Controladoria Hospitalar: por que o seu hospital precisa considera-la

2019-04-04T11:59:31-03:00 04/04/2019|

Seu hospital conta com o departamento de controladoria? Infelizmente, a probabilidade da sua resposta ter sido negativa é grande. Ainda que este setor seja tido como decisivo em diversas empresas, parece que na área da saúde caminha a passos lentos. O motivo pode variar de falta de conhecimento sobre seus benefícios, não priorização da área frente a outras demandas da instituição ou até mesmo falta de preparação das equipes para saber por onde começar.

A questão é que este não precisa ser um bicho de sete cabeças. Seu hospital pode – e deve – considerar contar com um departamento dedicado ao controle das informações que circulam internamente. Vamos te explicar o porquê de contar com uma controladoria hospitalar. Acompanhe!

Gestão Integrada

Uma unidade de controladoria promove a gestão conjunta de áreas como financeiro, tesouraria, custos e contabilidade. E contar com essa integração entre setor administrativo, financeiro e contábil possibilita que a gestão seja feita com melhor planejamento e baseada em dados e relatórios reais, que permitem decisões mais assertivas e seguras.

Nada melhor do que um olhar atento do controller em todos os setores do hospital para enxergar o que pode ser otimizado e evitar desperdícios e gastos desnecessários. Economia na ponta do dedo faz toda a diferença no orçamento anual do hospital.

Equilíbrio financeiro e econômico

As atividades da controladoria precisam estar alinhadas com o objetivos da instituição para que, assim, possam resultar em equilíbrio financeiro e econômico, somadas à atuação assistencial que promova satisfação e segurança do paciente.

Fornecendo dados importantes sobre o dia a dia do trabalho no hospital, a controladoria cumpre o papel de auxiliar a administração na tomada de decisões estratégicas fundamentadas em informações reais e números transparentes que trazem melhorias contínuas para a instituição.

Inovar para crescer com qualidade

Inovação é a palavra-chave para o hospital alcançar os objetivos desejados e ganhar qualidade em todos os serviços oferecidos. Aliás, qualidade tem um significado amplo para esse tipo de instituição. Para trabalhar diretamente com a saúde das pessoas é preciso manter um alto grau de profissionalismo de todos os colaboradores. Isso previne falhas e traz o melhor atendimento possível para os pacientes enquanto estiverem sob os cuidados do hospital.

Sabe como a controladoria ajuda na inovação do hospital? Cruzando a maior quantidade de informações possível e estabelecendo índices de desempenho (KPI’s) que proporcionam uma visão bem realista da instituição. Essa “fotografia” detalhada mostra onde e como os problemas acontecem e fornecem insights importantes que auxiliam na sua correção.

Estruturação organizacional

Sim, a controladoria hospitalar também é responsável pela estruturação geral da instituição. Afinal, o controle precisa chegar em cada canto do hospital. Sem essa visão macro fica difícil entender como funcionam todos os procedimentos adotados e os serviços oferecidos aos pacientes. Estar próximo de cada setor é um dos segredos para uma controladoria de sucesso. Não é à toa que um controller precisa ter habilidades variadas em áreas como contabilidade, direito, matemática, estatística, economia, administração e também conhecer a fundo o processo organizacional da instituição em que atua.

Agora que você já está craque para defender a importância de ter um departamento de controladoria hospitalar, que tal acelerar o passo e conversar com seus administradores? Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar é só entrar em contato!