Compliance: tema se torna prioridade na Wareline

2022-07-20T13:39:23-03:00 21/07/2022|

Se o tema legislação é bastante crítico para qualquer empresa, na saúde ganha ainda mais atenção. Afinal, há um conjunto de normas que regem o setor e lidar com dados sigilosos e pessoais de profissionais e pacientes também requer uma série de cuidados em uma rotina que já é intensa.

 

Os hospitais que têm uma política de compliance bem estabelecida conseguem superar com mais tranquilidade alguns dos desafios referentes ao cumprimento das normativas constantemente revisadas por órgãos como TISS, DataSUS e ANS. Mas sabemos que essa não é a realidade de grande parte das instituições.

 

Aqui, deixamos algumas sugestões para as instituições aplicarem ou adequarem o compliance em sua instituição, como contar com parceiros que se preocupam com o cumprimento da legislação. Esse é o caso da Wareline, que tem como prioridade proporcionar aos seus clientes mais tranquilidade e segurança em saber que nosso sistema acompanha as determinações e regras do segmento.

 

 

Agora, neste conteúdo, trazemos outros detalhes sobre as suas atividades. Acompanhe!

 

Wareline: preocupação verdadeira com o compliance

 

O setor de compliance da Wareline acaba sendo ponto de apoio especializado para contribuir com colaboradores, fornecedores e clientes.

 

Esse sempre foi um dos focos da empresa, mas ficou ainda mais evidente em outubro de 2021, quando a Wareline instituiu um setor específico para o compliance. Quem assumiu a área é Monique Pontello Lima, bacharel em Direito. Na 9ª edição do ConecteCast, o podcast da Wareline, ela falou sobre a criação do setor e como seu trabalho é importante para os hospitais que são nossos clientes.

 

 

“Isso realmente faz toda a diferença, porque quando as informações estão centralizadas, há maior proximidade entre todas as partes envolvidas”, diz Monique.

 

 

Pensando especificamente no relacionamento com os clientes, o setor amplia a confiança e a segurança para as instituições. Fica ainda mais evidente que o parceiro não só atende as exigências legais como também preza pela ética nas relações.

 

Embasado em 10 pilares, o compliance da Wareline tem trabalhado gradualmente para entregar todos eles e garantir um ambiente cada vez mais ético e transparente dentro da empresa, o que, obviamente, se reflete nos clientes. É uma trajetória que está só começando.

 

As mudanças com o compliance da Wareline

 

Monique destaca algumas ações e mudanças realizadas pelo compliance da Wareline.

 

> Código de Ética e Conduta

Este é um documento que reúne todas as regras a serem seguidas pelos membros de uma empresa, parceiros e clientes. Ele foi recentemente implantado na Wareline para evidenciar e reforçar nossa missão de melhorar a gestão da saúde por meio da tecnologia e influenciar positivamente a sociedade e o ecossistema em que estamos inserida. São 4 pontos principais no documento:

 

1) Princípios institucionais;

2) Critérios de conduta nos relacionamentos;

3) Critérios de conduta dos parceiros comerciais e fornecedores;

4) Gestão da ética.

 

O Código de Ética e Conduta da Wareline foi o primeiro passo para a inserção de compliance na cultura organizacional. É um documento próprio e consolidado que demonstra os valores éticos, a identidade organizacional e os princípios que orientam suas atividades.

 

Também busca reforçar sua condição de instituição ímpar, comprometida com a inovação e com a excelência em todas as suas ações. Todos os outros passos são – e serão – sempre sedimentados por esse código e pelo conjunto de competências que nele estão incluídas. O código está disponível em nosso site e você pode acessá-lo aqui!

 

> Canal de Denúncias

Com o Código de Ética e Conduta da Wareline vigente, outra ação colocada em prática foi o desenvolvimento e implantação de um Canal de Denúncias. Também disponível no site da Wareline, este canal funciona como uma ferramenta para receber denúncias de supostos descumprimento das condutas éticas.  Seu objetivo é ajudar a melhorar os processos, atuando como um sistema de alerta para identificar e combater irregularidades e/ou problemas.

 

> LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Temos orgulho em afirmar que estamos 100% adequados à LGPD, normativa criada para proteger os dados dos titulares.

“Por mais que seja um desafio a princípio, a adequação das instituições de saúde é uma garantia não só para os pacientes, como também para os colaboradores para o próprio hospital”, diz Monique. Segundo Monique, o objetivo da Segurança da Informação é preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação contra as ameaças existentes – sejam elas internas ou externas. É parte integrante de um sistema de gestão com o qual a Wareline busca garantir níveis adequados de proteção às informações da organização (ou que estejam sob sua responsabilidade).

 

Como os dados pessoais relacionados à saúde são expressamente sensíveis, a Wareline também trabalha com um Ofício LGPD e uma Política Geral de Segurança da Informação. Além de trazer uma série de definições, é uma fonte de consulta bem didática em caso de dúvidas.

 

Em complemento à Política Geral de Segurança da Informação, foram criadas normas que detalham os assuntos pertinentes a seguranças das informações e à LGPD:

 

  • Classificação da informação;
  • Uso de ativos da informação;
  • Gestão de identidade e controle de acesso;
  • Acesso à internet e comportamento nas mídias sociais;
  • Uso dos serviços de e-mail e comunicação instantânea;
  • Códigos maliciosos;
  • Uso de computadores;
  • Acesso remoto;
  • Monitoramento de ativos e serviços;
  • Resposta a incidente de segurança da informação.

 

> Gestão da Qualidade (ISO)

A Wareline possui há mais de 10 anos a certificação ISO 9001, que é um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços. Uma gestão de qualidade eficaz é parte da cultura organizacional da empresa: entendemos que só com uma administração assertiva é possível construir melhorias contínuas.

 

Todos os indicadores e objetivos definidos pela Gestão de Qualidade são medidos mensalmente e três deles dependem exclusivamente dos serviços prestados aos clientes: a Pesquisa de Satisfação de SOA (Solicitação de Atendimento ao Cliente), a Pesquisa de Satisfação de Atendimento pelo Ticket e o Relatório de Implantação.

 

Já o Plano e Controle Anual de Melhorias engloba tudo o que foi estipulado para ser entregue ao longo dos 365 dias do ano e serve de acompanhamento para os colaboradores – sendo referência para a Qualidade. Além disso, são realizadas reuniões de análise crítica e auditoria interna semestralmente. Sem contar a auditoria externa anual.

 

Wareline: trabalhando sempre em prol dos hospitais

 

Todo esse trabalho é uma construção diária que tem por objetivo melhorar a organização interna, promover o aumento da produtividade e garantir entregas de qualidade e com agilidade. A Wareline sabe que, bem mais que oferecer soluções valiosas, é preciso acompanhar as mudanças e auxiliar as instituições de saúde a trabalharem melhor – e com mais segurança.

 

Por isso, ser referência quando o assunto é compliance tem sido um objetivo constante.  Para saber mais sobre o nosso setor e como podemos contribuir com as instituições de saúde, ouça ao ConecteCast com Monique Pontello Lima. Confie em quem entende o setor em que você atua e se dedica a aprimorá-lo todos os dias!

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