Porque a telemedicina é natural para a “próxima geração” de médicos

Porque a telemedicina é natural para a “próxima geração” de médicos

Telemedicina oferece um modo de facilitar a falta de médicos e é um meio natural de comunicação para a nova geração de médicos, diz Akhilesh Pathipati, estudante de medicina de Stanford na publicação The Sacramento Bee.

“Os estudantes que estão cursando medicina começaram a usar smartphones e Skype no colégio. O mesmo pode ser dito de muitos pacientes. A telemedicina pode traduzir essa familiaridade com tecnologia de comunicação em um relacionamento significativo entre médicos e pacientes”, diz Pathipati.

Muitos estudos descobriram que a Telemedicina funciona – principalmente para especialidades visuais como dermatologia – escreveu Pathipati, e pacientes indicaram altos níves de satisfação com a prática.

Além disso, diz ele, as questões que têm dificultado a adoção de telemedicina, como reembolso médico, licenciamento e credenciamento, podem ser trabalhadas através de acordos políticos federais e estaduais. Ao invés de esforços para aumentar o número de médicos disponíveis, a telemedicina pode fazer um uso mais eficiente do tempo dos médicos e, assim, aumentar a sua capacidade para tratar mais pacientes.

Um projeto de lei introduzido recentemente na Câmara dos Representantes dos EUA procura estabelecer uma definição Federal de telessaúde que irá esclarecer a variedades de leis estaduais que impedem a adoção.
“O momento é propício para a expansão de telemedicina – há tanto uma necessidade e uma oportunidade. Reformas simples que padronizem a política têm o potencial de causar um grande impacto”, diz Pathipati.
A falta de médicos nas áreas rurais, juntamente com capacidades expandidas de telecomunicações estão criando um mercado em expansão para os serviços de telemedicina, de acordo com a Research and Markets. Ele projeta uma taxa de crescimento de 18,5% no mercado até 2018.
O Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA tem liderado o caminho com maior utilização da telemedicina nos EUA. Apesar de muitas histórias de sucesso, alguns estudos falharam em mostrar que é mais rentável ou produz uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Texto original de Susan D. Hall, publicado em FierceHealthIT

Veja outras matérias

Vote nos finalistas do Prêmio de Inovação Wareline 2025
A inovação acontece todos os dias dentro dos hospitais. Está nas decisões que melhoram a experiência do paciente, nas ideias que otimizam rotinas e nas soluções que tornam...
Ler mais >
Prêmio de Inovação Wareline 2025: transforme sua ideia em reconhecimento
Inovar é mais do que criar algo novo – é transformar realidades, otimizar processos e gerar impacto. No setor de saúde, isso se traduz em melhor experiência para...
Ler mais >
perfil dos pacientes
Você conhece o perfil dos pacientes que seu hospital atende?
Alguns hospitais estão fazendo um movimento importante: conhecer, de forma mais aprofundada, o perfil dos pacientes que atendem. E isso vai muito além de manter um prontuário atualizado....
Ler mais >