Cliente da Wareline participa de expedição pelas comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas

2019-11-04T13:15:27-03:00 07/11/2019|

Há seis anos, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Papa Francisco compartilhou com missionários da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis, na Providência de Deus, sua preocupação com as comunidades ribeirinhas da região do Rio Amazonas.

 

Não demorou muito para que surgisse a ideia de construir um barco que levasse a essas comunidades assistência médica e odontológica. Homenageando o pontífice, o Barco Hospital Papa Francisco teve como base a cidade de Óbidos, no Pará, mas percorreu mais de 12 cidades disponibilizando serviços de saúde a mais de 1 mil comunidades.

 

Com 32 metros de extensão, o Barco Hospital contou com 10 tripulantes fixos e 20 voluntários na expedição que durou dez dias em julho de 2019. Um deles era o analista de sistemas Luiz Fernando Caiel, que responde pelo gerenciamento do sistema da Wareline nas 18 unidades da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

 

Para Luiz Fernando, a experiência do Barco Hospital é renovadora e única. “É gratificante participar e acompanhar todos os detalhes de perto e principalmente fazer parte desta história.”

 

Luiz e equipe na última expedição do barco

 

 

Consulta, diagnóstico e medicação

 

O hospital flutuante comporta consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria.

 

A população ribeirinha, que precisa viajar às vezes por mais de 15 horas em busca de médico – muitas vezes sem êxito —, parecia desacreditar ao ver um hospital na porta de suas casas. Além de passarem pela consulta médica e odontológica, já saiam com o diagnóstico e a medicação.

 

O Barco Escola mantém equipamentos para exames como raio-X, ultrassom, mamógrafo, e eletrocardiograma. Responsável pela área de tecnologia, Luiz Fernando fala dos desafios enfrentados durante a expedição, como a definição;do fluxo dos atendimentos, o trabalho com o mínimo possível de papel, as integrações com outros sistemas, entre outros.

 

“Mas, as expectativas sempre são as melhores e acreditamos que grandes frutos serão colhidos por toda Associação. Afinal, para aquela população ribeirinha que não tinha acesso à saúde, não tinha condição nenhuma;de fazer um tratamento dentário ou algum exame de prevenção, chegamos para trazer esses serviços. O nosso maior trabalho é para essa população e servir à vida”, finaliza.

 

 

Orgulho em fazer parte

 

Foi pelas mãos de Luiz Fernando que o sistema da Wareline chegou às comunidades ribeirinhas;do Rio Amazonas, o que nos enche de orgulho e satisfação. Para o Gerente Comercial da empresa, Raphael Castro, o pedido do Papa Francisco à Associação que;administra o hospital na Amazônia possibilitou a concretização de um sonho não somente do pontífice, mas de muitas pessoas.

 

“Sonho que eu, de certa forma, também sonhei junto e que vai levar saúde a uma população;que talvez nunca tivesse acesso a um exame de tomografia, mamografia, oftalmologia e cirurgias, juntamente com prontuário eletrônico, histórico clínico e demais;benefícios que nossos sistemas implementados vão proporcionar”, diz Raphael.

 

 

Tecnologia como parceira

 

O uso da tecnologia é fundamental para diagnósticos precisos, agilizar os atendimentos, garantir a segurança dos pacientes e prover os hospitais de indicadores que auxiliam em sistemas de gestão.

 

Intrínseca ao cotidiano das pessoas e aos ambientes corporativos, ela se tornou grande aliada;das instituições de saúde e agora chega inclusive a áreas mais remotas, como as comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas.

 

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, por meio;de Luiz Fernando, destaca três módulos da Wareline. O módulo de Business Intelligence, que analisa quantidade de consultas, exames e procedimentos realizados; e os módulos de Custo Hospitalar e Custo Paciente, que possibilitam a identificação do tratamento pós-cirúrgico efetivo e mais barato, ajudando na saúde financeira do hospital e sem afetar na eficácia do tratamento.

 

A parceria com a Wareline, que já existe há 11 anos, se dá porque as soluções tecnológicas são;inovadoras e levam melhorias aos hospitais da Associação. “E a equipe está sempre disposta a melhorias e mudanças, além do relacionamento entre;empresa e cliente sempre ser próximo”, diz Luiz Fernando.

 

A Wareline se orgulha em ter clientes como o Luiz Fernando e a Associação e;Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, dispostos a sempre trazer melhorias a seus pacientes.