A busca das empresas por certificações de gestão da qualidade, como a ISO 9001, aumentou a demanda por profissionais desta área. No entanto, uma especificidade no perfil deste gestor também está sendo requisitada pelos empregadores: a prática do modelo integrado. As informações são do Portal Exame.
Segundo a coordenadora do curso de pós-graduação de Gestão Integrada da Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social do Senac-SP, Valdelis Fernandes de Andrade, as empresas estão migrando para este modelo integrado, pois é um modelo mais prático.
Este tipo de profissional tem como missão viabilizar projetos para que as empresas obtenham as certificações, como a ISO 14.001, voltada para gestão ambiental. A busca pelo perfil integrado se mostra vantajoso a partir do momento em que há uma redução do tempo de auditoria relacionada às certificações na empresa, na medida em que ele tem habilidade entre as diversas áreas.
Não há uma exigência por uma área específica deste profissional, por isso, é comum ver exemplos de administradores, advogados, arquitetos, médicos do trabalho, entre outros ocupando a gerência do setor da qualidade. “Tem que ser uma pessoa motivada, aberta para mudanças, compreender que cada organização tem sua cultura. Além, de claro, ter um perfil de liderança”, afirma Valdelis.
Fonte: Saúde Web