A ISO 9001 é aplicável a qualquer empresa que quer garantir qualidade e organização de processos e de atendimento ao cliente. Para as empresas desenvolvedoras de software não poderia ser diferente e comprovamos que é sucesso garantido.
Certificação abre portas no mercado
A necessidade da implementação da ISO 9001 para a Central Informática, de Rondônia – certificada em agosto de 2013, surgiu quando a empresa precisou fornecer ao governo um produto, que exigiu a certificação.
“O software está pronto, foi homologado este ano e tudo indica que terá boas oportunidades no mercado”, declara o diretor comercial e Representante de Direção da empresa, Hugo Silva Galves.
Processos estruturados para garantir a qualidade
Para a
Wareline, de Campinas (SP), a ISO 9001 serviu para acelerar o crescimento da empresa devido à expansão no mercado de tecnologia em saúde. A empresa,
certificada em agosto de 2011, estabeleceu processos mais estruturados para garantir a qualidade dos serviços prestados.
“Encontramos na
certificação ISO 9001 um forte respaldo para as melhores práticas pudessem ser implementadas de forma continuada, trazendo sempre benefícios aos clientes e colaboradores”, diz a RD da Wareline, Mariana Spíndola.
Certificada em 2013, com recertificação a acontecer no primeiro semestre de 2014, a IT Mobile teve interesse na implementação da ISO 9001 após fazer parceria com uma empresa ligada à multa eletrônica.
“Para o sistema ser comercializado precisaria ser homologado no Denatran em Brasília e, para isso, precisaria da ISO 9001”, lembra-se o gerente comercial e RD da IT Mobile, Abílio Campos.
Melhor atendimento ao cliente e controle para melhores prazos
Tais benefícios ao cliente são unânimes entre os RDs das três empresas.
Na Central Informática a ISO 9001 a continuidade dos atendimentos era complicada, principalmente quando havia atendimentos de diferentes funcionários, devido à falta de um padrão.
“Com isso há menos erros nos processos e na produção. Houve diminuição de custos e melhoria dos processos de aquisição. Antes, tínhamos problemas em cumprir prazos com um produto de qualidade. Hoje conseguimos dar um prazo que conseguimos cumprir, com um produto final melhor”, diz Hugo.
Todos os setores foram beneficiados
Na Wareline, os processos da empresa foram organizados e os indicadores que antes não eram explorados, começaram a ser medidos, como: satisfação do cliente, tempo de atendimento e motivos de atraso. “Todos os setores foram beneficiados, desde o departamento comercial com o início da prospecção, até o atendimento com o relacionamento e a garantia de satisfação do cliente”, conta Mariana.
Além de conseguir o objetivo, que era homologar o software de multa eletrônica no Denatran, a IT Mobile diz que conseguiram a admiração dos clientes, além de ter melhorado também todos os setores da empresa através do rastreio do produto em todos os processos. “Antes eu não sabia se a negociação daria lucro ou prejuízo”, revela Abílio.
Mostrar a importância da ISO 9001 para a empresa facilita a implementação
A dificuldade da Central Informática foi mínima, segundo o RD, mas levou um tempo mais que o esperado até todos estarem envolvidos. “Aprendemos a gerenciar melhor o tempo, ter treinamentos e adequações. Os funcionários aceitaram bem essas adequações porque mostramos a importância da ISO 9001 para a empresa. Somos uma empresa familiar e eles entenderam que esse processo e a certificação fariam a empresa crescer”, comenta Hugo.
Na Wareline as dificuldades também se referiram à mudança da cultura em alguns processos. Mariana relata: “Fizemos muitos treinamentos, reuniões e campanhas de conscientização com os colaboradores para entenderem a importância da implementação da ISO 9001”.
Já no caso da IT Mobile, o que mais foi difícil, na visão de Abílio, foi o entendimento dos processos da ISO – que foram resolvidos na consultoria Templum: “Tiramos as dúvidas através do chat de dúvidas ou mesmo por telefone”.
Fonte: Canal do Conhecimento Templum