Wareline e Data Innovations: parceria para melhorar fluxos de laboratórios

2021-12-09T11:48:38-03:00 07/12/2021|

Os exames clínicos são procedimentos fundamentais dentro das instituições de saúde: funcionam como ponto de partida para os diagnósticos e, consequentemente, contribuem para a eficácia dos tratamentos. Mas, para que isso seja possível, os resultados precisam ser precisos e os laudos entregues em tempo hábil. Em outras palavras: exames clínicos exigem agilidade e segurança.

 

Tecnologia para melhorar fluxos de laboratórios

 

Para atender esses pontos sensíveis, a Wareline conta com alguns parceiros estratégicos no mercado que completam as funcionalidades do conecte/w e dão aos laboratórios recursos que permitem atuar com precisão e rapidez. Um desses parceiros é a Data Innovations, empresa especializada em fornecer desde soluções de conectividade de instrumentos de análises clínicas até a gestão completa do fluxo de trabalho dos laboratórios.

 

O objetivo da parceria é melhorar fluxos de laboratórios, proporcionar maior confiabilidade de informações e melhoria do atendimento ao paciente.

 

Os benefícios da parceria entre Wareline e Data Innovations

 

A integração acontece no Laboratório de Análises Clínicas da instituição de saúde, quando as interfaces de instrumentos de análises são compartilhadas entre o sistema de gestão hospitalar da Wareline e o sistema de middleware da Data Innovations.

 

Para que a integração seja viável, a Wareline desenvolveu um layout compatível com as ferramentas da Data Innovations, o que permite aos clientes terem acesso mais rápido aos laudos, já que os resultados são enviados para o sistema de gestão hospitalar da Wareline assim que liberados pelo laboratório.

 

A integração oferece uma série de benefícios:

 

– Mais segurança por não haver interferência de digitação e evitar possíveis falhas;

– Redução de custos devido à automatização dos processos;

– Aumento da produtividade;

– Redução expressiva dos prazos de entregas de resultados.

 

Além disso, outra grande vantagem é a eliminação do processo manual para ordenar quais testes devem ser realizados em cada tubo de amostra, já que o instrumento de análises clínicas recebe uma requisição de exames, processa a amostra e devolve o resultado do exame para o sistema Wareline, excluindo erros de transcrição das informações e garantindo a confiabilidade no processo.

 

Conhecendo um pouco mais da parceria — e novas possibilidades

 

Com mais de 6 mil clientes, entre hospitais e/ou laboratórios clínicos em mais de 85 países — sejam eles de grande, médio ou pequeno porte —, a Data Innovations tem duas soluções laboratoriais que se destacam: o Instrument Manager e o EP Evaluator.

 

O modelo imConnect do Instrument Manager é o mais usado na parceria com a Wareline. É um sistema rápido e confiável de middleware que proporciona, através de protocolos (drivers) de integração, a efetiva conexão de interface entre o sistema de gestão laboratorial Wareline (LIS/HIS) e os tantos instrumentos presentes no laboratório de análises clínicas.

 

Um dos diferenciais é disponibilizar aos clientes da Wareline e da Data Innovations a maior biblioteca de protocolos (drivers) de interface de conexões de instrumentos e/ou sistemas de controle de qualidade laboratorial do mercado.

 

O sistema imConnect intermedia os pedidos dos exames cadastrados no sistema conecte/w da Wareline para os instrumentos do laboratório. Uma vez que os diagnósticos são realizados pelos instrumentos, disponibiliza os resultados de volta ao sistema da Wareline para que os laudos dos pacientes sejam publicados.

 

Veja um exemplo do fluxo laboratorial nessa parceria entre Wareline e Data Innovations:

 

 

Para hospitais que tenham interesse, é possível adquirir ainda mais funcionalidades para auxiliar no fluxo operacional do laboratório. Com a expansão para módulos avançados, o laboratório pode evoluir naturalmente para novos parâmetros mensuráveis de produtividade pela adoção de regras de autovalidação: por faixas de resultados. Permite também a organização da Soroteca, a integração com sistemas de controle de qualidade, entre outras facilidades.

 

Assim, o laboratório consegue reduzir ainda mais suas tarefas de rotina manual de revisão dos resultados e passa a usufruir dos benefícios de um processo automatizado.

 

O significado de uma parceria de sucesso

 

Para a Wareline, a parceria com a Data Innovations é de extrema importância. Em especial porque facilita a rotina dos usuários, que não precisam mais cadastrar a mesma requisição em dois sistemas diferentes — ou em um sistema e no instrumento laboratorial — e não há mais necessidade de digitação manual das ordens ou dos resultados.

 

A tecnologia aumenta a agilidade de entrega dos resultados, dá mais segurança, elimina o retrabalho e há ainda menor necessidade de recursos na área de liberação de laudos.

 

Para a Data Innovations, a percepção é semelhante: “nosso objetivo comum — e o ponto essencial — é garantir que, frente ao cliente e à rotina do laboratório, temos uma solução completa e de sucesso. Isso porque temos uma parceria de anos, estabelecemos um excelente relacionamento, tanto técnico como comercial, e contamos com uma confiança mútua. Aliás, esta confiança advém do fato de já termos atuado em conjunto, com sucesso e ética na implementação de nossos sistemas em vários clientes comuns.

 

Assim, nossas equipes já conhecem os pré-requisitos técnicos mandatórios para planejamento e execução de novos projetos, as necessidades de configuração dos sistemas para integração e, principalmente no pós-venda, atuando de forma positiva (e em conjunto) para eventuais ajustes. Neste sentido, a cada novo projeto, antecipamos as atividades e apoiamos aos clientes desde os pré-requisitos de infraestrutura e de itens de configuração dos testes a serem realizados em cada tubo de amostra. Desta forma, ao agendarmos uma nova instalação, o tempo de trabalho local no laboratório é efetivamente reduzido, e podemos focar em completar os itens referentes à implementação. Além de dedicarmos tempo aos ajustes e testes de homologação para entrada definitiva em produção”, garante José Colleoni, da Data Innovations.

 

Se você quer que o laboratório de análises clínicas do seu hospital seja ágil e seguro, conte com o sistema de gestão da Wareline e a integração com a Data Innovations!

 

Envie sua mensagem via WhatsApp