O setor de planos de saúde ocupam a segunda posição no ranking de segmentos com maior número de atendimentos realizados pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em 2011. O balanço anual divulgado pelo Instituto nesta quinta-feira,(1), mostrou que a saúde suplementar liderou o ranking por 11 anos consecutivos. Quem ocupa o topo da seleção é o setor financeiro.
De acordo com o Idec, apesar de cair para a segunda posição, os planos de saúde ainda afligem os consumidores. Com 16,02%, as principais dúvidas e reclamações foram: negativa de cobertura, reajuste de mensalidade e descredenciamento de profissionais/hospitais. Dificuldade de realizar a adaptação ou migração do contrato, cancelamento de contrato e demora para a realização de consultas, exames e outros procedimentos, também ganharam destaque em 2011.
No total, o Idec contabilizou aproximadamente 16 mil atendimentos, sendo 5.828 consultas administrativas e 10.177 orientações. Entre as orientações, 5.258 foram sobre problemas ou dúvidas de consumo e 4.919 sobre o andamento dos processos judiciais.
Os demais setores, classificados como “outros”, somaram 39,99% das orientações realizadas. Nesta categoria se destacaram as demandas sobre os direitos do consumidor idoso, guarda de documentos, imóveis e lazer.
Ineficiência das agências reguladoras
Os segmentos com maior número de atendimentos como setor financeiro, planos de saúde, telecomunicação e produtos são praticamente os mesmos há vários anos, mudando apenas as posições.
Com exceção de produtos, os outros setores do ranking são regulados e possuem um órgão responsável – agências reguladoras – que deveriam estabelecer regras para tornar mais equilibrada a relação entre as empresas e os consumidores.
Segundo a gerente de relacionamento com o associado do Idec, Karina Alfano, os dados mostram que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável por fiscalizar a saúde suplementar não está cumprindo com as suas devidas funções.
Fonte: Saúde Web