ConecteHUB: a solução para as integrações entre sistemas nos hospitais

ConecteHUB: a solução para as integrações entre sistemas nos hospitais

Nos bastidores da operação hospitalar, poucos desafios são tão críticos quanto a integração entre sistemas. Conectar prontuários eletrônicos a outras plataformas como Sefaz, CROSS, PACS, laboratórios e bancos é parte da rotina dos hospitais. Mas, na prática, cada nova conexão demanda uma integração técnica, o que exige tempo, dinheiro e, muitas vezes, um esforço contínuo de manutenção.

 

Essa realidade muitas vezes trava a inovação, afasta ganhos de eficiência e sobrecarrega equipes que deveriam estar voltadas para o cuidado.

 

Foi para resolver esse desafio que a Wareline criou o ConecteHub, uma solução de interoperabilidade segura, automatizada e em tempo real. Com ele, o sistema de gestão hospitalar conecte/w se integra a outras plataformas de forma simples, transparente e sem esforço técnico por parte do hospital. Vamos falar mais sobre a solução neste conteúdo.

 

Um novo tempo para a integração entre sistemas

 

A decisão de criar o ConecteHub nasceu de uma dor real dos hospitais: a dependência de desenvolvimentos sob demanda para se conectar a diferentes sistemas.

 

“O ConecteHub é a forma mais segura e eficaz do hospital conectar seus prestadores de serviços externos com seus sistemas. Ele foi pensado para que o cliente pudesse monitorar as conexões em tempo real e depender menos de desenvolvimentos que geram custo e levam tempo para serem disponibilizados”, explica Raphael Castro, Gerente Comercial da Wareline.

 

A solução começou a ser desenvolvida em 2024 e, hoje, já está disponível para todos os clientes da Wareline, dentro do plano contratado. A solução é escalável: cada instituição ativa os pontos de conexão de acordo com sua necessidade e volume de franquia. Ou seja, há flexibilidade para crescer junto com o hospital, o que é um grande ganho.

 

Da integração sob demanda à interoperabilidade em tempo real

 

Mais do que uma evolução tecnológica, o ConecteHub marca uma mudança estratégica no modelo de entrega da Wareline. Antes, cada solicitação de integração exigia um desenvolvimento ponto a ponto, com custos mais altos e prazos muitas vezes mais longos.

 

Agora, com o ConecteHub, as empresas parceiras que já possuem APIs podem se conectar diretamente ao conecte/w, com controle de segurança e monitoramento em tempo real. O resultado é uma interoperabilidade viva, dinâmica e segura — com o hospital no centro da integração.

 

“Hoje, com o ConecteHub, conseguimos transacionar dados de forma bidirecional com parceiros diversos, sem precisar customizar para cada cliente. Isso aumenta a eficiência e traz uma estrutura muito mais robusta de controle e segurança”, afirma Raphael, que resume as principais vantagens e como fazer essa integração entre sistemas.

 

Principais vantagens do ConecteHub para os hospitais

 

A lista é grande e bastante significativa:

 

  • Redução de custos: evita gastos com desenvolvimentos personalizados, que normalmente exigem investimento contínuo para manutenção e atualizações.
  • Economia de tempo: elimina semanas (ou até meses) de espera para novas integrações. A ativação é mais rápida e padronizada.
  • Automação de processos: elimina retrabalhos, digitação manual e rotinas paralelas de importação/exportação de dados.
  • Segurança: garante conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protege dados sensíveis oferece rastreabilidade de todas as integrações;
  • Eficiência operacional: permite ao hospital focar no que realmente importa — o cuidado com o paciente.

O que já é possível integrar?

 

O ConecteHub já cobre uma ampla gama de integrações essenciais para o funcionamento de um hospital.  Entre eles:

 

Integração entre sistemas

 

Mesmo quando o hospital está em ambiente local, usa módulos específicos ou o terceiro não está na mesma rede, a interoperabilidade acontece de forma segura e transparente.

Como funciona na prática?

 

Do ponto de vista técnico, o ConecteHub é uma API de interoperabilidade que relaciona campos de sistemas terceiros com os dados do conecte/w.

 

“Definimos as entradas e as regras de inserção ou absorção de dados — input e output — e, a partir daí, os dados passam a trafegar dentro da rotina estabelecida, mesmo entre sistemas distintos”, explica Raphael.

 

Tudo isso sem exigir intervenções manuais do hospital. A configuração inicial depende do parceiro e da integração desejada, mas a ativação e monitoramento são feitos de forma intuitiva, com suporte da equipe Wareline.

 

ConecteHub: nova solução em que todos ganham

 

Além de facilitar a rotina hospitalar, o ConecteHub também foi pensado para ampliar o ecossistema de parceiros da Wareline. Com mais de 400 instituições de saúde atendidas, a plataforma se torna um canal estratégico para fornecedores de tecnologia que desejam integrar seus serviços ao conecte/w.

 

A capacidade de integrar dados em tempo real é o novo jeito da Wareline de pensar o cuidado, a gestão e o papel da tecnologia dentro do hospital. Se você já viveu o desafio de conectar sistemas que não se falam, sabe o valor de uma solução que simplifica tudo isso — e deixa você focar no que realmente importa.

 

Conheça mais sobre o ConecteHub, fale conosco!

Veja outras matérias

Governança Clínica Digital: como colocar o paciente no centro do cuidado
Em um momento em que a saúde exige mais eficiência, integração e foco no paciente, um dos maiores desafios das instituições hospitalares ainda é estruturar, acessar e utilizar...
Ler mais >
Custo hospitalar: o que rever agora para não comprometer o segundo semestre
Para os gestores hospitalares, o segundo trimestre do ano é um período decisivo quando falamos em custo hospitalar. É quando os reajustes da ANS (Agência Nacional de Saúde...
Ler mais >
Liderança na Tecnologia em Saúde
Liderança na Tecnologia em Saúde: o que significa ser líder na Wareline?
Em um setor tão dinâmico quanto o de tecnologia em saúde, liderar exige conhecimento técnico, mas também pede sensibilidade, visão de futuro e a capacidade de transformar desafios...
Ler mais >