Mercado interno de software está aquecido, aponta pesquisa do IBGE

Mercado interno de software está aquecido, aponta pesquisa do IBGE

Segundo a Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de software está em crescimento no país. Em 2009, a receita bruta das empresas de Tecnologia da Informação (TI) totalizou R$ 39,4 bilhões, e a produção nacional de software alcançou R$ 13 bilhões, equivalente a 33,1% da receita de serviços de informática.
A análise, que mensurou a oferta de serviços de TI no Brasil, investigando 2.008 corporações com 20 pessoas ou mais ocupadas, aponta ainda que 43% da receita bruta dessas empresas se concentram em três produtos/serviços: desenvolvimento e licenciamento de uso de software personalizável no país (14,9%), consultoria em sistemas e processos de TI (14,1%), e software sob encomenda para projeto e desenvolvimento integral e parcial (14%). 
As empresas investem, em média, 6,7% da sua receita em TI. Entre os setores que mais investem em tecnologia estão o financeiro, representado pelos bancos, que investiram aproximadamente 12,2% de seu faturamento em 2010, e o de serviços, que aplicaram 9,5% de seus resultados.*
Na área de saúde, que é do setor de serviços, segundo a empresa de consultoria International Data Corporation (IDC), em 2010, os gastos globais em TI aumentaram 6,2%, em comparação com 2009.  Isso mostra que os hospitais, clínicas, laboratórios e planos de saúde investem cada vez mais em soluções de gestão hospitalar, garantindo a ampliação do acesso, um atendimento rápido, integrado e humanizado aos pacientes.
Para Paulo Porto, diretor Comercial da Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar, o investimento em TI melhora os processos de um hospital, gerando bases de informações integradas e controle de materiais e medicamentos. “Investir nesse tipo de tecnologia ajuda a reduzir os custos, diminuir o desperdício de recursos e ampliar os atendimentos das instituições de saúde”, afirma Paulo.

* 22ª Pesquisa Anual do Uso de Informática do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVcia da FGV-EAESP).
Sistema Wareline
A Wareline oferece um sistema de gestão hospitalar abrangente, com 42 módulos. Entre os serviços estão Gestão Integrada de Saúde (GIS), Hospital Online, Gestão de Saúde Pública, Faturamento SUS, Planos de Saúde, Engenharia Clínica e Auditoria Hospitalar.

Veja outras matérias

Wareline e AWS: parceria que transforma carreiras
Na Wareline, acreditamos que tecnologia e inovação andam lado a lado com o desenvolvimento de nossos colaboradores. Em 2024, consolidamos uma parceria estratégica com a AWS (Amazon Web...
Ler mais >
Começa a votação para o 3º Prêmio de Inovação Wareline: conheça os 5 finalistas
Inovação é a força motriz da transformação no setor da saúde, e o Prêmio de Inovação Wareline celebra as iniciativas que fazem a diferença na gestão hospitalar —...
Ler mais >
Custo hospitalar: quais fatores ajudam em uma gestão eficiente
Custo hospitalar é um dos temas mais importantes dentro de uma instituição de saúde — e também um dos mais desafiadores. Importante porque impacta na qualidade e na...
Ler mais >