Hospitais e clínicas médicas investem em soluções de comunicação via SMS

Hospitais e clínicas médicas investem em soluções de comunicação via SMS

Pesquisa realizada pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a empresa KATU, detectou que mensagens SMS podem reduzir a ausência de pacientes em consultas médicas. A pesquisa concluiu que o porcentual de falta de pacientes a consultas após o recebimento de mensagens pelo celular nas clínicas médicas da cidade de São Paulo foi de 19,45%, enquanto quando esse recurso não era utilizado, o número era de 25,75%.

Esse resultado demonstra a importância que o uso de SMS vem ganhando no setor de saúde. Atualmente, são diversos hospitais e clínicas médicas investindo no uso do SMS Corporativo, que permite lembrar o paciente sobre o agendamento de consultas, exames, e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

A Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para a gestão hospitalar, acreditando no potencial dessa ferramenta, desde 2009 já oferece aos seus clientes esse novo canal de comunicação. Em parceria com a Human Mobile, a empresa possibilita o envio de SMS integrado aos Sistemas Wareline, o que resultada em uma comunicação ágil com prestadores de serviços, médicos e funcionários. “A mensagem por SMS agiliza processos e reduz custos de comunicação, tanto com colaboradores quanto com clientes”, destaca Fabio Usier, gerente de Planejamento e Operações da Wareline.

é o caso Hospital Paulista, em São Paulo, cliente Wareline que utiliza essa ferramenta para facilitar o agendamento de cirurgias e exames de seus pacientes. “Além do lembrete do atendimento, enviamos uma mensagem personalizada, desejando que tudo ocorra bem. Isso faz toda a diferença, pois nosso serviço fica muito mais humano”, afirma Douglas Maganelli de Oliveira, responsável pela área de tecnologia da informação do Hospital. De acordo com o técnico, não são só os pacientes que são beneficiados com o uso do SMS, pois os médicos também recebem em seus celulares informações sobre os procedimentos que serão realizados no dia seguinte, além dos dados necessários de seu paciente. “A utilização do SMS veio para ajudar o nosso hospital a ser um diferencial de atendimento na área da saúde. Com o sistema Wareline, o que era tendência, se tornou realidade”, finaliza Douglas.

Funcionamento do SMS integrado ao Sistema Wareline
O envio do SMS pelo sistema da empresa ocorre de forma simples e automatizada, encaminhando a mensagem para os seguintes sistemas:

Sistema de Centro Cirúrgico
– Permite informar sobre o agendamento de consultas, de exames e de pequenos procedimentos cirúrgicos;
– As mensagens podem ser enviadas a cirurgiões, anestesistas, auxiliares e ao próprio paciente;
– O envio pode ser programado, sendo determinada a data e hora previamente;
– O conteúdo das mensagens é customizável, através de parâmetros no próprio banco de dados.

Sistema de Recepção
– Possibilita a comunicação ágil com prestadores de serviços, médicos e funcionários;
– Acesso a relatórios do status de entrega das mensagens.

Veja outras matérias

Wareline e AWS: parceria que transforma carreiras
Na Wareline, acreditamos que tecnologia e inovação andam lado a lado com o desenvolvimento de nossos colaboradores. Em 2024, consolidamos uma parceria estratégica com a AWS (Amazon Web...
Ler mais >
Começa a votação para o 3º Prêmio de Inovação Wareline: conheça os 5 finalistas
Inovação é a força motriz da transformação no setor da saúde, e o Prêmio de Inovação Wareline celebra as iniciativas que fazem a diferença na gestão hospitalar —...
Ler mais >
Custo hospitalar: quais fatores ajudam em uma gestão eficiente
Custo hospitalar é um dos temas mais importantes dentro de uma instituição de saúde — e também um dos mais desafiadores. Importante porque impacta na qualidade e na...
Ler mais >