Dia da Contabilidade: conheça mais sobre esse departamento estratégico

2020-04-28T09:47:34-03:00 23/04/2020|

Dá para imaginar uma gestão hospitalar sem planejamento e gerenciamento contábil? Jamais! Isso porque a contabilidade ajuda a conhecer todo o tipo de custo e despesas operacionais, além de organizar um histórico de indicadores para acompanhar a evolução da instituição de saúde.

 

A gestão contábil ainda é responsável por tornar a administração hospitalar mais eficiente e organizada e projetar um diagnóstico para diminuição de custos ou possível aumento de receitas. Os contadores contribuem, portanto, para nortear decisões estratégicas de curto, médio e longo prazo.

 

Ao fazer de maneira adequada as contas, podem estabelecer o equilíbrio entre elas, elencar prioridades e definir um bom planejamento. Por isso a contabilidade é uma prática fundamental a qualquer instituição que lida com recursos financeiros. E faz toda a diferença em hospitais que querem manter sua saúde financeira e priorizar o paciente que usa os seus serviços.

 

Como em 25 de abril comemoramos o Dia da Contabilidade, vamos mostrar como, na prática, o departamento é estratégico nas instituições de saúde e de que forma a tecnologia desenvolvida pela Wareline contribui para a otimização de gerenciamento de receitas, tributos e custos.

 

Confira como dois hospitais do interior do Estado de São Paulo que fazem uso do sistema de gestão hospitalar da Wareline e suas impressões acerca dos módulos essenciais para o trabalho de seus contadores.

 

 

A contabilidade na Santa Casa de Fernandópolis

 

O contador Jonatas Jeferson Silva de Oliveira, que está há 11 anos na Santa Casa de Fernandópolis – 9 deles na área contábil – avalia que, no Dia da Contabilidade, há muito para se comemorar, porque a ciência passou de ser apenas um setor de “guarda livros” para uma ferramenta de gestão e com prioridade na tomada de decisões.

 

O diferencial da instituição de saúde de Fernandópolis é que ela conta com uma gestão contábil efetiva com relatórios tempestivos. É responsabilidade do contador orientar a gestão de recursos e assegurar a transparência na prestação de contas.

 

Uso da Tecnologia

A tecnologia vem como aliada porque é de extrema importância que o sistema informatizado esteja sempre atualizado para atender a exigências como ECD, ECF, EFD-REINF, entre outras, sendo um grande facilitador do trabalho.

 

Funcionalidades do sistema

Dentre todas as funcionalidades do sistema da Wareline, Jonatas avalia que a melhor delas é a integração do módulo contábil com os demais, por permitir a importação das informações de gestão para a contabilidade. “A funcionalidade que eu destaco é em relação à opção de demonstrar as contas ‘conciliadas’ em vermelho, simplificando a rotina de trabalho, pois é só tirar um balancete que já sabemos as contas que foram ‘conciliadas’, garantindo um maior controle e evitando o retrabalho”.

 

Outra função do módulo elencada por Jonatas é a possibilidade de fechamento financeiro por competência. Isso impossibilita a realização ou alterações nos lançamentos do módulo Financeiro quando o mês de lançamento estiver “fechado” no módulo Contábil, o que acarreta em mais segurança das informações. Os lançamentos de contas a pagar e os tributos vinculados também estão na lista de benefícios que a Santa Casa de Fernandópolis ganhou com o módulo da Wareline.

 

 

A contabilidade no Hospital Espírita de Marília

 

Para o contador Moacir Radighieri, que há 45 anos é contador e há 33 anos atua no Hospital Espírita de Marília, ter um profissional de contabilidade na instituição possibilita aos gestores tomarem decisões mais assertivas, uma vez que permite muito mais controle contábil.

 

Também permite que o sistema informatizado esteja sempre atualizado para atender a exigências como ECD,
ECF, EFD-REINF, entre outras, sendo um grande facilitador do trabalho.

 

Também permite ao Hospital estar em conformidade com as regras dos órgãos que regulamentam a área para eventuais pesquisas financeiras e de estatísticas. “Tem que estar atualizado, pois a qualquer momento a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) faz pesquisas com prazo curto e precisamos estar prontos”, reforça.

 

 

Conheça a Wareline

 

Soluções em tecnologia da informação em saúde como as da Wareline são direcionadas para gerar uma visão global de todos os processos financeiros efetuados pelo hospital. Isso possibilita maior produção em menor espaço de tempo. É a Wareline sempre à frente para inovar a rotina hospitalar e facilitar o dia a dia de um profissional altamente estratégico, o contador. Parabéns pelo Dia da Contabilidade! E obrigado!