O curso de “Custos para Instituições de Saúde ” cobre diversos temas relacionados ao dimensionamento de custos e desempenho de hospitais, clínicas e laboratórios, mediante conteúdos aplicáveis a esses segmentos, como: setorização, controle de insumos,formação de custos financeiros; cálculo de custos e preço de venda de procedimentos ; ponto de equilíbrio; monitoramento do resultado .
Em face da diversidade de público potencial, alguns temas específicos são priorizados:
No âmbito hospitalar : determinação de custos estruturais próprios e rateios de áreas de apoio; custo paciente; avaliação de resultado por área fim.
Em laboratórios: impacto de custos de áreas de apoio sobre exames executados.
Em Clínicas: estudo de preço tendo em vista os limites máximos suportáveis de descontos em face de contratualização.
O curso proporciona o estudo de custos para formulação de preços competitivos, mediante otimização da capacidade instalada, com conseqüente eliminação de ociosidade.
A avaliação da margem de convênios e planos de saúde é exaustivamente focalizada em 3 cases numéricos.
O aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o Custeio por Atividade, suas vantagens/benefícios e limitações, bem como uma oportuna e ampla abordagem de fatores críticos de implementação, que se constituem uma espécie de diagnóstico valioso para qualquer empresa.
O Plano de Centros de Custos está focalizado num dos Cases do curso de forma a proporcionar interessantes reflexões sobre possíveis articulações com a montagem de relatórios de medição de performance das atividades.
Inscrições:
03/01/2011 até 14/03/2011
Início das Aulas:
28 de março de 2011
Término do Curso:
03 de maio de 2011
Coordenação:
Professor César Augusto Kruger, mestre em Administração
Edição:
Quinta edição
Modalidade de oferta:
Curso de ensino à distância, virtual
Carga horária:
40 horas em 5 semanas
Turno ou horário das aulas:
O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. é recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões, para desse modo ter um efetivo proveito desse qualificado curso.
Público alvo:
área financeira, diretoria, controladoria, área de Custos, corpo técnico, enfermeiros, médicos e profissionais técnicos, que atuam em Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Planos de Saúde e empresas afins; alunos de graduação interessados em atividade curricular complementar.
Pré-requisitos:
é necessário que o aluno tenha disponível um computador com acesso a Internet e os seguintes Softwares para acompanhar as aulas e realizar as atividades:
– Adobe Acrobat Reader,
– Real Player/Windows Media Player
– Pacote Office.
é recomendável possuir conexão a Internet com Banda Larga, numa velocidade a partir de 500 kbps para que os vídeos não sofram interrupções.
Um razoável convívio com os temas de gestão em geral, e em particular com Contabilidade(algum conhecimento), Finanças é recomendável. Igualmente o domínio básico de matemática é oportuno, para facilitar os raciocínios numéricos e a montagem de exercícios.A familiarização com planilhas Excel tende a facilitar algumas tarefas, embora recursos mais rudimentares também são aceitáveis.
Inegavelmente, qualquer abordagem de Custos requer disponibilidade de tempo para se dedicar adequadamente e assim usufruir efetivamente dos benefícios do curso.Mais do que isso: a regularidade da participação é desejável para que o aluno não venha se defasar em relação ao desenvolvimento normal dos diversos temas.
Objetivos:
Objetivo Geral
Dotar os participantes das principais noções e modelos numéricos indispensáveis à montagem de sistema de custos no âmbito da Saúde
Objetivos Específicos
– Objetivos da Gestão de Custos no âmbito da Saúde;
– Conceitos relevantes;
– Determinação do Plano de Centros de Custos;
– Fontes de alimentação de dados;
– Avaliação de custos operacionais setorizados;
– Avaliação de custos e margens de procedimentos;
– Determinação de preço de venda para taxas, diárias, e pacotes de atendimento
Disciplina e Conteúdo programático:
Os conteúdos estão distribuídos seqüencial e harmonicamente por semana.
As conceituações, objetivos de cálculo e ilustrações práticas de custos setorizados são apresentadas na primeira semana.
Na segunda semana, são expostas as técnicas de repasses das áreas de apoio sobre as atividades fim e as apropriações de custos operacionais aos atendimentos dos pacientes.
Na semana seguinte, na terceira, serão propostos: questionários, exercícios e soluções sobre avaliação de desempenho setorial.
