Corpo clínico e sistema de gestão hospitalar: 3 módulos que facilitam a rotina

2021-11-11T11:20:05-03:00 11/11/2021|

Complexidade é uma das palavras que melhor define uma estrutura da saúde. São várias as especializações e procedimentos, uma diversidade enorme de recursos humanos, um grande volume de materiais, equipamentos e medicamentos.

 

Rotinas mais ágeis, tempo dedicado às ações estratégicas, informações corretas e compartilhadas com todos os profissionais envolvidos no atendimento, satisfação do paciente. São tantas as atribuições diárias do corpo clínico hospitalar que funcionalidades que venham para permitir essa realidade nos hospitais com certeza são bem-vindas – citamos 3 delas neste conteúdo.

 

 

 

 

 

 

E se é isso que o corpo clínico busca, é o que o sistema de gestão hospitalar deve proporcionar. Listamos 3 módulos do conecte/w, sistema de gestão hospitalar da Wareline, e detalhamos como eles possibilitam um dia a dia mais eficiente para todo o corpo clínico.

 

Saiba mais a seguir.

 

 

 

 

 

Corpo clínico e sistema de gestão hospitalar

1) Módulo Agendamento WEB

Esse módulo permite o controle de todo tipo de agenda que envolve a rotina hospitalar — seja por departamento ou por uma central de agendamento que integra todos os setores. No pré-agendamento, por exemplo, o paciente pode se cadastrar e marcar sua própria consulta por meio de um link no site do hospital.

 

Ele escolhe a especialidade médica ou o profissional desejado, as datas e horários futuros e aguarda a confirmação do hospital para o agendamento. É uma facilidade não somente para o paciente, mas para todo o corpo clínico, que atua com mais previsibilidade e controle. Dentre as funcionalidades que se destacam no módulo, podemos citar:

  • Agenda de consultas: médicos e recepcionistas do hospital já têm uma previsão antecipada de quantos pacientes serão atendidos, bem como quais profissionais irão atuar no atendimento eletivo em determinada data.
  • Agenda de exames: médicos, recepcionistas e técnicos têm acesso à agenda dos exames para determinada data. A agenda também é integrada com a farmácia para que as medicações (quando necessárias) já estejam preparadas.

 

No caso de uma endoscopia, por exemplo, a recepcionista sabe quantos pacientes irá atender, a farmácia já mantém toda a medicação preparada e a equipe técnica que irá auxiliar o médico se mune de todo o conhecimento necessário para melhor atender o paciente.

 

Essas agendas no sistema de gestão da Wareline contribuem para otimizar o tempo do paciente no hospital e, consequentemente, trazer uma melhor experiência.

 

Com o uso desse módulo, fica muito mais fácil visualizar a agenda do médico e realizar a remarcação, encaixe ou desistência de um paciente, evitando erros e agilizando os processos. É possível gerar agenda para longos períodos, fazer fichas antecipadas e determinar cotas de agendamento por municípios, especialidades e convênios.

 

2) Módulo Centro Cirúrgico WEB

Neste módulo, corpo clínico, equipe de enfermagem, recepcionista, técnicos, farmácia e todo o hospital têm acesso ao impresso do mapa cirúrgico.

 

O módulo reúne informações de cada paciente que dá entrada no centro cirúrgico e permite acompanhar os dados desde a “preparação” até a “recuperação” e alta da recuperação pós-anestésica, passando pelo procedimento cirúrgico em si.

 

Com o relatório de agendamento das cirurgias em mãos, por exemplo, os profissionais ficam cientes de tudo o que se relaciona ao procedimento: tipo de cirurgia, dados do paciente e equipes envolvidas. Essa previsão antecipada traz agilidade, otimiza a rotina e mitiga erros.

 

Entre as funcionalidades do módulo Centro Cirúrgico Web, da Wareline, estão:

  • Painel de cirurgias: o painel exibe data/hora de todas as etapas dos processos cirúrgicos — em preparação, em andamento ou em recuperação — e permite a filtragem por local. Ele mostra sequencialmente as cirurgias e é atualizado de maneira automática, em tempo de execução.
  • Assistência ao Parto (Partograma): funcionalidade exclusiva da Wareline que vem para auxiliar os profissionais que realizam a assistência ao parto normal, contribuir em todo o processo da instituição de saúde e dar mais segurança à equipe e à parturiente. A tela é bastante dinâmica e traz dados como dilatação do colo de útero, frequência cardíaca fetal, contrações da parturiente, dados clínicos e condutas.
  • Envio de SMS: o procedimento é confirmado com antecedência tanto pela equipe médica quanto pelo paciente, o que ajuda no controle mais assertivo da presença dos pacientes e da preparação dos profissionais envolvidos.

 

3) PEP WEB

O PEP WEB, da Wareline, resolve alguns dos principais gargalos na rotina do corpo clínico, possibilitando um compartilhamento de informações mais eficaz entre as equipes médicas e sendo um ponto de apoio em todo o tratamento do paciente, centralizando os dados fundamentais para o atendimento.

 

A interface permite a integração de todo o histórico do paciente e facilita a análise dos medicamentos administrados e procedimentos executados. Ficam disponíveis todos os cuidados prestados: análise diagnóstica, checagem de prescrições de enfermagem e médicas cumpridas, cuidados de rotina, medidas de segurança adotadas, encaminhamentos ou transferências de setor, etc.

 

O PEP reúne ainda outras informações como sinais vitais, intercorrências e respostas dos pacientes às ações realizadas. Por reunir todas essas informações, ele traz mais agilidade no atendimento e aperfeiçoa as práticas médicas.

 

PEP e Telesaúde

Assim que a pandemia da Covid-19 começou, antes mesmo de chegar ao Brasil, a Wareline também entendeu que o sistema de saúde brasileiro passaria por uma revolução e começou a adaptar o sistema para essa nova dinâmica do atendimento no País.

 

Desde então, o módulo PEP WEB também possibilita a interação médico e paciente com a teleconsulta. Remotamente é possível realizar atendimentos pré-clínicos, suportes assistenciais, consultas, monitoramentos e visualização de diagnósticos.

 

Os módulos Agendamento WEB, Centro Cirúrgico WEB e PEP WEB já são realidades em muitas das instituições de saúde parceiras da Wareline.

 

Eles otimizam a rotina do corpo clínico e trazem muitos benefícios aos profissionais envolvidos no processo, gestores e pacientes. O atendimento se torna mais humanizado e os riscos medicamentosos diminuem drasticamente. Veja como é possível implantar o conecte/w na sua instituição de saúde!

Envie sua mensagem via WhatsApp