PROVAB oferece especialização em Saúde da Família

PROVAB oferece especialização em Saúde da Família

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) tem inscrições abertas aos municípios até hoje, dia 1º de fevereiro. Os médicos interessados no projeto podem se inscrever até a terça-feira, dia 5, pelo site do PROVAB. O objetivo do programa, que está em sua segunda edição, é qualificar médicos através de cursos de pós-graduação para atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em regiões com carência de profissionais.
A especialização é em Saúde da Família e conta com uma bolsa de R$ 8 mil, custeada pelo Ministério da Saúde e tem duração de um ano, contando com atividades práticas na Atenção Básica sob supervisão de Instituições de Ensino Superior (IES) e acompanhamento dos gestores locais. Além disso, existem aulas teóricas ministradas em metodologia EAD (Ensino a Distância) pela Universidade Aberta do Sistema único de Saúde (UnA-SUS).

Os médicos aprovados serão testados trimestralmente pelos gestores e instituições para garantir a qualidade do trabalho. Eles também terão que realizar autoavaliações. Os profissionais bem avaliados receberão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme a resolução 09/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Até o momento, 1.505 secretarias municipais e 5.648 médicos se inscreveram para a especialização em Saúde da Família. Após o cadastro, os médicos devem escolher o local onde desejam atuar entre os municípios que aderiram ao programa. Há seis perfis listados pelo Ministério da Saúde como áreas prioritárias: capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes; intermediário; população rural e pobreza intermediária; população rural e pobreza elevada; e populações quilombola; indígena e dos assentamentos rurais.
A distribuição dos profissionais dependerá da demanda em cada local e do número de interessados. Terão preferência os profissionais que se graduaram, possuem certificado de conclusão do curso ou revalidaram o diploma em uma instituição de ensino do estado do município escolhido. O segundo critério se baseia na data e horário de adesão e o último na idade do profissional, sendo o mais velho preferencial. Após a alocação, o médico deverá se apresentar no município em que irá atuar.
Podem participar do programa os médicos que não tenham vínculo empregatício com a Atenção Básica e não constem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde na condição de profissional com vínculo ativo em Unidade Básica de Saúde.
Wareline apoia o projeto PROVAB, pois acredita que a constante atualização e avaliação dos profissionais da medicina ajudam a elevar a qualificação, além de apontar e distribuir melhor os recursos da medicina pelo país e pelas cidades com carência de tais profissionais.

O início das atividades dos médicos nos municípios está prevista para o dia 1º de março.

Confira o edital dos municípios

http://provab2013.saude.gov.br/documentos/EditalProvab2013.pdf

* Serão priorizados no processo de adesão os municípios listados na Portaria Conjunta N° 2, de 2011.

Confira o edital dos profissionais
http://provab2013.saude.gov.br/documentos/Edital-03-Selecao-de-Medicos-Provab.pdf

Veja outras matérias

Janeiro Branco
Janeiro Branco: equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O início do ano traz consigo a campanha Janeiro Branco, instituída como lei federal em 2023 e que se tornou um marco oficial no calendário do Brasil. Em...
Ler mais >
Pronto-socorro digital
Santa Casa de Lins cria pronto-socorro digital e ganha prêmio
Se você recebesse um valor para investir em equipamentos no seu hospital, por onde começaria? Por mais agradável que seja poder tomar essa decisão, vamos combinar que ela...
Ler mais >
2024: um ano de conquistas e crescimento na Wareline
À medida que nos despedimos de mais um ano, temos a oportunidade de refletir sobre os momentos que fizeram a diferença na nossa trajetória. Em 2024, a Wareline...
Ler mais >