboradores do IRG Hospital
Setor onde foi implementado: Administração | Financeiro | Faturamento | Suprimentos |
Assistencial
Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: por se tratar de um projeto de busca pela certificação ONA, todos os módulos que são utilizados pelo IRG hoje contribuíram no processo
Detalhamento do projeto:
O Instituto do Rim de Goiânia iniciou o projeto de Acreditação ONA em 2022, logo após a chegada da administradora Paula Muraro Társia à instituição. O hospital focou em adaptar os processos operacionais da instituição e otimizar o uso do sistema conecte/w, da Wareline, de modo a melhorar a qualidade dos seus processos e garantir a segurança dos pacientes.
Como parte do projeto, a instituição promoveu uma série de melhorias e expansões no uso da ferramenta Wareline. Novos módulos foram implementados e processos específicos foram definidos para garantir uma utilização mais eficiente do sistema, alinhada às melhores práticas de gestão hospitalar.
Resultados
O IRG Hospital alcançou a Acreditação ONA Nível 1, conquistando um selo de reconhecimento internacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação atesta que os processos de qualidade e segurança do paciente estão devidamente implementados, reforçando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento.
O uso do ERP Wareline foi essencial para essa conquista, contribuindo para a padronização de processos, a automação de atividades críticas e o fortalecimento das práticas de segurança. Como resultado, o hospital privado se posiciona como uma referência no segmento de Urologia em Goiânia.
Instituição de saúde: Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá — Hospital Santo Amaro — Guarujá/SP
Participantes: Antoninho Verissimo dos Santos (representante), Leila Maria Nunes e Rodrigo Nascimento da Silva
Setor onde foi implementado: Suprimentos
Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: Estoque
Detalhamento do projeto:
O Hospital Santo Amaro enfrentava desafios significativos em sua Farmácia Central. O sistema que tinham não conseguia atender às necessidades do setor de forma precisa, resultando em falta de controle de lote e validade, impactando em padrões de rastreabilidade estabelecidos pela Vigilância Sanitária.
Com a implementação do conecte/w, o cenário mudou completamente. O hospital reformulou a estrutura da Farmácia Central, otimizando o uso de um espaço limitado por meio de uma abordagem centralizada. Foram realizados investimentos estratégicos em tecnologia e equipamentos, como:
Resultados
A abordagem inovadora não apenas aprimorou a gestão dos estoques, mas também otimizou o atendimento aos pacientes, garantindo que recebessem os medicamentos de que precisam no momento certo.
Ao reestruturar a farmácia, a instituição alcançou melhorias significativas em seu processo de dispensação, otimizou o uso do espaço disponível e garantiu a preservação e organização aprimorada de materiais e medicamentos.
A introdução do painel de indicadores, estrategicamente posicionado para visibilidade da equipe, permitiu o monitoramento em tempo real da produção de prescrições nas últimas 24 horas. Essa funcionalidade possibilitou a adaptação imediata das equipes às demandas variáveis, otimizando os fluxos de trabalho e garantindo uma resposta ágil às necessidades dos pacientes.
Instituição de saúde: Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá — Hospital Santo Amaro — Guarujá/SP
Participantes: Antoninho Verissimo dos Santos (representante), Matheus da Silva Vieira, José Diógenes e Michelle Bezerra.
Setor onde foi implementado: Faturamento | Administração | Financeiro | Recepção I Agendamento
Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: Gestão à Vista
Detalhamento do projeto:
O Hospital Santo Amaro identificou a necessidade de inovar no monitoramento das atividades hospitalares após realizar uma análise detalhada das metas estabelecidas em sua contratualização com órgãos reguladores, como a Prefeitura de Guarujá.
Para isso, buscou na parceria com a Wareline a customização do sistema conecte/w, implementando uma solução capaz de fornecer uma visualização em tempo real do status das metas contratuais: o módulo Gestão à Vista.
Antes da implantação do módulo, o controle das metas era realizado por meio de planilhas Excel, que eram alimentadas manualmente a partir de diversos relatórios disponíveis no sistema Wareline. O processo era demorado, não trazia uma visão em tempo real sobre o andamento das metas e estava suscetível a erros humanos.
Com o Gestão à Vista, tornou-se possível avaliar cada atendimento — desde urgências até procedimentos cirúrgicos —, de acordo com os parâmetros contratuais estabelecidos. Um dashboard intuitivo foi incorporado ao sistema, garantindo um acompanhamento ágil e eficiente dos dados, essencial para a tomada de decisões rápidas e fundamentadas.
Resultados
Com o Gestão à Vista, a equipe passou a ter acesso a informações precisas e atualizadas para tomar decisões fundamentadas. Se um atendimento se desvia das metas contratuais, ela consegue identificar rapidamente o problema e implementar medidas corretivas imediatas. Antes, esse nível de controle só era possível após o fechamento do faturamento — o que muitas vezes era tarde demais, levando a glosas e prejuízos por atendimentos além do contratado.
