O PostgreSQL é um banco de dados desenvolvido em código aberto, ou seja, não é necessário licença para utilizá-lo. Hoje, ele é o mais empregado do mundo, apesar de existirem alguns concorrentes semelhantes que cobram pelo uso do software. O PostgreSQL é muito usado por diversas empresas como BASF, Cisco, Organização Mundial da Saúde, entre outras. Por ser livre, ele permite que sejam realizados ajustes e parametrizações para se adequar a certos softwares, inclusive sistemas de gestão hospitalar, sem que isso acarrete um alto custo.
O formato atual desse banco de dados surgiu em 1995 e foi desenvolvido com base em outro projeto de 1976. O MySQL é semelhante ao Postgre, mas por pertencer a uma única empresa ele fica em desvantagem na preferência dos usuários. Apesar de o PostgreeSQL ser totalmente gratuito, ele foi criado e teve seu desenvolvimento propiciado por grandes empresas da área de tecnologia como EnterpriseDB, Fujitsu, Red Hat, VMWare e até mesmo a Apple.
Um de seus principais atrativos é possuir recursos de bancos de dados de grande porte, o que permite que ele trabalhe com operações de missão crítica. Além disso, ele tem compatibilidade multiplataforma, ou seja, pode ser executado em diversos sistemas operacionais como Mac, OS X, Windows, Linux e outros.
A utilização do banco de dados open source confere economia de recursos às instituições de saúde que optarem pelo seu uso no momento de implantar um sistema de gestão hospitalar, pois propicia a redução de gastos com servidores e licenças e permite que diversas customizações sejam realizadas para uma performance mais eficaz.
A
Wareline adaptou seu sistema de gestão hospitalar, o ProWare, com o objetivo de oferecer uma solução acessível que atenda a todas as necessidades das instituições. Especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar, a empresa sabe que o custo é fator determinante para a informatização de uma instituição de saúde e por isso prioriza soluções que tornem o acesso à tecnologia mais econômico.
Por ser um aliado no momento da implantação de um sistema de gestão hospitalar, por exemplo, as instituições de saúde preferem manter suas informações no PostgreSQL. Dos mais de 250 clientes da Wareline do Brasil, 95% optaram pelo ERP ajustado ao banco de dados gratuito.