Com o objetivo de conscientizar a população para a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançaram uma campanha para alertar sobre a doença. O tema deste ano é: “Câncer de mama. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas”. A campanha faz parte do movimento mundial Outubro Rosa, que visa à mobilização das pessoas para a prevenção do câncer de mama.
Além disso, o MS vai investir aproximadamente R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de útero e de Mama. No ano passado foram investidos R$ 2,1 bilhões no setor e em 2010 o valor foi de R$ 1,9 bilhão.
Números divulgados pelo MS este mês mostram que as brasileiras estão mais preocupadas com a o câncer de mama. No primeiro semestre deste ano, 1 milhão de mulheres entre 50 e 69 anos fizeram a mamografia pelo Sistema único de Saúde (SUS), um aumento de 41% se comparados aos dados de 2010. Comparado ao ano passado, o aumento foi de 16%.