Pesquisa publicada pela MedPage Today, em julho/2012, mostra que três em cada cinco médicos estão agora utilizando a tecnologia para se comunicar melhor com os pacientes, sendo que dois quintos deles afirmaram que os pacientes estão mais bem informados do que há cinco anos.
O portal MedPage Today é desenvolvido em coparticipação com a University of Pennsylvania School of Medicine, e tem como finalidade prover serviços de Educação Médica Continuada (CME). A pesquisa “Today’s Physician: Managing Change” foi realizada com 214 médicos, e entre várias informações importantes o trabalho identificou uma baixa diferença de idade entre os usuários de eHealth. Médicos com 56 ou mais anos se mostraram mais propensos a utilizar o computador em sua prática médica (90%, contra 86% daqueles que estão abaixo de 56 anos). Por outro lado, os mesmos não estão tão propensos a utilizar smartphone.
Médicos com 56 anos ou mais, segundo a pesquisa, estão dispostos também a utilizar medical devices, sendo que 45% deles se mostram interessados, contra 46% dos mais jovens (abaixo de 56 anos). De toda forma, e em todos os casos, a maior aplicação de eHealth por parte dos médicos é para buscar informações médicas, sendo que 80% informaram que a tecnologia melhorou a comunicação com os pacientes.
A pesquisa, feita com médicos norte-americanos, mostra que os profissionais expressaram ansiedade em relação às mudanças regulatórias que vêm ocorrendo no Mercado de Saúde dos EUA, devido a Lei Affordable Care Act’s, recentemente aprovada pela Suprema Corte. Quase metade (48%) disse que espera mudanças na governança de sua prática médica ao longo dos próximos cinco anos. O tsunami da nova lei terá forte impacto em médio e longo prazo no Sistema de Saúde dos EUA, bem como em vários outros países que gravitam em torno dele (principalmente países asiáticos, que fornecem insumos e produtos para os EUA).
De qualquer forma, a boa notícia é que “por bem ou por mal” a comunidade médica vai de adequando a essa nova realidade, em que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm grande importância.