Uma vida dedicada à Santa Casa de Valinhos

Uma vida dedicada à Santa Casa de Valinhos

Quem passa pelos corredores da Santa Casa de Valinhos e vê João dos Santos Geraldo, atual administrador da entidade, com passos firmes caminhando pelas alas, não imagina que sua história profissional teve início aos 13 anos como ajudante em um armazém da Prefeitura. O bom trabalho foi logo reconhecido e João foi transferido para a área financeira do local, onde atuou por 17 anos. Em busca de crescimento profissional, iniciou um curso técnico em contabilidade e surgiu a oportunidade de trabalhar na Santa Casa, onde está há 38 anos. No local, exerceu as funções de encarregado de faturamento, contador, assistente administrativo, até chegar à posição que ocupa atualmente. João é formado em administração de empresas e pós-graduado em administração hospitalar. Ele ingressou na área da saúde em busca de novos desafios e os encontrou.

 

Sr. João dos Santos Geraldo

Em 2001, a instituição, que tinha uma dívida no valor de R$ 700 mil, sofreu uma intervenção municipal que afastou a diretoria e a administração. Após quatro anos, retomaram o controle da Santa Casa, que já acumulava uma dívida no valor de R$ 8 milhões. A partir deste momento, começaram o processo de recuperação do hospital. Hoje, a situação financeira da entidade está sob controle.

 

Além dos grandes desafios que envolvem a administração de um estabelecimento de saúde, a rotina de João é pesada e exige muito dele. Para chegar ao trabalho às 8h, acorda às 6h30. Embora seu expediente termine por volta das 18h30, as tarefas não acabam por aí. Na maior parte dos dias ele leva afazeres para casa, por causa da grande demanda de atividades que devem ser executadas.

 

Apesar de toda a correria, o pai de quatro filhos e avô de quatro netos não reclama da profissão que escolheu. Considera que, para exercer a função, o profissional deve estar comprometido com a instituição, ter conhecimento na área, ser honesto, manter um bom relacionamento com os colaboradores e aplicar as diretrizes da empresa.

 

Do alto de seus 67 anos de vida e muitos de experiência frente à administração de instituições de saúde, João não dispensa a tecnologia para auxiliar em sua gestão. Ter os dados do paciente armazenados, agilizar o processo de dispensação de material e medicamentos, e a colaboração com a sustentabilidade, evitando o desperdício de tempo e papel, são os principais benefícios proporcionados pelas TICs na opinião dele.

 

Mais importante que superar os desafios impostos pela profissão, é encontrar sentido no trabalho que realiza. João encontrou, cuidando para que as pessoas necessitadas consigam um atendimento médico de qualidade. 

Texto publicado originalmente na revista Wareline Conecta – edição 1

Veja outras matérias

Wareline e AWS: parceria que transforma carreiras
Na Wareline, acreditamos que tecnologia e inovação andam lado a lado com o desenvolvimento de nossos colaboradores. Em 2024, consolidamos uma parceria estratégica com a AWS (Amazon Web...
Ler mais >
Começa a votação para o 3º Prêmio de Inovação Wareline: conheça os 5 finalistas
Inovação é a força motriz da transformação no setor da saúde, e o Prêmio de Inovação Wareline celebra as iniciativas que fazem a diferença na gestão hospitalar —...
Ler mais >
Custo hospitalar: quais fatores ajudam em uma gestão eficiente
Custo hospitalar é um dos temas mais importantes dentro de uma instituição de saúde — e também um dos mais desafiadores. Importante porque impacta na qualidade e na...
Ler mais >