A internet e as inovações tecnológicas mudaram radicalmente a vida das pessoas e das organizações. E no caso da área da saúde, ainda que contar com um corpo clínico qualificado e infraestrutura adequada para prestação de serviços médicos seja fundamental para possibilitar o bem-estar dos pacientes, não é o suficiente. Para o bom funcionamento de um hospital é necessário que também seja dado enfoque aos processos administrativos, por meio de uma gestão eficiente.
Com a maior quantidade e complexidade dos dados gerados nos hospitais e a crescente necessidade de análises avançadas para dar suporte às tomadas de decisão, a gerência dos processos hospitalares pode ser feita com o uso de recursos tecnológicos.
Por que usar o BI?
É neste momento que o Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio, ganha destaque. Em linhas gerais, o BI é um processo de coleta, organização e análise de dados e indicadores de gestão que dão suporte às tomadas de decisões em ambientes corporativos.
Ele consolida as informações e permite novas visões dos negócios, sendo indispensável para auxiliar gestores a visualizar cenários complexos e fornecer respostas mais assertivas, criando valor e otimizando a gestão.
Mais especificamente na saúde, ele permite a unificação de dados disponíveis em prontuários eletrônicos, equipamentos médicos e sistemas hospitalares, ajudando os gestores na tomada de decisões mais rápidas e assertivas.
Além de possibilitar monitorar o desempenho de profissionais, das unidades hospitalares e analisar a qualidade de atendimento e exames, por exemplo.
Quando uma instituição adota um software de gestão hospitalar que possui o módulo de BI integrado, ela passa a contar com uma tecnologia que não apenas armazena dados das diferentes áreas. Mas também entrega conhecimento qualificado ao integrar pessoas, departamentos e informações, tornando possível realizar análises amplas e decisivas para a instituição, servindo como um guia para as decisões do administrador hospitalar.
Por meio de indicadores obtidos pelo cruzamento de informações é possível identificar os riscos que podem comprometer a gestão e, com isso, se antecipar e agir antes das dificuldades surgirem.
BI Hospitalar: 7 vantagens
Há pelo menos 7 vantagens que um hospital tem ao contratar um sistema de gestão hospitalar com solução em BI:
1) Monitorar os dados em tempo real e remotamente
Com a solução 100% web e mobile, é possível controlar as informações – e não precisa ser necessariamente de dentro do hospital – e antecipar possíveis ocorrências que possam refletir nas estratégias da empresa.
2) Criar indicadores gráficos para cada processo, acompanhar sua evolução e definir ações estratégicas
Com essa análise de dados e desempenho, gestores conseguem tomar decisões baseadas em fatos palpáveis e traçar melhorias com objetivos concretos, minimizando a possibilidade de erros.
3) Ganho em performance e agilidade na tomada de decisões
Os gestores ganham tempo para tomar decisões adequadas para cada situação quando há um diagnóstico prévio de análise de dados e indicadores de gestão. Assim, passam diretamente para a etapa da construção de estratégias e planos de ação.
4) Maior otimização na gestão de prazos e estocagem de produtos
Como as informações dos sistemas de gerenciamento são acompanhadas e analisadas em tempo real, com inteligência de negócios, é possível acompanhar os prazos e controlar estoques, evitando investimentos ou gastos desnecessários.
5) Análise de riscos e rastreamento preciso de informações
São muitos processos, etapas e profissionais envolvidos na rotina hospitalar. Com o BI, as informações são integradas e, por isso, acompanhadas e monitoradas constantemente, sendo possível mapear os dados. Isso dá ao gestor a capacidade de identificar possíveis problemas rapidamente, analisar seus riscos, rastrear a origem e destino de informações. Assim, ele tem maior controle e segurança sobre tudo que é compartilhado dentro da instituição.
6) Antecipação na identificação de falhas
O gestor consegue projetar cenários a partir dos dados coletados pelo software com módulo de BI integrado e passa a utilizá-los para corrigir vulnerabilidades nos procedimentos e processos. Desta forma, é possível antever ou reverter situações críticas.
7) Acompanhar a evolução do que acontece no hospital
Por meio do módulo de BI é possível visualizar gráficos de faturamento por tipo, procedimento, grupo de serviço, convênio, além das informações de atendimento ambulatorial, internação, taxa de ocupação global, por setor e por convênio.
Uma solução de Business Intelligence pode proporcionar a otimização de toda a cadeia de processos hospitalares. Portanto, se você quer uma gestão mais eficiente, entre em contato e saiba como podemos te ajudar.
Texto originalmente postado em 10/08/2017.