Integrador de Nota Fiscal: nova solução da Wareline permite mais agilidade na emissão de notas do seu hospital

2021-05-06T14:58:44-03:00 29/04/2021|

Quanto tempo os profissionais da sua instituição de saúde perdem emitindo notas fiscais (NF)? É possível que você não consiga responder a essa pergunta de prontidão, então vamos fazer uma outra: quantas notas fiscais seu hospital emite ao mês?

 

Se for um número relativamente grande, sugerimos que continue a leitura deste artigo porque temos uma solução para resolver seus problemas.

 

A Wareline lançou uma nova funcionalidade dentro do Conecte/w – sistema de gestão hospitalar: o integrador de notas fiscais. Isso significa que agora os nossos clientes não precisarão mais fazer a emissão de notas manualmente nos portais de cada prefeitura. A dinâmica é a seguinte: com a integração, a Wareline envia uma solicitação de emissão de NF que, depois de validada, é emitida pelo portal da prefeitura.

 

Economia de tempo é o grande benefício

 

Com o integrador de notas fiscais, as instituições de saúde ganham em agilidade e segurança de dados, porque o sistema não permite incorreções de valor. Ou seja: o montante executado é exatamente aquilo que vai para a nota.

 

Mas o maior benefício é a economia de tempo para os profissionais que atuam não somente com faturamento, mas também no atendimento — quando a nota é emitida na frente do cliente.

 

O líder da vertical financeira da Wareline, Alexon Daniel Siqueira, que esteve diretamente envolvido no desenvolvimento da solução, conta como funciona a rotina de emissão de nota fiscal. “É um processo moroso. Em muitas instituições, quem faz o atendimento precisa sair do sistema, entrar no Portal da prefeitura e logar com usuário e senha. Em algumas, somente a tesouraria possui senha e precisa ser acionada.

 

Após o login, é preciso inserir o CPF do paciente que tomou o serviço — seja uma consulta, exame ou procedimento, por exemplo. Se o paciente ainda não for cadastrado no sistema da prefeitura, é preciso fazer todo o preenchimento de dados”, explica.

 

Na sequência, o profissional acrescenta o serviço realizado e seu respectivo valor, imprime o comprovante, entrega para o paciente e precisa voltar no sistema da Wareline para preencher os dados da NF recém emitida no portal da prefeitura para completar o processo no sistema. “Alguém com experiência nessa rotina demora em torno de 4 minutos para emitir uma nota na Prefeitura de Campinas, por exemplo, se precisar fazer o cadastro de um novo CPF. Caso não seja necessário, esse tempo tende a cair pela metade: 2 minutos”, orienta Alexon, que fez a simulação.

 

Para entender o tempo médio que a instituição de saúde perde apenas com emissão de nota, basta multiplicar esses 2 a 4 minutos pelo número de notas emitidas/dia. Um hospital que gera 100 notas por dia, por exemplo, gasta 200 minutos, no mínimo.

 

Isso significa que um profissional (ou mais) dedica mais de 3 horas por dia de trabalho apenas emitindo nota fiscal. “Com o integrador de nota fiscal, há muito mais agilidade e economia de tempo, porque todo esse trâmite é feito automaticamente. Como sabemos que tempo é dinheiro, o hospital só tem a ganhar com essa funcionalidade”, diz.

 

 

O integrador de NF é para a sua instituição?

 

Todas as instituições de saúde que oferecem serviços particulares (ou convênios com coparticipação) e que têm grande volume de emissão de notas fiscais irão se beneficiar com o integrador de nota fiscal.

 

Para as unidades que mantêm mais de uma filial, a agilidade e a economia de tempo são ainda maiores porque não haverá necessidade de fazer cadastros em prefeituras diferentes. “A estratégia no desenvolvimento da solução é simplificar o serviço. O usuário faz um processo só e automaticamente nosso software faz a ‘mágica’ de emitir a nota”, conta Alexon. É importante salientar, no entanto, que a integração é feita por CNPJ.

 

O integrador de nota fiscal é mais uma solução da Wareline para nossos clientes que já possuem o Conecte/w — ou têm interesse em adquiri-lo. Se seu hospital emite grande volume de notas fiscais e precisa resolver esse problema, conte com a gente.

Envie sua mensagem via WhatsApp