A boa gestão de todas as áreas de uma instituição de saúde é fundamental para garantir o seu bom funcionamento. Com o setor de faturamento hospitalar não poderia ser diferente. Cuidar de todos os custos de um paciente é uma tarefa que requer cuidado para que o hospital seja ressarcido corretamente, tanto pelo SUS (Sistema único de Saúde) quanto pelas operadoras de plano de saúde.
O módulo “AIH/SUS” do sistema hospitalar da Wareline tem a função de processar todos os faturamentos referentes aos atendimentos realizados aos pacientes do SUS. A Autorização de Internação Hospitalar (AIH) é um instrumento de registro padrão que existe desde a criação do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) pelo Ministério da Saúde. Desde então, a ferramenta se tornou obrigatória para todos os gestores e prestadores de serviços de saúde.
Todos os módulos referentes ao SUS que compõem o sistema de gestão hospitalar da Wareline atendem às exigências da Secretaria de Saúde para o faturamento de pacientes internados. Eles recebem os procedimentos lançados em cada um dos setores de origem e geram integração com o sistema do DATASUS, permitindo o gerenciamento do retorno dos processos e o repasse dos valores faturados.
Confira abaixo algumas das funcionalidades do módulo “AIH”:
-Faturamento de AIH integrado com as recepções e SADT em interface amigável e multiusuário;
-Consistência de compatibilidades de procedimentos;
-Preparado para SISRCA;
-Processamento e concentração de todos os procedimentos lançados em conta de acordo com as permissões avaliadas periodicamente, baseado no diário oficial, garantindo confiabilidade e segurança na geração de arquivos eletrônicos para o governo;
-Gerenciamento automático de permanência maior e diárias de acompanhante;
-Controle da gratuidade, teto financeiro e SADT;
– Relatórios estatísticos e Indicadores por Especialidade, Procedimentos, Médicos e Permanência.