Na quarta semana complementam-se com novos textos sobre avaliação de custos e margens de pacientes, bem como precificação de itens de serviços , acompanhadas de soluções de exercícios e questionários.
Na quinta semana, são abordadas avaliações de custos e margens de atendimentos por convênio, plano de saúde, parceiros médicos. A discussão de casos práticos de contratualização são também focalizadas nessa última semana, fundamentadas em novas conceituações sobre custos financeiros, margens de contribuição e ou custeio por atividades.
Corpo docente:
Dalvio José Bertó, especialista em Contabilidade, professor de disciplinas de Custos na PUC e na Unisinos, instrutor de cursos presenciais em diversas instituições do Brasil; consultor de empresas com vasta experiência acumulada na implantação de sistemas de custos de inúmeros ramos de atividade, entre as quais: hospitais, clínicas, centros médicos, planos de saúde e laboratórios ; autor de obras especializadas de Custos e Precificação, ressaltando-se os mais recentes editados pela Editora Saraiva: ” Gestão de Custos ” ; “Precificação – a sinergia do Marketing e das Finanças”. Obra focada para Saúde : ” Gestão de Custos e Resultado nas Instituições de Saúde”, já em quarta edição.
Instrutor de cursos de extensão de Custos pela PUC Virtual na modalidade de ensino à distância, já em quarta edição para Instituições de Saúde; e programando a segunda edição sobre Gestão Estratégica de Custos e Resultado.
Informações sobre o curso:
Durante o curso , os recursos do Moodle estarão disponíveis, contando ainda com o suporte do EAD para quaisquer problemas de acesso.
Contato:
Durante o curso, o aluno poderá dispor dos recursos de Foruns de Discussão, nos quais dúvidas podem ser manifestadas, tanto dos conteúdos expostos, quanto da atividade de custos em sua empresa. O Instrutor interage com os participantes, esclarecendo tais dúvidas e ampliando os temas propostos com sua experiência em implantação de sistemas de custos.
Na fase de decisão sobre a participação no curso,há um vídeo no site, em que o Instrutor esclarecer aspecto de conteúdos do curso/programa,etc.
Tipo de curso:
Curso extensivo na modalidade a distância, contando com materiais de leitura, de exercícios e de cerca de 11 horas de vídeos.
Unidade promotora:
FACE
Observação:
Pela amplitude do conteúdo, é recomendável que o aluno venha a ter uma efetiva participação no curso. Estão previstas algumas tarefas , para proporcionar a comprovação da efetividade do aluno.
Assim, essas tarefas( cinco questionários) podem ser até mesmo respondidos erradamente, mas devem ser respondidos. Nesses Questionários, o aluno conhece imediatamente os acertos havidos.
Complementa o curso o Acervo de Discussões das quatro edições anteriores, pelos quais o aluno pode pesquisar temas já formulados, servindo de inspiração para novos esclarecimentos ou já proporcionando as indispensáveis luzes sobre os questionamentos imaginados.
No site da PUC Virtual:
www.ead.pucrs.br podem ser consultados outros conteúdos sobre o curso “Custos para Instituições de Saúde”.
Mais informações:
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 40 – 9º andar – PUCRS VIRTUAL – CEP: 90619 – 900 – Porto Alegre/ RS
Fone: (51) 33203651
* Os funcionário do TECNOPUC, funcionários e sócios de empresas conveniadas e grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa devem enviar email para
ead@pucrs.br a fim de solicitar maiores informações para a obtenção do desconto.
Investimento:
– Público Geral: R$ 280,00
– Estudantes: R$ 280,00
– Aluno PUCRS, Diplomado PUCRS (mediante apresentação do cartão de diplomado PUCRS) , Funcionários PUCRS, Professor PUCRS e Comunidade TECNOPUC: R$ 252,00
– Funcionários e Sócios de Empresas Conveniadas e Grupos de 5 ou mais Participantes de uma Mesma Empresa (realizando o mesmo curso): R$ 252,00
* Os funcionário do TECNOPUC, funcionários e sócios de empresas conveniadas e grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa devem enviar email para
ead@pucrs.br a fim de solicitar maiores informações para a obtenção do desconto.
PUCRS – Instituição credenciada pelo MEC para EAD