Podcast da Wareline aborda benefícios da receita digital

2021-06-17T10:55:35-03:00 17/06/2021|

O perfil do consumidor de saúde mudou ao longo dos últimos anos. Ele está cada vez mais informado e empoderado — o que exigiu proatividade das instituições de saúde para oferecer novos modelos de trabalho.

 

Com a pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Como dissemos aqui, os hospitais têm que ter um olhar mais apurado ao paciente para fornecer a melhor experiência possível e criar cada vez mais valor em saúde. E isso significa extrapolar as barreiras físicas da instituição de modo a facilitar a rotina dos pacientes.

 

Pensando nisso, o 3º ConecteCast, podcast da Wareline, vem para evidenciar a importância de uma boa experiência e mostrar um exemplo prático de como a tecnologia já está otimizando a rotina das instituições, dos médicos e dos pacientes: as receitas digitais.

 

O Product Owner do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) e Analista de Desenvolvimento da Wareline, Fernando Fonte, conversou com Antonio Carlos Endrigo, diretor-médico da Nexodata, que explica o que são as prescrições digitais, quais são os benefícios da receita digital às instituições de saúde — e aos pacientes — e como funciona a integração com o sistema da Wareline.

 

 

 

O que é a receita digital

A receita digital, também chamada de prescrição digital, é uma solução de tecnologia em que médicos prescrevem medicamentos digitalmente.

 

É bastante diferente de uma receita convencional, impressa, quando a receita é preenchida e assinada a mão, ou é elaborada no computador, impressa e depois assinada a mão. Na receita digital, a assinatura é eletrônica (via certificado digital com o CRM da unidade federativa) e possibilita que o documento seja encaminhado pelo paciente à farmácia para a dispensação dos medicamentos.

 

Benefícios da receita digital

A receita digital é uma ferramenta de apoio para tomada de decisão clínica do médico. É uma solução importante não somente para os teleatendimentos, mas também para as consultas presenciais. Isso porque é um documento médico com validade jurídica e criado em ambiente com base completa de medicamentos e indicativo de interações medicamentosas, o que dá segurança a todos os envolvidos.

 

As receitas digitais também trazem grande economia aos hospitais no que compete à logística do papel — aquisição, armazenamento, manuseio dentro da impressora, desgaste do equipamento, uso de tonner, etc. Além disso, também garante ganho de produtividade ao médico e consequente economia de tempo no atendimento do paciente.

 

“Os protocolos hoje em dia contêm vários grupos de medicamentos, ou seja, numa prescrição manuscrita ou digital o médico tem que escrever ou digitar medicamento por medicamento a cada atendimento. Já numa plataforma de prescrições eletrônicas digitais, é possível acessar um protocolo já construído e a receita é automaticamente preenchida”, diz o diretor-médico da Nexodata.

 

Receitas digitais e segurança de dados

No ConecteCast, Antonio Carlos Endrigo salienta que todas as informações são armazenadas com segurança, por meio de dados criptografados e assinatura via certificado digital.

 

Uma prescrição assinada por um certificado digital e construída dentro de uma plataforma traz muito mais segurança ao paciente e, principalmente, para o médico.

 

Relação de medicamentos e farmácias

Atualmente a grande maioria dos medicamentos podem ser prescritos em receita digital e já são aceitos pelas farmácias — inclusive medicamentos de controle especial, que precisam de formulários específicos, como antibióticos, alguns psicotrópicos e analgésicos.

 

Na aplicação desenvolvida pela Nexodata e integrada ao sistema da Wareline, o médico pesquisa medicamentos numa base de dados com aproximadamente 3 mil fármacos e 55 mil apresentações distintas e consegue visualizar as possíveis interações medicamentosas. Apenas os de tarja preta ainda não podem ser prescritos digitalmente.

 

A lei 13.989, de abril de 2020, regulamenta que todas as farmácias em rede nacional estão capacitadas para fazer a dispensação por meio de receita digital assinada com certificado digital.

 

A integração com o sistema da Wareline

A ferramenta de receita digital desenvolvida pela Nexodata está integrada ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) Web da Wareline. Basta uma configuração na ativação do receituário para instituições e profissionais poderem usufruir da funcionalidade no sistema.

 

A integração ocorre de forma transparente, ou seja, tanto médico quanto paciente não percebem a transição entre as duas plataformas. Além disso, os dados ficam armazenados no prontuário do paciente como histórico e para consulta posterior, tornando esta integração segura e funcional.

 

Como funciona a prescrição eletrônica pela Wareline

Quando o médico acessa a opção de criar um novo receituário dentro do PEP Web, no sistema da Wareline, uma janela é aberta no navegador para o médico prescrever o medicamento com a dosagem, frequência e demais orientações necessárias.

 

Automaticamente — e instantaneamente — o sistema da Wareline envia os dados básicos do paciente e do médico, que são necessários para o receituário digital, à Nexodata. Quando o processo é concluído, o paciente recebe um SMS no celular com o link para a receita digital.

 

Nela há um código, ou QR Code, para o paciente apresentar na farmácia conveniada e obter o medicamento prescrito.

 

Hoje são mais de 30 mil médicos que prescrevem pela Nexodata e mais de 20 mil farmácias conveniadas. Para os clientes da Wareline que contam com o PEP Web, não há custo para a integração. A única necessidade é o uso de um certificado digital — seja de qualquer autoridade certificadora, de primeiro, segundo ou terceiro níveis.

 

A integração entre o PEP Web da Wareline e o receituário digital da Nexodata é simples e bem intuitiva para o médico. Ela agiliza o processo para os médicos, possibilita redução de custos, agrega valor ao hospital, garante mais segurança e melhora a experiência do paciente.

 

Confira o podcast aqui e fale com a Wareline para contar com os benefícios da receita digital no seu PEP. Se você ainda não é nosso cliente, entre em contato para elaboração de um plano de implementação em conjunto com receitas digitais.

Envie sua mensagem via WhatsApp