Tecnologia em Saúde: por que a certificação da SBIS é decisiva para escolher um sistema de gestão

2019-08-05T17:29:47-03:00 08/08/2019|

Se a tecnologia é uma realidade, utilizá-la a nosso favor é decisivo. Recursos tecnológicos passaram a ser essenciais na saúde e, com as ferramentas ideais, hospitais e seu corpo clínico otimizam processos, gerenciam custos e investimentos, proporcionam mais segurança ao paciente e prestam atendimento mais humano.

 

Há infinitas possibilidades de melhorar a entrega de serviços e fortalecer o funcionamento e a gestão da rede de atenção. Mas, é preciso critério ao escolher o sistema de gestão hospitalar que irá dar o suporte necessário. Um ponto importantíssimo é contar com a certificação da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), que é um selo que empresas de tecnologia para a área recebem ao cumprir uma série de requisitos que asseguram o bom funcionamento do software e a segurança das informações ali trabalhadas.

 

Um sistema de gestão hospitalar certificado pela SBIS dá a garantia de funções que otimizam a gestão hospitalar e o atendimento médico, além de favorecer o cumprimento da legislação do setor da saúde, que fiscaliza a prestação de serviços desde a administração do hospital até o paciente.

 

Algumas dessas funções que são analisadas pela SBIS ao dar o certificado são:

  • Assinatura Digital com Referência do Tempo (ADRT): a assinatura vem com data e hora garantidas, sem chances de fraudes;
  • Interação medicamentosa: mecanismo de controle de medicamentos, com doses e registro de remédios de uso contínuo;
  • Integridade de dados: as informações são analisadas antes e depois do backup para confirmar as que não foram violadas ou corrompidas;
  • Criptografia: nenhuma informação escapa no tráfego entre cliente e servidor;
  • Política de acessos: o tráfego da informação é registrado e sabe-se exatamente por onde passou caso precise ser averiguado;
  • Novos usuários: novos cadastros exigem alteração da senha padrão assim que o primeiro acesso é feito;
  • Controle de termos de consentimento: documentos que autorizam ou não procedimentos são armazenados com segurança.

 

Sistema de Gestão da Wareline

Conecte/W, nosso sistema de gestão hospitalar, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde(SBIS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A certificação garante que nosso Sistema de Registro Eletrônico (S-RES) captura, armazena, apresenta, transmite ou imprime informação identificada em saúde de forma adequada e, principalmente, segura. Entre os itens analisados pela SBIS estiveram: segurança, estrutura, conteúdo e funcionamento. Com a aprovação em todos os itens, nosso sistema recebeu a Certificação SBIS-CFM Edição 2016 versão 4.2 nas categorias Assistencial e NGS2.

 

PEP e Certificação

Dentro do sistema da Wareline, um dos módulos mais completos é o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). Indispensável para um bom atendimento clínico, o PEP é responsável por armazenar e integrar o histórico completo do paciente, permite que todos os envolvidos em tratamentos médicos conheçam o perfil de quem está sendo cuidado.

 

Essa é uma grande vantagem do PEP; além dos médicos, outros profissionais conseguem acompanhar o estado clínico do paciente, como os enfermeiros. Eles são responsáveis pelo abastecimento de até 50% das informações contidas no PEP. Desde a triagem do atendimento, onde são registrados sinais e sintomas da pessoa atendida, até a checagem das prescrições dadas e o cumprimento de cada uma delas, os enfermeiros atuam diretamente no atendimento médico do paciente graças ao PEP.

 

Com a certificação da SBIS, todos os aspectos necessários foram analisados e aprovados pela instituição não apenas no módulo PEP, mas em todos os outros que compõem nosso sistema. E ela representa a garantia de que focamos na prestação de saúde digna aos indivíduos que são atendidos através de nossas soluções.

 

A Wareline busca sair sempre à frente para identificar o melhor em tecnologia e oferecer aos seus clientes, para que tenham serviços de alta qualidade em suas instituições. O resultado disso são certificações e títulos que fazem da empresa referência no mercado.

 

Não espere mais: conheça os serviços da Wareline e tenha o melhor em gestão hospitalar para seus pacientes!