Inovações em saúde: tecnologias em prática já em 2021

2021-01-27T16:54:20-03:00 28/01/2021|

As inovações na área da saúde sempre foram marcantes. Quem poderia imaginar, lá no século XX, que seria possível transplantar um rim ou até uma córnea? Mais ainda: que esses procedimentos saíram do campo da inovação para algo já “corriqueiro” na rotina de grande parte dos hospitais?

 

Poderíamos citar tantos e tantos outros exemplos que impactaram a sociedade, contribuíram no aumento da expectativa de vida e deram mais qualidade ao dia a dia da população — na prevenção e no tratamento. Hoje exames detectam tumores precoces para que sejam combatidos, as gestações são acompanhadas de perto, profissionais de saúde têm cada vez mais ferramentas à disposição para tratar pacientes. Tudo graças às inovações nos âmbitos da ciência e da tecnologia.

 

O que nos leva a crer que procedimentos inimagináveis serão possíveis em breve, porque as inovações não param jamais. Muito pelo contrário, há uma grande diferença.

 

Foram precisos mais de 17 anos entre a primeira tentativa e o transplante de órgãos com segurança (isso sem considerar os anos de pesquisa). Já hoje, as inovações são muito mais aceleradas — e entraram em “modo turbo” durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Podemos até dizer, seguramente, que a transformação digital, as novas tecnologias e a inovação são as novas palavras de ordem. E que não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que uma instituição de saúde precisa ter como foco a inovação para se diferenciar e manter-se competitiva. A começar por agora.

 

Já falamos aqui das 3 principais tendências em saúde para 2021, que não se restringem apenas a soluções de tecnologia, mas também à mudança de mindset. E mostramos algumas das soluções que o sistema de gestão hospitalar da Wareline oferece e que podem colaborar para tornar os hospitais mais inovadores e focados em novas tecnologias.

 

Isso porque a Wareline entende que também é papel dela contribuir para que a saúde do país evolua e desenvolve soluções dentro do seu sistema de gestão hospitalar focadas em munir as instituições para que elas possam evoluir e se preparar. É o caso do App de Enfermagem e do módulo Monitoramento Clinico aliado aos monitores multiparâmetros que usam IoT (Internet of Things) e que já estão inseridos no dia a dia de hospitais do País.

 

 

App de Enfermagem: melhorias em hospital de Goiás

 

O Hospital do Câncer de Rio Verde foi o primeiro do estado de Goiás a usar o Aplicativo de Enfermagem para atender seus usuários com mais eficiência e segurança, otimizar o atendimento e facilitar a rotina dos seus médicos e enfermeiros.

 

Os processos da equipe de enfermagem da instituição de saúde, que antes eram realizados manualmente, foram informatizados a fim de que todos os módulos do sistema Conecte/W fossem usufruídos.

 

Atualmente cerca de 60 colaboradores no setor de enfermagem do Hospital do Câncer de Rio Verde trabalham com o aplicativo. Medicamentos, horários e cuidados especiais prescritos pela equipe médica são feitos diretamente na beira-leito, porque a inovação tecnológica permite acesso a todo o histórico do paciente.

 

Informações como temperatura, frequência cardíaca e respiratória, dor, pressão arterial e saturação dos pacientes também ficam disponíveis na tela do celular e/ou tablet. A agilidade e a facilidade no registro das informações dos pacientes otimizam o trabalho dos colaboradores e dão mais segurança aos pacientes.

 

 

Sobre o App

 

O aplicativo de enfermagem funciona de forma integrada com o Conecte/W e tem como objetivo facilitar a comunicação nos hospitais ao conectar os fluxos de trabalho entre todos os envolvidos no processo de segurança assistencial.

 

Entre os benefícios do App, estão:

 

⮚ Checar medicamentos, horários e cuidados especiais prescritos pela equipe médica diretamente na beira-leito, por meio da leitura do código de barras da pulseira do paciente;
⮚ Fazer a saída da medicação por meio da leitura de código de produtos no sistema;
⮚ Checar lote e data de validade dos medicamentos;
⮚ Registrar a rotina de transferências de leitos dos pacientes entre diferentes setores em tempo real;
⮚ Evitar erros de saídas indevidas e de produtos não prescritos;
⮚ Reduzir a necessidade de digitações e processos manuais.

 

 

Solução em IoT: redução de tempo em Santa Casa

 

A plataforma IoT da Wareline está interligada a monitores multiparâmetros permitindo a leitura dos dados clínicos do paciente. A solução faz parte do Módulo Monitoramento Clínico, que possibilita à equipe de enfermagem realizar a aferição e registrar os dados clínicos (altura, frequência cardíaca, pressão arterial média, sistólica e diastólica e temperatura) do paciente na beira do leito, dispensando inserções manuais em papel, evitando retrabalho e aumentando a segurança de seus pacientes.

 

O módulo ainda armazena e controla as medidas clínicas dos pacientes internados no hospital, incluindo estas informações no Prontuário Eletrônico dos Pacientes (PEP). Tudo isso resulta na otimização de tempo por parte da equipe de enfermagem, como já contabilizou a Santa Casa de Ituverava.

 

Hospital de referência da microrregião de Ituverava e reconhecido em toda a região metropolitana de Franca, no interior do Estado de São Paulo, o hospital tem demanda mensal de aproximadamente seis mil pessoas. Antes da aplicação da solução, o profissional de saúde da equipe de triagem levava em torno de dois minutos e meio para aferir a pressão e o pulso de cada usuário que chegava à unidade de emergência, o que totaliza cerca de 250 horas mensais dedicadas a esta atividade.

 

Com a utilização do monitor multiparâmetro integrado ao Módulo Monitoramento Clínico, a aferição em cada paciente passou a ser feita em um minuto e 14 segundos. Ou seja, para uma mesma quantidade de atendimentos, o tempo total despendido passou a ser de 114 horas. Uma redução de 136 horas – mais de 50% – de trabalho do profissional de saúde no período de um mês.

 

 

Inovação no seu hospital

 

A Santa Casa de Ituverava e o Hospital do Câncer de Rio Verde estão entre instituições de saúde inovadoras do Brasil ao implementar soluções que trazem melhorias para o corpo técnico, os gestores e — principalmente —os pacientes. Mais ainda: agregam valor à área da saúde nas regiões em que estão localizadas.

 

A sua instituição de saúde também pode fazer parte desse rol. Fale com a Wareline e veja quais são as melhores soluções para você. Seja inovador em 2021!

Envie sua mensagem via WhatsApp