Agilidade e controle dos processos

2020-02-11T15:31:31-03:00 13/02/2020|

Gerenciar uma instituição de saúde é algo bastante complexo — mais do que muitos outros negócios —e exige muita habilidade dos gestores. Por isso, a falta de planejamento e de controle adequado são as principais falhas da administração hospitalar. Novas estratégicas têm sido desenvolvidas justamente para facilitar o gerenciamento de organizações de saúde e facilitar a integração entre departamentos. Uma delas é a gestão de processos, que garante a padronização de procedimentos, otimiza os serviços e minimiza erros e retrabalho.

 

Os sistemas de gestão hospitalar permitem que os gestores tenham um domínio maior sobre as áreas da instituição de saúde e alcancem o estado de excelência em gestão hospitalar, aliado à gestão de pessoas, governança corporativa, planejamento estratégico e tecnologia.

 

Com a gestão de processos, as atividades são realizadas de forma integrada e todos os colaboradores conhecem os processos – o que aumenta o engajamento e a responsabilização. Isso faz com que sejam evitadas falhas na comunicação e, mais ainda, possibilita à instituição maior controle das tarefas, otimizando as finanças e direcionando o capital. Além disso, evita os três 3 principais erros na implantação do sistema de gestão hospitalar: esquecer do planejamento, não definir responsabilidade e não acompanhar de perto.

 

 

Como colocar em prática?

 

O gerenciamento de processos auxilia gestores a identificarem gargalos e oportunidades, o que pode levar a mudanças importantes na forma como a organização funciona. A implantação do gerenciamento de processos pode ser facilitada pelo passo a passo:

 

Análise da instituição: definição do quem somos, da missão e visão da instituição de saúde.

 

Criação da equipe: escolha dos responsáveis.

 

Reunião interdepartamental: todos os colaboradores envolvidos no processo devem ter conhecimento dele e é importante deixar de lado a cultura da hierarquia.

 

Execução: momento de colocar em prática os processos delineados pela equipe, já com perspectivas de erros e possíveis soluções.

 

PDCA: Indicadores são fundamentais para o cumprimento dos processos. Após o mapeamento e implantação, é importante realizar a revisão contínua desses sistemas – não somente quando há sinais de erros, mas como método de prevenção. O uso do ciclo PCDA (do inglês plan – do – check – act, que significa planejar, fazer, verificar e agir) ajuda:

 

Planejar: análise dos problemas que precisam ser resolvidos na organização.

 

Fazer: execução propriamente dita, entre eles o treinamento da equipe.

 

Verificar: momento que permite saber se o processo foi feito de maneira correta, fazendo questionamentos e reavaliando o plano.

 

Agir: se os processos funcionam da forma planejada, garanta que continuem assim. Se há gargalos, mude-os.

 

Como o PDCA é um ciclo, a melhoria é contínua e, a cada vez que for;ativado, deve ser retornado ao início.

 

 

Uso de tecnologia da Wareline

 

Ao organizar dados referentes a todo o hospital, a tecnologia fornece importante apoio;na elaboração e implantação da metodologia de gerenciamento de processos.

 

Os softwares de gestão foram desenvolvidos para agilizar e facilitar as atividades;operacionais que fazem parte da rotina hospitalar de todas as instituições de saúde. Com eles, muitos processos que antes eram complicados são realizados automaticamente ou em poucos cliques.

 

Isso permite que o capital humano possa se dedicar a realizar outras atividades;com o objetivo de melhorar os serviços da instituição ou a outras atividades que não;dependem do auxílio do software para serem realizadas.

 

Cada um dos módulos do software hospitalar da Wareline foi desenvolvido com o objetivo de garantir mais organização e controle sobre os processos. Por isso, para saber se a rotina hospitalar está dentro do que a administração estipulou, é possível;emitir relatórios de diversos tipos.

 

A Wareline tem um sistema que cuida de todo workflow de gestão clínica e que reúne;informações referentes ao hospital em uma mesma plataforma – que pode ser acessada;por meio de qualquer dispositivo, seja computador de mesa, notebook, smartphone ou tablet.

 

Referência na área de tecnologia em saúde, a Wareline desenvolve sistemas que;padronizam dados, auxiliam na prevenção de erros e facilitam a rotina de trabalho do corpo clínico e dos gestores. É a parceira ideal para seu negócio!