Sistema da Wareline permite controle financeiro

2020-03-17T16:32:34-03:00 19/03/2020|

A tecnologia traz impactos no funcionamento de todo o hospital, mas é ferramenta obrigatória para um gerenciamento financeiro mais eficaz e assertivo ao automatizar processos, minimizar erros e acelerar resultados.

 

Ter um sistema de gestão possibilita aos profissionais dos setores de contas a pagar e receber, montar relatórios mais eficientes. Com os dados integrados, a análise fica muito mais simples e a visualização dos resultados pode ser vista em tempo real, o que facilita a tomada de decisões.

 

Software: controle financeiro hospitalar

O software de gestão para pagamento e recebimento da Wareline executa o controle financeiro geral, que inclui títulos a pagar e receber, classificado por cliente, fornecedor, data de vencimento, receitas/despesas e centros de custo (unidade de negócios). Além disso, identifica receitas e gastos por departamentos.

 

Raquel Portillo, do Atendimento ao Cliente da Wareline, afirma que, por meio dos relatórios gerados, o gestor consegue ter um controle preciso do seu fluxo de contas a pagar. “Dentro do nosso módulo financeiro, o relatório do contas a pagar está dividido em 5 formas de visualização: a pagar, pagamentos, adiantamentos, retenção de impostos e rateio de despesas.”

 

Raquel explica como funcionam os relatórios disponibilizados pela plataforma:

 

A pagar: com o relatório Contas a Pagar é possível filtrar todos os títulos em aberto, que foram pagos parcialmente ou totalmente. Ainda há possibilidade de usar filtros por emissão, entrada, vencimento, pagamento, por fornecedor, por tipo de documento, por condição de pagamento, títulos provisionados, com observação, etc.

 

Pagamentos: além de permitir a filtragem por emissão, entrada, vencimento e pagamento, esse relatório tem a opção de filtrar pelo banco/caixa em que foi realizada a baixa financeira, por forma de pagamento, por tipo de fornecedor autônomo, funcionário e pessoa jurídica.

 

Adiantamentos: com esse relatório é possível filtrar todos os adiantamentos de pagamentos realizados para fornecedores. Ainda permite analisar se esse fornecedor tem saldo ou se já foi quitado.

 

Retenção de impostos: aqui há três tipos de procedimentos. No primeiro, é possível gerar detalhadamente os impostos e os títulos que originaram a retenção; no segundo, são gerados fornecedores e seus impostos; no terceiro, é possível criar um relatório sintético em que aparecem acumulados os impostos gerados dentro de um determinado período.

 

Rateio de despesas: além de trazer alguns parâmetros que são dos dois primeiros relatórios – A pagar e Pagamentos –, este último permite filtros por centro de custo e por despesa apropriada para cada fornecedor.

 

As categorizações por filtros são imprescindíveis para que os relatórios contenham informações precisas. Quanto mais dados houver no sistema, maior será a assertividade para futuros planejamentos — seja para diminuir orçamento ou novos investimentos.

 

O sistema da Wareline permite aos gestores e profissionais do departamento financeiro traçarem estratégias a fim de um crescimento a longo prazo, com segurança e confiabilidade nos dados.

 

Planeje-se financeiramente

 

Os relatórios gerados com o módulo financeiro da Wareline detalham as entradas e saídas da instituição de saúde, possibilitam gerir glosas e trazem parâmetros que auxiliam em insights que visem controlar – e evitar – as inadimplências.

 

Este é o primeiro passo, e crucial, para uma gestão hospitalar eficiente e um melhor controle financeiro. Para um planejamento financeiro mais amplo, com metas e objetivos a serem alcançados a longo prazo, um sistema como o ERP otimiza operações desde o faturamento, passando pelo financeiro e até contabilidade.

 

Além de gerir os pagamentos e recebimentos, ele controla os contratos dos fornecedores e clientes por datas de vencimento, vigência e valores. E ainda faz uma parametrização dos gastos mensais. Isso permite que os gestores se preparem para cobrir eventualidades causadas por atrasos no recebimento, glosas e inadimplência e ajuda na tomada de decisões para restabelecer o equilíbrio financeiro do hospital.

 

O controle financeiro é fundamental para que você tenha a real visão da instituição de saúde. E a Wareline oferece a melhor solução para isso! Entre em contato!