O estudo traz dados sobre o processo de ressarcimento ao SUS, cujos repasses são feitos pelas operadoras referentes às despesas com o atendimento dos consumidores de planos privados em unidades públicas de saúde.
Além disso, apresenta também novos dados relativos aos prestadores de serviços de saúde. Em abril de 2007, o mercado de saúde suplementar contava apenas com 859 estabelecimentos cadastrados que permitiam internação. Passados cinco anos, 2.052 estabelecimentos cadastrados prestam esse atendimento. Os consultórios isolados e as clínicas ou ambulatórios especializados destacam-se como os estabelecimentos que, proporcionalmente, mais atendem aos consumidores de planos de saúde.
Segundo a ANS, a entrada em vigor da RN nº 259, que dispõe sobre a garantia de atendimento aos beneficiários, destaca-se como principal motivo pela alta no índice de reclamações de consumidores, a partir de fevereiro. “A reincidência de 37 operadoras em não cumprir os prazos de atendimento estabelecidos por esse normativo culminou, em julho, na suspensão da comercialização de 268 planos até a próxima avaliação trimestral, que será divulgada pela ANS em setembro”, afirma, em comunicado, a ANS.
Fonte: Saúde Web