Donato Hospital de Olhos é certificado com o selo Qmentum

2020-02-18T17:29:59-03:00 20/02/2020|

O Donato Hospital de Olhos, localizado em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, é o primeiro serviço oftalmológico mineiro a obter a Certificação Internacional Qmentum do Canadá, um dos mais rigorosos e importantes sistemas de avaliação das instituições de saúde de todo o mundo.

 

Prestes a completar 45 anos de fundação agora em março, o Donato entra, portanto, na lista das instituições mais avançadas do País em gestão e atendimento do paciente. A conquista vem para coroar as festividades.

 

O selo, obtido em novembro de 2019, atesta qualidade, humanização, segurança do paciente, excelência em resultados, equipe médica e técnica qualificada, foco na consolidação e evolução da instituição e inserção de tecnologias médicas.

 

Garantir a qualidade e a segurança da assistência prestada ao paciente foi o que motivou a instituição a buscar o reconhecimento da Metodologia Internacional da Accreditation Canada. E, para que fosse exitoso, uma equipe multidisciplinar participou do processo.

 

Profissionais da enfermagem, farmácia, do setor administrativo e do corpo clínico se reuniram para definir diretrizes e elaborar estratégias. As enfermeiras Michelle Cristina Bertozzi, 38 anos, e Patricia de Cassia Moras Reche, 35 anos, participaram desse processo.

 

Gerente de enfermagem e responsável técnica, Michelle atua no Donato Hospital de Olhos há 22 anos. Já Patrícia, que está no hospital há 19 anos, é gerente de atendimento clínico e diagnóstico. Para elas, o envolvimento de uma equipe multidisciplinar aumenta a eficácia e a qualidade relacionada ao cuidado na área de saúde – além de trazer melhorias na comunicação entre os próprios profissionais.

 

Os diferenciais do Donato Hospital de Olhos

 

O Donato Hospital de Olhos atende atualmente uma média de 500 pacientes por dia, de todas as idades, e realiza 700 cirurgias ao mês. Entre os tratamentos oferecidos estão catarata, ceratocone, cirurgia refrativa, córneas e superfície ocular, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, oftalmopediatria, plástica ocular e estética e retina.

 

São 18 médicos – entre eles quatro anestesistas e dois cardiologistas – e 95 funcionários que buscam a melhoria contínua na qualidade e segurança dos pacientes e entendem as necessidades da população assistida.

 

Para o processo de acreditação foram necessários investimentos e adequações no hospital de grande porte. O espaço físico foi ampliado e adequado à legislação e protocolos;internacionais de segurança foram implantados em todas as áreas de atendimento ao paciente.

 

Michelle diz que os pontos determinantes para a obtenção do selo Qmentum do Canadá foram o atendimento humanizado, a busca pela;excelência e a assistência prestada ao paciente, que segue as melhores práticas. “E, principalmente, o envolvimento da alta liderança que sempre;apoiou e forneceu os recursos necessários para que as melhorias fossem implantadas.”

 

São esses diferenciais que igualam, em nível de excelência, o Donato Hospital de;Olhos a hospitais como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, ambos em São Paulo. E indicadores de qualidade e segurança do paciente são constantemente acompanhados para manter essa excelência.

 

Parceria com a Wareline

 

A parceria com a Wareline e as soluções tecnológicas em saúde também foram;essenciais para que o Donato Hospital de Olhos conquistasse a Certificação Internacional Qmentum do Canadá.

 

“O sistema de gestão nos possibilita, através do acompanhamento e análise;crítica de dados, uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, além de auxiliar;na melhoria contínua dos processos”, conta Michelle.

 

Foram necessárias, inclusive, adaptações em tecnologia para que o processo de obtenção do selo;fosse exitoso – e que foram prontamente executadas pela Wareline. O sistema de controle de estoque e farmácia foi essencial para garantir acurácia e indicadores. Além disso, promoveu melhora na eficácia operacional com otimização de recursos e processos.

 

A acreditação Internacional Qmentum do Canadá é o reconhecimento pelos 45 anos de excelência nos serviços prestados. A população atendida pela instituição de saúde ganha em qualidade, segurança e humanização. E nós, da Wareline, só temos a agradecer por poder fazer a diferença;e contribuir com inovações em instituições como o Donato Hospital de Olhos. Nos orgulhamos em tê-lo entre nossos clientes!