O padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar), que proporciona a interoperabilidade entre os diversos softwares hospitalares ganhou um novo prazo para a implantação: 30 de maio de 2014. O anúncio foi feito pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que também comunicou que uma nova versão do TISS, denominada 03.01.00, foi disponibilizada no fim de novembro, em substituição à 03.00.01.
O motivo para o novo adiamento foram ajustes identificados pelo mercado e padronização de ações administrativas, além da ampliação da terminologia de órteses, próteses e materiais especiais.
Regulamentada pela Resolução Normativa 305 e pela Instrução Normativa 51 da ANS, ambas de 9 de outubro de 2012, a TISS 3.0 vem acompanhada da Terminologia Unificada para a Saúde Suplementar (TUSS) que, nessa nova versão vai complementar o processo de faturamento.
Entre os avanços do TISS está o fato de que todo o processo de cobrança, demonstrativos de pagamentos e o que se refere a glosas passam a ser incluídos na troca de mensagens o que permitirá a ANS a acompanhar o relacionamento entre prestadores e operadoras.