O futuro, ou melhor, os próximos anos já estão sendo delineados por valores como colaboração, compartilhamento e transparência. Estudo do IDC Health Insights descreve a Saúde em 2020 sob tais preceitos mostrando que haverá uma convergência global entre saúde, saúde populacional e serviços sociais, construindo uma nova visão para a saúde pública.
Dentre as diretrizes que vale ressaltar está a de que os executivos de saúde devem começar a considerar novas iniciativas de colaboração de acordo com específicos perfis populacionais, sendo permeadas pelo cuidado integrado que visa melhorar a gestão da doença e a eficácia dos programas de prevenção.
Para implantar tais iniciativas, é inevitável o desenvolvimento de uma visão mais abrangente, que vá além do foco em demandas da TI, investimento em bancos de dados e capacidade para analisá-los. Dessa forma, acaba sendo construída uma nova cultura organizacional baseada no compartilhamento dos objetivos, colaboração, transparência e garantia da clareza nas informações.
A nova “saúde pública”, segundo estudo, será baseada em uma abordagem multidisciplinar, que irá facilitar a integração entre os diversos determinantes sociais e assistenciais que influenciam a saúde da população em geral. A digitalização da saúde, com o permanente avanço da capacidade de analisar os dados, tem sido a grande propulsora desta convergência, já que expande e fortalece a coleta, o uso, o compartilhamento e a colaboração dos dados de saúde.
A convergência do atendimento médico com a saúde populacional visa reduzir a probabilidade de que os cidadãos sejam afetados pelas doenças crônicas, até pelo fato da possibilidade do próprio paciente conseguir monitorar sua saúde.
A coordenação das disciplinas de saúde da população, eventualmente alinhada com os serviços sociais, irá maximizar a eficiência e eficácia da prevenção e gerenciamento de doenças para indivíduos ou para um grupo de pacientes. “Esta visão terá de ser traduzida em uma missão que irá considerar o impacto das novas iniciativas de saúde pública em três áreas: pessoas, processos e tecnologia”, descreve pesquisa IDC Health Insights.
Fonte: Saúde Business 365