O laboratório de análises clínicas, na verdade, foi apenas a mola propulsora para a solução. O hospital – responsável por atender mensalmente 5082 pessoas no pronto socorro, 485 internações e 168 cirurgias – já passava por dificuldades consideráveis. A diretora administrativa da Santa Casa de Presidente Venceslau, Valdirene Ferreira, diz, por exemplo, que “faltavam medicamentos na farmácia”, problema que, segundo ela, era provocado pela ausência de controle de entrada e saída dos produtos.
Com uma arquitetura de desenvolvimento baseada unicamente nos fluxos hospitalares, o software de gestão da Wareline abrange todos os processos em um único núcleo de informações gerenciais. Além disso, o sistema, desenvolvido na plataforma Windows, utiliza um único banco de dados relacional – PostgreSQL (Gratuito), o que proporciona coerência, segurança e integridade das informações a custo zero.
Toda a instituição é atendida pela solução, que teve ativados os módulos de cadastros, agendamento, atendimentos, prescrições, SADT, centro cirúrgico, estoque, compras, faturas, convênio, custo/paciente, glosas e repasse, AIH, BPA, APAC, central TISS, financeiro, contábil, prontuário, gerador, exportação, importação e laudos web.
Assim, o hospital passou a ter não só um controle maior dos seus processos, como pode estabelecer e monitorar seu orçamento, algo que facilita o trabalho no setor de faturamento e dinamiza a produção de relatórios de acompanhamento. “Não tínhamos relatório do funcionamento de todos os setores, e assim era difícil fazermos algum projeto de longo prazo”, explica Valdirene Ferreira.
Além disso, o método também aproxima o contato entre paciente e médico. A praticidade oferecida estimula uma relação mais rápida, mas sem perda de confiança e transparência. Um exemplo é a possibilidade de agendar consultas e cirurgias por meio de SMS, que podem ser enviados diretamente aos médicos.
A diretora do hospital conta que a mudança não só fez diferença para diminuir as despesas do hospital, como agregou valor ao atendimento. Ela ainda aproveita para explorar alguns dos outros módulos desenvolvidos pela solução no hospital: cadastros, prescrições, estoque, centro cirúrgico, compras, convênio, custo/paciente, SADT (Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia), prontuário, exportação, importação e laudos web.
Fonte: TI Inside Online