Comunicação Hospitalar: de que forma o sistema de gestão hospitalar pode colaborar?

2021-06-04T10:36:06-03:00 04/06/2021|

A pandemia chegou e deixou ainda mais evidente como a comunicação é fundamental para a sobrevivência das instituições de saúde – aqui demos detalhes de como isso acontece na prática, com um case junto da Santa Casa de Assis. Informações trocadas entre os profissionais de forma clara e objetiva, bem como registradas no sistema de gestão hospitalar da maneira mais detalhada e cuidadosa possível reflete diretamente em segurança para os pacientes, para os times e ajuda os hospitais a minimizarem as possibilidades de terem que lidar com questões decorrentes de eventos adversos, por exemplo.

 

A seguir listamos funcionalidades do nosso sistema que mostram como colaboramos com a comunicação dentro e fora das instituições clientes:

 

PEP

O uso de processos digitais como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) possibilita que os dados médicos sejam armazenados de forma otimizada e segura. No prontuário estão todas as informações do paciente, desde agendamento, diagnóstico, passando por medicações administradas, exames realizados, até procedimentos cirúrgicos. Assim, ele reúne dados da jornada do paciente que são fundamentais para a assistência médica, para a segurança do paciente e também fundamentais para a gestão financeira da instituição.

 

Aplicativos

Algumas das soluções que o sistema de gestão hospitalar oferece que colaboram não apenas para que o hospital seja mais inovador. Elas permitem que tenha mais assertividade no registro e acompanhamento de informações sobre pacientes e serviços oferecidos são aplicativos como o App de Enfermagem e o App de Higiene e Limpeza. O primeiro facilita a comunicação das equipes de enfermagem ao conectar fluxos de trabalho entre todos os envolvidos no processo de segurança assistencial. O segundo organiza e distribui, em tempo real, as atividades dos profissionais de limpeza, que podem identificar quais dependências do hospital estão necessitando dos serviços, liberando os leitos com mais agilidade.

 

Telemedicina

Desde que a pandemia começou e os atendimentos por meio de telemedicina passaram a ser regulamentados, a Wareline adaptou seu sistema para fornecer suporte para essa nova dinâmica do atendimento no País.

Assim, nosso sistema passou a contar com funcionalidades que permitiram agilizar o atendimento que nossos clientes prestam.

Integrada com o módulo PEP WEB, que reúne todos os dados dos pacientes, nossa plataforma de Telemedicina permite melhor interação entre médico e paciente durante a teleconsulta, com informações trocadas de maneira clara, segura e intuitiva.

 

Gestor

Na nossa plataforma de relacionamento com os clientes, é possível acessar os módulos do sistema, abrir SOAs, bem como acompanhar novidades do sistema e se capacitar por meio de vídeos e tutoriais. Além disso, um chat permite acesso direto aos nossos times para tirar dúvidas em tempo real.

 

Na página inicial – e num espaço nobre do Gestor por conta da localização de destaque-, os clientes podem inserir banners com informações internas que sejam relevantes para o hospital, como comunicados ou avisos. Isso auxilia na comunicação interna da instituição. Na medida em que os colaboradores ficam mais próximos e engajados, são envolvidos em processos e ficam alinhados com as melhores práticas estabelecidas pela instituição. Para quem quiser fazer o teste, acesse o menu gestão, clique em banner e há a opção de inserir uma imagem e um link.

 

Comunicador | Chat Interno

Dentro do Conecte/w nossos clientes contam com um espaço interativo que permite mais uma forma de comunicação junto das equipes. Utilizando o chat, qualquer colaborador com acesso ao sistema consegue mandar mensagens individuais ou em massa para diferentes setores. Independente do módulo em que está logado, assim que o usuário entra, ele recebe um pop up de mensagem avisando que chegou novidade por ali. Isso colabora ainda mais para essa comunicação direta e eficaz.

 

Envio de SMS

Com o Módulo Agendamento, o agendamento de consultas, exames e pequenas cirurgias, por exemplo, são gerenciados permitindo o controle de todo o tipo de agenda – além do envio de SMS com lembretes. Ou seja, permite que a agenda seja mais eficiente, e possibilita economia de tempo e de ligações. É também uma forma de se aproximar dos pacientes, se comunicando de forma mais direta e eficaz, com maior controle dos atrasos e possíveis ausências.

 

 

Parcerias estratégicas

Recentemente, uma parceria com a TuoTempo (Doctoralia), tem permitido trabalhar com tecnologia ainda mais focada na comunicação e relacionamento com o paciente. Trata-se de um CRM exclusivo para o setor de saúde. Ele tem a proposta de reduzir custos de gestão e fidelizar pacientes por meio de ferramentas de relacionamento online integradas. Entre as funcionalidades da solução estão Comunicação interativa, com campanhas de marketing segmentadas e Portal do Paciente, onde é possível realizar o pagamento online antecipado de serviços realizados. Com o módulo de Check In, os pacientes também podem registrar sua chegada na instituição de maneira rápida e sem filas.

 

Se você busca formas de aprimorar a comunicação hospitalar, utilize a tecnologia a seu favor. Fale com a Wareline e descubra como podemos ajudar!

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