Além da eficiência operacional, o cumprimento rigoroso das metas contratuais fortalece o sistema de saúde em Guarujá, refletindo diretamente na qualidade do atendimento à comunidade. A automação do processo liberou colaboradores para outras funções, eliminou erros humanos e contribuiu para a sustentabilidade financeira do hospital.
A precisão no monitoramento também possibilitou um giro de leitos mais realista, ampliando a capacidade de atendimento e resultando em crescimento do faturamento. O projeto tornou as operações hospitalares mais sustentáveis e resilientes.
Instituição de saúde: Associação Hospitalar Santa Casa de Lins — Lins/SP
Participantes: Graziella Fernanda Balansieri Milani (representante) e Pedro Henrique de Souza
Polone
Setor onde foi implementado: Assistencial
Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente)
Detalhamento do projeto:
A Santa Casa de Lins buscava ter um pronto-socorro digital e decidiu implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no setor. Para que o projeto fosse completo, aderiu ao uso integrado de diversos módulos do sistema conecte/w, da Wareline. Entre eles: painel de senhas, atendimento (recepção e triagem), enfermagem, requisição eletrônica, assinatura digital e Gestão à Vista.
Com isso, o processo passou a ser feito 100% no sistema da Wareline e quase 100% sem papel, da entrada do paciente na recepção até a saída do pronto-socorro. O painel de senhas organiza os atendimentos (normal, prioritário e para pessoas com deficiência), guiando o fluxo desde o cadastro e triagem (onde os pacientes são reclassificados conforme sua classificação de risco) até a consulta e tratamento (sala de medicação, sala de exames ou alguma especialidade como maternidade, ortopedia, etc..).
Atualmente, o pronto-socorro da Santa Casa de Lins conta com 3 salas de consultas, uma para emergência e duas para os demais atendimentos. Em consultório, os médicos utilizam o PEP para registrar anamneses, evoluções, prescrições e solicitações de exames, tudo de forma digital e com assinatura eletrônica. A enfermagem também registra evoluções e faz a checagem das medicações administradas pelo sistema.
Todo acompanhante é identificado pelo controle de visitas. E tudo é controlado pela administração do hospital pelo painel de Gestão à Vista.
Resultados
Instituição de saúde: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona
Zilda Salvagni” — Santa Casa de Taquaritinga — Taquaritinga/SP
Participantes: Eleno Silva Calanca (representante), Everton Aparecido Matioli, Karla Tralli e
Marcelo Carletto
Setor onde foi implementado: Assistencial | Suprimentos | Faturamento | Financeiro
Ferramentas utilizadas dentro do conecte/w: PEP, Enfermagem, Agência Transfusional, SADT, Convênios e Particulares e Estoque
Detalhamento do projeto:
Com a implementação do conecte/w, a Santa Casa de Taquaritinga alcançou uma revolução tecnológica. Várias áreas foram impactadas:
Área médica: os médicos não utilizam mais prescrições em papel. Todas as atividades clínicas, como prescrições, evolução médica, receituários, interconsultas e pareceres, são realizadas e assinadas digitalmente com certificado da Safe Web. No pronto-atendimento, o PEP é usado também por enfermeiros para triagem, cujos dados ficam imediatamente disponíveis ao médico no consultório. Além disso, funcionalidades específicas foram incorporadas, como:
A implementação do PEP digital trouxe avanços significativos em diversas áreas do hospital. Na enfermagem, funcionalidades como SAE, aprazamento, balanço hídrico e prescrição de enfermagem foram integradas, com registros assinados digitalmente — e novos documentos incorporados.
Na agência transfusional, a gestão de bolsas de sangue foi centralizada no sistema, eliminando papéis e aumentando a segurança. O setor SADT ganhou eficiência com exames interfaceados diretamente aos equipamentos e laudos integrados ao PEP, permitindo acesso rápido e digital por pacientes. No financeiro, a emissão de notas fiscais foi automatizada, reduzindo papéis e aumentando a confiabilidade.
Resultados:
Chegou a hora de votar e escolher os três grandes vencedores. Clique no botão abaixo para registrar o seu voto:
A votação estará aberta até as 10h do dia 13 de dezembro.
O prazo, que anteriormente terminaria em 6 de dezembro, foi estendido para dar mais tempo aos hospitais divulgarem a iniciativa — garantindo que todos possam participar e votar! Os três projetos mais inovadores serão anunciados no dia 16 de dezembro e premiados da seguinte forma:
Não perca nenhuma etapa deste prêmio que reconhece e valoriza quem trabalha todos os dias para transformar a saúde brasileira. Siga os canais oficiais da Wareline e participe desta celebração da criatividade e impacto positivo no setor hospitalar!