Dia do administrador hospitalar: saiba mais sobre essa função

2019-07-12T16:50:35-03:00 15/07/2019|

O ambiente hospitalar é um dos mais complexos do mundo corporativo. Além de todas as variáveis que são usuais no mercado, como gestão eficiente, estabelecimento de metas e objetivos, planejamento estratégico coerente, controle de custos, busca pelo lucro – ou pela sustentabilidade da instituição -, são determinantes as questões humanas. Isso significa que um administrador hospitalar tem em suas atribuições funções relacionadas a uma gestão corporativa que considera pessoas em uma situação muitas vezes delicada ou vivenciando fragilidades relacionadas à sua saúde.

 

A complexidade de fazer a conexão entre esses dois setores é algo que ele vivencia diretamente. É preciso especialização, resiliência, profissionalismo, equilíbrio emocional para trabalhar em equipe exercendo a liderança que dele se espera. Ontem foi dia do administrador hospitalar e nós vamos aproveitar para falar um pouquinho sobre esse profissional tão importante para a área.

 

Embora o foco principal de todo hospital seja o paciente, há um cenário amplo que o envolve. Recursos, mão de obra, parcerias e tudo mais que compõe o ambiente hospitalar é regido por um administrador. Junto a outros profissionais da empresa, ele é o responsável por medidas que contribuam para o bom desempenho do hospital, como a adoção de sistemas de gestão.

 

Convidamos dois clientes aqui da Wareline para contarem um pouco sobre o cotidiano deles. Mesmo com tantas atribuições, os dois arrumaram um tempinho para compartilhar conosco a experiência, as dores e as vantagens do administrador hospitalar gerir uma instituição de saúde.

Administrador Hospitalar: gestão colaborativa

Conversamos com o administrador da Santa Casa de Jales, Rafael Carnaz, e com o administrador da Santa Casa e Hospital de Itatiba, Marcelo Netto. Desde o início da entrevista uma coisa fica clara: a administração é feita por várias pessoas. Ainda que o administrador seja o ponto mais alto da hierarquia — como é o caso de Marcelo, que também é CEO no grupo Ethos, voltado para gestão integrada em saúde —, ambos concordam que sem a equipe é impossível cuidar de tudo.

 

“A Santa Casa de Jales possui uma excelente infraestrutura. Hotelaria de primeira e bons equipamentos. Mas sempre digo que o hospital seria apenas paredes e equipamentos se não fosse nosso time de colaboradores. São as pessoas envolvidas no processo que auxiliam nos resultados. Colaboradores de todas as áreas, médicos, fisioterapeutas e diretoria trabalham insistentemente para atingir os resultados e cumprir as metas e obrigações”, comenta Rafael Carnaz.

 

 

Acesso a dados

 

Além do corpo de funcionários, a tecnologia se faz presente na gestão hospitalar. Marcelo cita a solução em BI da Wareline como muito estratégica, pois as informações disponibilizadas no Módulo Indicadores são decisivas por serem precisas para tomada de decisão rápida e certeira.

 

“Me permitem ter um conhecimento melhor do perfil do paciente. Por exemplo, se tenho um público feminino maior, tenho que investir em que?”, explica ele. Rafael, da Santa Casa de Jales, concorda. Ele cita como outros dois destaques de uso de um sistema de gestão empresarial a otimização de processos, por deixá-los mais enxutos e ágeis, permite reduzir custos e aumentar receitas, evitando retrabalhos e erro; e a segurança das informações contidas no sistema. “Com a integração dos módulos do sistema, existe uma confiabilidade da integridade da informação gerada”, aponta”.

 

Como um sistema de gestão contribui

Como clientes da Wareline, eles afirmam que a contribuição do sistema de gestão hospitalar é inegável para auxiliar os hospitais em suas evoluções. Rafael é específico e cita a solução da Wareline com o melhor custo/benefício. “Trata-se de um bom ERP, com o back office completo, prontuário eletrônico e indicadores em dashboard”. Já Marcelo, que gerencia diversas empresas, comenta sobre a “possibilidade de manter todas as instituições na mesma plataforma, a comunicação uniformizada, flexibilidade da empresa em entender e atender demandas dos clientes e o atendimento personalizado e próximo.”

 

Nós da Wareline damos os parabéns a todos os administradores hospitalares! Esperamos fazer parte dessa empreitada gratificante que é gerir o ambiente que promove a saúde das pessoas. Conheça nosso sistema!