EFD-Reinf: webinar tira as dúvidas sobre o tema

2019-07-25T09:38:17-03:00 25/07/2019|

A dinâmica de uma instituição de saúde pública ou privada é bastante atribulada. E o setor, constantemente monitorado por órgãos regulatórios, exige que ela esteja em concordância com normas para que possa continuar prestando um atendimento não apenas de qualidade, mas ético e em conformidade com a regulamentação nacional. Como parceira tecnológica de hospitais espalhados por todo o país, acompanhamos de perto todas as determinações que órgãos como ANS, DATASUS e o Governo e Receita Federal propõem. Não poderia ser diferente, afinal, é dessa forma que garante a satisfação e tranquilidade de nossos clientes.

Sendo assim, estivemos atentos às necessidades de quem está precisando se adaptar à Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, a EFD-Reinf. Para auxiliar no atendimento à regulamentação da Receita Federal, criamos um webinar que aborda a temática de forma esclarecedora. A seguir, você que ainda está com dúvidas pode acompanhar algumas noções e definições sobre o tema, além de assistir nosso webinar.

EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, a EFD-Reinf, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e é usada junto ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

A principal regra para a entrega dos documentos, segundo a exigência da EFD-Reinf, é que seja feita num layout específico e com um certificado digital válido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Lembrando que só será considerada após confirmação de recebimento e de que os documentos estão corretos.

Tendo isso em mente, a Wareline adequou sua solução para que os hospitais possam armazenar e controlar as notas fiscais, tão importantes para a prestação de serviços por meio da EFD-Reinf. Além disso, disponibilizou adaptação de layouts para que se encaixe na padronização da escrituração.

Prevendo o impacto das exigências aos demais setores da instituição de saúde, o sistema de gestão hospitalar permite ainda o controle e a integração de informações geradas por eles para que nada escape da supervisão e que tudo possa ser devidamente documentado.

Muitas vezes, mudanças geram dificuldades. Considerando isso, a Wareline criou um webinar que aborda de maneira didática a função da EFD-Reinf e como se adaptar a ela.

 

 

Para você que ainda ficou com dúvidas

O conteúdo explica que a escrituração é utilizada por Pessoas Físicas e Jurídicas junto ao e-Social para informar rendimentos pagos acerca de Imposto de Renda e Contribuição Social do contribuinte. Porém, rendimentos ao trabalho assalariado e de autônomos não devem ser registrados na EFD-Reinf, nem o que é relativo ao trabalho e à renda bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

Em suma, retenções sobre remuneração de Pessoa Física devem ser registradas no e-Social, que é voltado para isso. Já a retenção de Pessoa Jurídica, no Reinf.

O próximo prazo de entrega se refere ao grupo 3, composto por entidades sem fins lucrativos e de Simples Nacional. O período relativo ao mês de julho de 2019 se inicia no dia 10/07/2019.

Para facilitar a entrega da declaração, a Wareline desenvolveu a geração das informações dentro do módulo financeiro. Assim, o próprio sistema de gestão auxilia no cumprimento da exigência e facilita esse processo para o departamento contábil e para as demais áreas da organização.

Não perca tempo e conte com um sistema que atenda integralmente às regulamentações da saúde! Entre em contato com a Wareline. Esperamos por você!