Os procedimentos cirúrgicos são, geralmente, comuns na maioria das instituições de saúde. O controle sobre cada ação que envolve essa atividade é necessário para garantir a segurança do hospital e também do paciente. A Wareline possui o módulo Centro Cirúrgico em seu sistema de gestão hospitalar, criado exatamente para facilitar esse processo.
Essa ferramenta, no entanto, foi atualizada e agora registra o status do paciente em cada etapa do procedimento. A Santa Casa de São José do Rio Preto, cliente da Wareline desde 2001, foi a primeira instituição a utilizar o módulo com as atualizações, que hoje está disponível para todos os clientes da empresa.
“A ideia surgiu para auxiliar tanto a família quanto a atendente, pois devido à alta demanda de cirurgias realizadas na santa casa, criamos um totem informativo no qual os pacientes acompanham a situação de seu familiar em tempo real e assim sabem em qual etapa do processo ele se encontra”, explica o gestor de TI da Santa Casa de São José do Rio Preto, Leonardo Vizoná de Oliveira.
Agora, o usuário do software hospitalar poderá preencher a data e horário de cada paciente que der entrada no centro cirúrgico e marcar a situação “preparação”. Em seguida, quando ele for levado para a realização da cirurgia, o usuário poderá acessar o registro para alterar a situação para “em cirurgia” e registrar a data/horário de início do procedimento. Neste estágio também é possível preencher a sala cirúrgica, o tipo de cirurgia, o cirurgião e o anestesista.
Quando o procedimento terminar, o status deve ser alterado para “recuperação”, indicando que o paciente já saiu da cirurgia, mas continua no centro cirúrgico em fase de recuperação. Nesse momento, poderá ser preenchida a data/horário do final da cirurgia. Ao final do processo, quando o paciente sair do centro cirúrgico e retornar ao quarto, a situação deve ser mudada para “retornou ao quarto”, informando a data/horário de saída.
Na grid de visualização das cirurgias em andamento, pode-se filtrar apenas as situações desejadas. Por exemplo, somente os pacientes que estão em cirurgia ou aqueles que já retornaram ao quarto.
De acordo com o Líder de Equipe da Wareline, Antonio Marcos de Oliveira, com as mudanças o módulo disponibiliza aos clientes controle total da ocupação do centro cirúrgico, visando melhor dimensionamento das salas e informações precisas aos familiares e acompanhantes, o tempo exato de permanência do paciente em sala e na recuperação, visto que em cirurgias de grande porte, todos ficam muito ansiosos, aguardando o retorno dos pacientes ao setor de internação.
“Com a utilização do módulo, reduzimos em 90% os problemas por falta de informações e conquistamos a satisfação de todos os clientes, pois demos a eles dados em tempo real. Além disso, reduzimos cerca de 60% de informações incorretas. Agora, está em desenvolvimento um novo projeto no qual estamos tentando ampliar esse acesso às situações do paciente para todo o hospital”, finaliza Oliveira.
Buscando aperfeiçoamento das rotinas hospitalares em cirurgias e melhor controle da distribuição de materiais, visando a tranquilidade dos pacientes e equipe cirúrgica, a Wareline disponibilizou uma opção para equipe de enfermagem requisitar no momento do agendamento, todos os materiais necessários para realização de procedimentos cirúrgicos. Assim, a central de materiais pode dispensar com antecedência o que será utilizado, auxiliando muito no controle de materiais e custos dos procedimentos.