Em saúde, qualidade e segurança são palavras de ordem. Todas as estratégias que buscam evitar, prevenir e minimizar erros adversos são prioridades, bem como as ações que visam melhorar a experiência do paciente. Qualidade e segurança estão intimamente ligadas, precisam andar lado a lado.
É natural que, quando falamos em qualidade hospitalar, geralmente associamos a questões ligadas à assistência. Ou seja, aos serviços diretamente prestados pelo corpo clínico: atendimento, exames, medicação, nutrição, fisioterapia, etc. Mas há muitos outros aspectos que também interferem na qualidade em saúde e nem sempre ganham evidência. Um deles — entre tantos — é a qualidade do software.
Qualidade de software, na área de Tecnologia da Informação (TI), se relaciona com o conjunto de fatores a serem atendidos para que a ferramenta esteja em conformidade com normas internacionais, especificações técnicas e, ao mesmo, atenda as necessidades e interesses dos clientes.
Para que um software seja considerado satisfatório, há várias questões que precisam ser consideradas. Primeiramente, ele precisa estar alinhado com os objetivos de uso: as funcionalidades têm que ter o desempenho esperado. Depois, há outros pontos que são importantes e estão mais atrelados às necessidades do cliente, como níveis de segurança, de eficiência, se a ferramenta dá respostas rápidas, etc.
Para explicar melhor o que é a qualidade do software, convidamos a Isabelle Sousa para a 10ª edição do ConecteCast, o podcast da Wareline. Isabelle faz parte do time de Qualidade da Wareline e, nessa conversa, fala sobre sua rotina e as técnicas de teste de software, que permitem a padronização e a verificação de desempenho do sistema.
Os testes indicam se o software está cumprindo seu papel de forma efetiva, verificam velocidade de resposta, eficiência do programa e servem para corrigir eventuais falhas no sistema. Para saber um pouco mais sobre o assunto, como essa questão é priorizada dentro da Wareline e de que maneira a qualidade do software é fundamental para a qualidade hospitalar, acesse o link abaixo!
O podcast vem em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade, celebrado neste ano em 10 de novembro.