3 vantagens de contar com um sistema de gestão financeira hospitalar

2020-01-14T15:15:35-03:00 16/01/2020|

Lidar com a gestão financeira hospitalar é um dos principais desafios dos administradores. Primeiro, por causa da sua complexidade; segundo, porque o sucesso das instituições de saúde está intimamente relacionado a um gerenciamento financeiro estratégico e eficiente.

 

A gestão financeira em hospitais tem como principal função gerenciar gastos, custos e investimentos de forma a alcançar as metas estabelecidas, fazer bom uso dos recursos e fornecer assistência médica eficiente aos seus pacientes.

 

Nesse gerenciamento entram os dispêndios com medicamentos, equipamentos, roupas de cama, a remuneração do corpo clínico e demais profissionais da área administrativa, os custos fixos com infraestrutura, segurança ou iluminação e outros recursos que são necessários ao bom funcionamento de um hospital.

 

A verdade é que as instituições operam como qualquer empresa e, para equilibrar o fluxo de caixa com prazos dos pagamentos e defasagem entre o recebimento de dinheiro pelos hospitais, os gestores precisam contar com um sistema de gestão hospitalar.

 

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível entender os custos e gastos imprevistos para planejamento de estratégias. Aquela decisão aparentemente simples de “cortar gastos” pode, além de não resolver problemas do orçamento, ainda gerar outras falhas na organização.

 

A tecnologia surge, portanto, como aliada ao reunir informações confiáveis, analisar dados, auxiliar no planejamento de decisões;e tornar possíveis planejamentos sobre, por exemplo, onde investir ou se é necessário economizar. Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais) é essencial para otimizar operações desde o faturamento, passando pelo financeiro e até contabilidade.

Podemos citar com mais detalhes três vantagens que um sistema de gestão hospitalar traz às instituições de saúde.

 

  1. Gestão de Pagamentos e Recebimentos (Contas a Pagar/Receber)

Toda a movimentação financeira do hospital é registrada em banco de dados, permitindo;a rastreabilidade do operador que fez a inclusão, alteração ou exclusão dos títulos a pagar e a receber. Há ainda a classificação dos títulos por cliente, fornecedor, data de vencimento, receitas/despesas e centro de curso.

 

O software de gestão hospitalar identifica receitas e gastos por departamentos;e possibilita um balanço dos setores mais onerosos e dos que carecem de investimentos. Há mais segurança e confiabilidade nos dados, facilidade para entender e tomar decisões.

 

  1. Contratos

Com um sistema que faça a gestão e o controle dos contratos de fornecedores;e clientes, a instituição terá domínio total sobre datas de vencimento, vigência e valores. Dessa forma, poderá haver geração e previsão do fluxo de caixa para os pagamentos e/ou recebimentos previstos em contrato.

  1. Controles mensais

Gastos fixos mensais como energia elétrica, telefone, internet e aluguéis não devem ser negligenciados. Manter um balanço mensal das finanças da instituição de saúde possibilita, portanto, controle mais eficaz da rentabilidade.

 

O controle mensal permite que os gestores se preparem para cobrir eventualidades causadas por atrasos no recebimento, glosas e inadimplência e ajuda na tomada de decisões para restabelecer o equilíbrio financeiro do hospital.

 

 

O módulo Financeiro da Wareline

 

Na Wareline temos uma estrutura de módulos focada no Financeiro, com intuito de auxiliar o gestor a atuar de maneira estratégica e segura na análise das receitas e despesas, orçamentos e previsões.

 

O módulo dá acesso aos relatórios, permite a correção de falhas, organiza documentos, possibilita o acompanhamento;do fluxo de recebimentos e pagamentos, controla os movimentos;de caixa, contas-correntes e aplicações e ainda classifica os custos em fixos, variáveis e/ou mistos.

 

As informações são disponibilizadas automaticamente e em tempo real, de acordo com o fluxo de;trabalho definido pela instituição de saúde. Todos os processos da empresa são automatizados, gerando maior ganho de produtividade, redução;de custos e absoluto controle sobre todas as operações.

 

 

Agora que você já conhece ao menos três vantagens financeiras em contar com um sistema de gestão hospitalar, e sabe que o módulo da Wareline faz o controle de movimentações bancárias, pagamentos, aplicações financeiras, cheques e muitos outros procedimentos, não perca tempo: podemos te ajudar a fazer uma gestão mais eficiente e sem riscos. Entre em contato!