Integração de sistemas é chave para melhores resultados

2019-07-04T09:13:43-03:00 04/07/2019|

Qualquer que seja a área de atuação da empresa, do serviço ou produto ofertado, uma coisa é certeza: o cliente, usuário ou beneficiário sempre deve estar no centro das atenções, como o protagonista daquele desenvolvimento. Idealmente, tudo precisa ser pensado de forma direcionada ao consumidor daquela solução. Esta abordagem centrada no cliente, ou customer centric, é relativamente recente, se considerarmos que, há alguns anos, o foco das empresas estava muito mais no produto que ela oferecia, ou product centric, do que no seu usuário.

Por mais específico que seja o serviço oferecido pelas instituições hospitalares, por que não trabalhar da mesma forma? Atuando com foco centrado no paciente, entregando os cuidados necessários, no momento adequado, de maneira direta e buscando alcançar o melhor resultado possível?

Talvez, ao ler o trecho acima, você possa ter pensado: eu já trabalho desta maneira e executo isso tudo na minha instituição. Ótima notícia! Em todo o caso, apresentaremos a seguir maneiras de aprimorar esta entrega, então vale seguir com a leitura para saber se estamos realmente alinhados. 

Integração de Sistemas

Atualmente, a palavra de ordem na saúde é integração: entre os diferentes setores do hospital, módulos, sistemas, aplicativos e todas as tecnologias que permeiam o atendimento. Isso porque, ainda hoje, muitas instituições recebem solicitações que envolvem diferentes áreas e, consequentemente, sistemas independentes e desconectados entre si. Uma situação que pode atrapalhar ou atrasar a execução das rotinas de trabalho.

Promover um cuidado de qualidade e coordenado do paciente e de suas famílias passa pelo registro correto das informações clínicas no prontuário eletrônico, pelo acompanhamento, integração e pelo compartilhamento destes dados entre as diferentes áreas de interface entre a instituição e o usuário do serviço de saúde.

Conecte/W

Abrangendo todos os processos em um único núcleo de informações gerenciais, o Conecte/W é um software de gestão hospitalar completo e parametrizável para diferentes realidades de instituições. O sistema possui mais de 50 módulos integrados, desenvolvidos de forma colaborativa com o cliente e que atendem diferentes necessidades de profissionais da saúde.

Entre as inúmeras funcionalidades disponíveis no Conecte/W, estão:

  • Integração com sistemas laboratoriais 

    Um exemplo foi a parceria entre a Wareline e a Data Innovations, empresa especializada em fornecer soluções de conectividade. Em um Laboratório de Análises Clínicas de um cliente comum de ambas as instituições, os benefícios identificados incluíram a redução dos prazos de entrega de resultados, aumento da produtividade, melhora significativa no fluxo operacional, eliminação do processo manual e maior confiabilidade no processo. Outro caso foi entre a Wareline e o Laboratório Hermes Pardini, que resultou em maior rapidez nos diagnósticos, integração de laudos laboratoriais e aumento na confiança e a precisão dos dados.

  • PEP

    O Prontuário Eletrônico do Paciente possibilita o armazenamento eletrônico de todos os dados do paciente, desde o seu histórico clínico, prescrições, exames, receituários, evoluções médicas e de enfermagem. Integra as informações de diferentes áreas do hospital, podendo ser acessado remotamente para oferecer mais qualidade ao atendimento, bem como auxiliar no seu diagnóstico e tratamento. Além disso, a fácil localização do conteúdo preenchido pelo médico e o seu entendimento proporciona mais segurança ao paciente.

  • Integração entre módulos

    Ao poder contar com ferramentas online, a instituição passa a ter mais mobilidade em diversas operações e é capaz de integrar diferentes unidades de negócio em um único banco de dados. Um exemplo são os módulos de Compras e Estoque WEB, em que as aplicações rodam na nuvem e o banco de dados fica no servidor do hospital. Outro é o módulo Convênios e Particulares, que realiza o faturamento das contas a partir da integração a outros módulos do sistema, em que os dados digitados são lançados automaticamente na conta do paciente, permitindo ao gestor saber a qualquer momento a posição do faturamento do hospital.

  • APP de enfermagem 

    o aplicativo de Enfermagem foi desenvolvido especialmente para auxiliar as equipes de enfermagem e gestores hospitalares. Ele funciona de forma integrada com o Conecte/W, e permite facilitar a comunicação em hospitais, conectando fluxos de trabalho entre todos os envolvidos no processo de segurança assistencial. Esta ferramenta mobile ajuda a organizar rotinas fundamentais, permitindo o acesso a um workflow completo de gestão clínica. Recentemente, recebeu algumas novas funcionalidades, entre elas uma diretamente relacionada à Internet das Coisas (IoT) que visa integrar os monitores multiparâmetros do hospital ao Conecte/W e ao APP, otimizando o atendimento aos pacientes mais fragilizados, na medida em que ferramentas de inteligência farão a classificação de risco aos pacientes.

Contar com soluções inteligentes e integradas, que ofereçam rapidez, segurança e mobilidade aos clientes faz parte de seus objetivos estratégicos? Entre em contato para conhecer mais sobre as soluções de gestão hospitalar da Wareline.