Hospital de Goiás inova com aplicativo de enfermagem

2020-12-11T11:03:45-03:00 03/09/2019|

O Hospital do Câncer de Rio Verde é o primeiro do estado de Goiás a implementar novo sistema tecnológico com intuito de atender seus usuários com mais eficiência e segurança. Desenvolvido pela Wareline, o aplicativo de enfermagem ainda visa otimizar o atendimento e facilitar a rotina dos médicos e enfermeiros.

 

Como antes os processos da equipe de enfermagem eram realizados manualmente, com uso de formulários e listas de controle impressos, a maior dificuldade dos colaboradores do hospital correspondia à busca de informações dos pacientes de forma ágil e efetiva.

 

APP de Enfermagem

Ao iniciar os serviços de internação clínica no Hospital do Câncer de Rio Verde, em março deste ano, a gestão da instituição de saúde sentiu necessidade de informatizar todos os setores do hospital, usufruindo dos módulos do nosso sistema Conecte/W, uma plataforma única que oferece rapidez, segurança e mobilidade.

 

“A Wareline nos apresentou a inovação do aplicativo e percebemos que seria um diferencial tecnológico para nossos pacientes e colaboradores, uma vez que agilizamos os processos e os tornamos mais seguros. Como quando acompanhamos o atendimento pelo Painel de Aprazamento e dupla checagem das informações via sistema”, explica a superintendente do Hospital do Câncer de Rio Verde, Iara Alonso.

 

A adaptação da equipe para o melhor uso da ferramenta foi feita por Iara e pelas gestoras de TI, Isabelle Rodrigues Medeiros, e de Enfermagem, Maria de Jesus da Silva Ribeiro. “Iniciamos o App de enfermagem simultaneamente com os demais fluxos do setor e, em razão disso, a adaptação da equipe foi positiva”, conta Iara.

 

 

Dados dos pacientes

 

Atualmente, cerca de 60 colaboradores no setor de enfermagem trabalham com o aplicativo. Medicamentos, horários e cuidados especiais prescritos pela equipe médica agora são feitos diretamente na beira-leito, por meio da leitura do código de barras da pulseira do paciente.

 

Com isso, a inovação tecnológica permite acesso a todo o histórico do paciente. Informações como temperatura, frequências cardíaca e respiratória, dor, pressão arterial e saturação dos pacientes também ficam disponíveis na tela do tablet.

 

Para a superintendente do hospital, o aplicativo tem colaborado para a segurança dos seus usuários, minimizando riscos ao identificar corretamente o paciente e precisar o horário de checagem. “O aplicativo de enfermagem apresenta informações como dosagens, vias, posologias, princípios ativos e orientações gerais sobre o processo, que são fundamentais para realizarmos a verificação exata das medicações”.

 

A agilidade e a facilidade no registro das informações dos pacientes ainda otimizam o trabalho dos colaboradores. Desta forma, as atividades do setor são executadas com excelência e o paciente se torna melhor assistido e mais seguro diante da tomada de decisões dos profissionais.

 

Iara informa que atualmente os profissionais de enfermagem se direcionam diretamente aos leitos para realizar as checagens e registros no sistema. “Este processo agrega valor à área da saúde em nossa região, uma vez que somos pioneiros na checagem beira-leito em hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde.”

 

O aplicativo de enfermagem ainda permite a checagem de lote de data de validade dos medicamentos, registra a rotina de transferência de leitos dos pacientes em tempo real, evita erros de saídas indevidas e de produtos não prescritos e reduz a necessidade de digitações e processos manuais.

 

Como resultado, impulsiona a segurança do prontuário digital, garante melhor aproveitamento do fluxo de operação, aumenta a produtividade das equipes de enfermagem e traz mobilidade. O nível de segurança do hospital aumenta, melhora o controle de estoque e a rapidez na transferência de informações importantes sobre o paciente.

 

Equipe do Hospital do Câncer de Rio Verde

 

 

Escolha pela Wareline

 

A escolha pelo aplicativo de enfermagem da Wareline se deu por conta da disponibilidade da empresa com relação às melhorias contínuas. “A Wareline entende as necessidades de quem está vivenciando o dia a dia de um hospital e participa do desenvolvimento dos processos que levam à excelência. Além do mais, nossa instituição busca ser referência no mercado, e a empresa possui recursos tecnológicos que irão nos ajudar na conquista da Acreditação Hospitalar e demais certificados, por meio da entrega de um serviço de excelência à população”, diz Iara.

Envie sua mensagem via WhatsApp