Assistência ao Parto e Painel de Cirurgias: novas funcionalidades da Wareline

2021-04-23T14:40:55-03:00 23/04/2021|

A Wareline está lançando duas novas funcionalidades dentro do Módulo Centro Cirúrgico Web que devem contribuir com as instituições de saúde de todo o País e dar ainda mais respaldo aos profissionais que atuam nos centros cirúrgicos: a assistência ao parto e o painel de cirurgias em andamento. O primeiro dá segurança e assistência ao parto normal; já o segundo permite conferir o status das cirurgias – isso vale para acompanhantes, visitantes que estão na sala de espera, corpo clínico e equipes de cirurgia dentro do centro cirúrgico e nas dependências da instituição. Entenda um pouco mais sobre essas duas novas funções a seguir.

 

 

Centro Cirúrgico Web

 

O módulo reúne informações de cada paciente que dá entrada no centro cirúrgico e permite acompanhar os dados desde a “preparação” até a “recuperação” e alta da recuperação pós-anestésica, passando pelo procedimento cirúrgico em si.

 

A solução mostra as cirurgias realizadas (eletivas ou de urgência), permite um controle mais amplo dos procedimentos eletivos que serão efetuados na instituição, o controle de horas de ociosidade (duração das cirurgias x hora disponível) e ainda mostra o cancelamento de agendamento ou de cirurgia (com justificativa) — dado extremamente relevante para as estatísticas do hospital.

 

Além de todos esses diferenciais, a versão Web do módulo Centro Cirúrgico possui uma agenda de alta performance, com parte visual superior, e possibilita fazer o manuseio mais didático da agenda de cirurgias — inclusive para quem está fora dos limites da instituição. Além disso, disponibiliza um gráfico de resumo de cirurgias realizadas, com amostragem mensal.

 

 

Assistência ao Parto: segurança na assistência ao parto normal

 

A assistência ao parto vem para auxiliar os profissionais que realizam a assistência ao parto normal, contribuir em todo o processo da instituição de saúde e dar mais segurança à equipe e à parturiente. Essa nova rotina otimiza o preenchimento de dados e, com isso, auxilia o entendimento e o acompanhamento da evolução do parto normal.

 

A intenção é que o usuário do hospital acesse a solução e acompanhe o processo de assistência ao parto dentro do sistema com informações a cada hora.

 

Os filtros aplicados são dinâmicos para que o usuário visualize todos os processos em andamento. Quando uma nova parturiente é admitida na rotina, ela automaticamente entra para a rotina de assistência no módulo do Centro Cirúrgico web.

 

As informações são divididas em gráficos e manuseadas de maneira verticalizada:

 

1º gráfico: indica a dilatação do colo de útero (Plano de HODGE), de acordo com o tempo transcorrido (em horas) e a posição do bebê durante a descida (Plano de DE LEE). Ambos são ilustrados por ícones para facilitar o entendimento. A solução permite ainda definir e traçar linhas de alerta e de ação.

 

2º gráfico: indica a frequência cardíaca fetal. Como o sistema foi pensado para que houvesse referência do horário, no eixo X, todos os gráficos seguem o mesmo princípio. Isso facilita a compreensão do usuário na hora de acompanhar a evolução do parto. A cada hora, as informações são registradas.

 

3º gráfico: indica as contrações da parturiente. No eixo X estão as horas e, no eixo Y, as durações da contração: 1 a 19 segundos, 20 a 39 segundos ou mais de 40 segundos.

 

A tela, que é bastante dinâmica, traz na sequência dados clínicos e condutas. Os campos podem ser padronizados e personalizados por cada instituição de saúde, de maneira que for mais conveniente e otimize sua rotina hospitalar.

 

Essa flexibilidade foi pensada para que a funcionalidade não fosse engessada, para diminuir a manutenção e dar mais liberdade aos usuários. Ainda assim, a Wareline deixou padrões de opções de campo para que o usuário não precise digitar informação campo por campo.

 

Veja alguns exemplos entre as opções:

 

  • Dados clínicos: bolsa, líquido amniótico, temperatura, etc.
  • Condutas clínicas: deambulação, chuveiro, banheira, etc.

 

Há várias opções para formar o gráfico e, em caso de eventuais erros, basta corrigir. Um diferencial é que não há necessidade de salvar os preenchimentos, pois o processo é feito de maneira automática para minimizar o trabalho do usuário.

 

Assim que a assistência ao parto é concluída, há possibilidade de imprimir o documento completo para os processos administrativos posteriores, seja adição em prontuário, auditoria ou cobrança.

 

 

Painel de cirurgias

 

A segunda funcionalidade do módulo Centro Cirúrgico Web é o painel de cirurgias em andamento, que exibe a situação de todas as cirurgias de acordo com a movimentação do paciente. Aqui, acompanhantes, visitantes que estão na sala de espera, corpo clínico e equipes de cirurgia dentro do centro cirúrgico e nas dependências da instituição podem visualizar o status da cirurgia do paciente que estão acompanhando.

 

O painel exibe data/hora, todas as etapas dos processos cirúrgicos — em preparação, em andamento ou em recuperação — e permite a filtragem por local. Ele mostra sequencialmente as cirurgias e é atualizado de maneira automática, em tempo de execução. Isso também faz com que não haja necessidade de o usuário fazer login a todo momento.

 

Essa nova funcionalidade é a primeira desenvolvida como parte de um projeto de expansão da Wareline de um novo módulo de gestão com foco em painéis de monitoramento.

 

Quer conhecer de perto a assistência ao parto e o painel de cirurgias em andamento, duas novas soluções tecnológicas que prometem otimizar a rotina do seu hospital? Fale com a Wareline!

Envie sua mensagem via WhatsApp