A importância da gestão do conhecimento na saúde e novas tecnologias para capacitação

2020-06-18T11:33:15-03:00 18/06/2020|

Ter profissionais qualificados, engajados e produtivos é primordial em qualquer negócio. Ainda mais em instituições de saúde, em que processos e parâmetros são alterados constantemente e a equipe tem que lidar com o aspecto da humanização.

 

E para atingir esse patamar, os gestores que pensam estrategicamente sabem que é preciso manter uma cultura de capacitação contínua. Mas em qual momento é necessário investir na qualificação dos profissionais? Por onde começar? Com quem contar?

 

As dúvidas são muitas e alguns passos podem ser seguidos para colocar em prática na instituição de saúde. Há 3 indícios que indicam a hora certa de treinar seu time: falta de integração entre as equipes, aumento de reclamações por parte dos pacientes e mudanças estruturais e de tecnologia. Isso sem falar em queda de produtividade, descumprimento de prazos e tarefas, desmotivação dos profissionais, entre outros.

 

Quando um desses fatores ou a soma de vários deles se torna frequente, é hora de fazer o treinamento da equipe. E dentre todas as formas de buscar qualificação, aquelas ligadas à tecnologia ganham destaque.

 

Isso porque os softwares de gestão hospitalar não se operacionalizam sozinho e, por mais avançados e intuitivos que sejam, precisam de colaboradores capacitados e qualificados, que saibam extrair o máximo valor das ferramentas disponíveis. Conhecer o sistema de gestão hospitalar no detalhe e saber utilizá-lo corretamente traz uma série de vantagens para os times e, consequentemente, para a instituição.

 

Mas o que parece simples na teoria, pode ser um pouco complexo na prática. Há alguns entraves que os gestores das instituições de saúde tão bem conhecem e que acabam dificultando o processo de capacitação dos profissionais – seja a dificuldade em organizar as agendas para reunir o time, seja conseguir sanar todas as dúvidas em um único dia e/ou acessar um programa didático, simplificado e de qualidade.

 

Os treinamentos remotos e webinars

 

Mais uma vez a tecnologia vem para auxiliar. Nos últimos anos, os treinamentos remotos e os webinars têm se mostrado excelentes alternativas, em especial porque têm bom custo-benefício e possibilitam otimização de tempo, engajamento, motivação e valorização do colaborador.

 

A mobilidade e a flexibilidade também são importantes vantagens. Os profissionais podem participar dos treinamentos usando seus próprios aparelhos de casa ou de qualquer lugar em que estejam, no horário que acharem mais conveniente, o que faz com que já se familiarizem com a tecnologia. E a modalidade ganha ainda mais força em tempos em que há recomendação de distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus.

 

 

Wareline está preparada para capacitar

 

Na vanguarda quando a questão é tecnologia e capacitação, a Wareline vem realizando treinamentos remotos com seus clientes desde o início de 2019. De lá para cá foram mais de 200, contemplando diversos módulos do sistema de gestão hospitalar: Financeiro, Glosas e Repasses, Enfermagem, Indicadores, PEP, Cadastros, Estoque, Faturas, Custo, entre outros. E a adesão dos clientes a este formato é crescente: mais de 20% deles já foram treinados remotamente.

 

Como funcionam os treinamentos

 

Os treinamentos da Wareline estão disponíveis para todos os clientes, desde aqueles que estão na fase de implantação do sistema àqueles que há tempos mantêm parceria com a empresa. A temática pode ser solicitada pelo próprio cliente por meio da plataforma “Gestor” e os responsáveis por ministrar as aulas são os colaboradores da Wareline do time de Operações.

 

A capacitação pode ser ao vivo ou gravada. Quando o foco principal é sanar dúvidas, é mais interessante optar pelo vídeo ao vivo. Já quem busca flexibilidade e prefere ter a liberdade de pausar o vídeo irá preferir os modelos gravados.

 

Há ainda outra opção para treinamentos dos times: os webinars. São vídeo-aulas ao vivo apresentadas pela equipe de Atendimento ao cliente da Wareline, que faz a troca de experiências com os clientes e se coloca à disposição para responder a todos os tipos de dúvidas.

 

A diferença para os treinamentos remotos ao vivo é que os webinars têm temas fixos, são gratuitos e agendados previamente pelo time da Wareline. Os convites são enviados aos clientes sempre que há um novo webinar disponível.

 

A Wareline entende que a qualificação contínua e o engajamento dos profissionais de saúde são essenciais para que as instituições de saúde sejam de excelência e competitivas no mercado. E por isso está em constante aprimoramento.

 

Queremos levar aos nossos clientes não somente soluções em tecnologia, mas formas de garantir o aprendizado de forma prática e com excelente custo-benefício. Assim, todas as funcionalidades do sistema são colocadas em prática e trazem resultados para os hospitais.

 

Está em busca de um sistema de gestão hospitalar pautado no workflow hospitalar e aderente à necessidade de seus times? Fale com um de nossos especialistas!