A utilização obrigatória do SISRCA (Sistema de Regulação, Controle e Avaliação), versão “SCA Captação AIH” foi adiada. Em um comunicado divulgado no fórum do DataSUS, a analista técnica de Políticas Sociais, Daiane Ellwanger Araujo, esclarece que ainda não há um prazo oficial para a prorrogação, mas que ele deve ser divulgado nos próximos dias.
O SISRCA (Sistema de Regulação, Controle e Avaliação) é uma ferramenta que tem o objetivo de integrar e unificar os sistemas já existentes dentro do departamento de regulação, controle e avaliação. A principal integração ocorre entre os sistemas de informações SIA, SIHD, BPA, APAC e CIHA.
A principal vantagem para as instituições de saúde é que ao invés de trabalharem com quatro sistemas separadamente, operarão apenas um para processar todas as informações. Por exemplo, o módulo “Captação” vai substituir quatro sistemas que operam hoje e o “Processamento” substituirá três. Deste modo, as etapas que envolvem a captação e faturamento podem ser realizadas de maneira bem mais simples.
Vale ressaltar que a Wareline já modificou os módulos de APAC e BPA. Na rotina de transferência do BPA, o arquivo “texto gerado” serve tanto para ser importado no BPAMAG quanto no SISRCA. Já o módulo APAC, ao gerar o arquivo, emitirá um aviso perguntando se o usuário deseja gerar o arquivo no layout antigo para importação no APAC/SUS ou gerar o layout novo para importação no SISRCA.
O sistema FATAIH já possui rotinas prontas para a geração de arquivo de importação. No entanto, até o momento o SISRCA não está pronto para este processo, por isso não está funcionando e foi adiado.