Sistema Conecte/w da Wareline é recertificado pela SBIS

2020-07-23T09:58:02-03:00 21/07/2020|

Um bom software de gestão hospitalar é aquele que atende a todos os requisitos que venham a simplificar e otimizar a rotina hospitalar, auxiliar na redução de custos e no aumento da produtividade. Mais ainda, que tenha um suporte adequado para o caso de imprevistos ou dúvidas, que preze pela segurança de dados, que gere relatórios, que esteja sempre em fase de atualização, possa ser personalizado e seja de fácil implementação.

 

Características estas que fazem parte do Conecte/w, desenvolvido pela Wareline, e que levaram o sistema a ser novamente certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), em conformidade com a Resolução nº 1821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Motivo de muito orgulho para a empresa, esse reconhecimento coloca a Wareline como desenvolvedora de um software com umas das melhores estruturas de informações e qualificações disponíveis no mercado.

 

O sistema Conecte/w – versão 30.01.2020, da Wareline do Brasil Desenvolvimento de Software Ltda., recebeu a Certificação SBIS Edição 2019v4.3 nas categorias Assistencial e NGS2

 

 

Como funciona a certificação SBIS / CFM

 

A certificação SBIS é obtida após um processo bastante rigoroso e desafiador para as empresas. É uma chancela que funciona como indicador da opinião técnica e qualificada desses dois órgãos, os quais garantem a confidencialidade de dados médicos e buscam sempre melhorar os sistemas de informação.

 

O selo mostra a maturidade da empresa que desenvolveu o software e a Wareline sempre se mantém nesta linha de entregar sistemas com indicadores de qualidade.

 

Em 2020 passamos pelo terceiro processo de certificação, sendo o segundo do Conecte/w – a primeira versão certificada foi o Proware, nosso antigo sistema. Paulo Eduardo Goulart, gerente de Desenvolvimento da Wareline, conta que todas as verticais do Desenvolvimento da Wareline (Assistencial/Paciente, Financeiro/Contábil e Suprimentos/Faturamento), bem como o setor de infraestrutura, estiveram envolvidos no processo de estruturação para atender aos requisitos da SBIS.

 

A certificação foi feita seguindo o manual 4.3, que trouxe 24 mudanças no comparativo com o manual 4.2 – o qual regeu a obtenção do certificado em 2019 e 2018.

 

Os requisitos em NGS1 (Nível de Garantia de Segurança), NGS2 e ECFA (Estrutura, Conteúdo e Funcionalidades) foram atualizados para melhorar as aplicações tanto em segurança quanto em funcionalidades, imprescindíveis em um sistema hospitalar. Goulart explica que, desde que o documento foi publicado, o processo de análise, estruturação e adequação da aplicação levou quase nove meses. As principais melhorias foram realizadas em processos já estabelecidos pelo sistema, tais como:

 

  • Garantia da segurança dos dados;
  • Eventos e informações registradas nas trilhas de auditoria;
  • Certificado digital;
  • Assinatura digital;
  • Cronologia de eventos;
  • Parametrização de restrições entre dados;
  • Parametrização de informações obrigatórias.

 

 

Auditoria: troca de conhecimento

 

A fase final, de auditoria, foi realizada ao longo de uma semana. Durante esse período, a equipe responsável pelo projeto realizou a apresentação de todos os requisitos aplicáveis e declarados da categoria NGS2 + Assistencial aos auditores da SBIS.  Após a apresentação e explicação sobre as funcionalidades de cada um dos requisitos, a empresa poderia receber a aprovação do requisito em questão ou a solicitação de ajustes na rotina, que deveriam ser realizados e apresentados até o fim da auditoria.

 

“Além do conhecimento e trabalho em equipe que tivemos durante todas as fases do projeto, o contato com os auditores também proporcionou uma troca de conhecimento fantástica. Aprendemos muito com eles em todos os processos de auditoria que realizamos”, conta Goulart.

 

 

Módulo PEP: um dos mais completos

 

Um dos módulos mais completos dentro do sistema Conecte/w, da Wareline, é o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). E, por isso, 90% da auditoria da SBIS é realizada em cima desse módulo.

 

O PEP armazena e integra o histórico completo do paciente, permitindo que todos os envolvidos em tratamentos médicos conheçam o perfil de quem está sendo cuidado. Ou seja, não somente médicos, mas todos os demais profissionais do hospital conseguem acompanhar o estado clínico do paciente, o que incide em mais precisão no cuidado, maior checagem das prescrições e humanização.

 

 

Orgulho de receber a certificação

 

A certificação garante que o Conecte/w atenda a todos os requisitos aplicáveis de Nível de Segurança e Estrutura e Funcionalidades exigidos pela SBIS e pelo CFM e que são fundamentais para manter um sistema aderente ao mercado e seguro aos nossos clientes.

 

A chancela nos dá ainda mais respaldo em poder oferecer um sistema testado, que comprova a total preservação dos dados das instituições de saúde e dos pacientes. E garantir as melhores entregas aos nossos clientes nos enche de orgulho.

 

É o reconhecimento de um trabalho entre os times, que exigiu dedicação e esforço de todos os profissionais da Wareline em todas as fases do projeto. Ano após ano a certificação evolui – e podem ter certeza que a Wareline evoluirá junto!