Gestores alertam para a continuidade dos processos pós-acreditação

Gestores alertam para a continuidade dos processos pós-acreditação

A obtenção da acreditação hospitalar é um desafio para as instituições de saúde, no entanto, mantê-las é mais complicado ainda. As mudanças que aperfeiçoam os processos, desde o uso correto dos sistemas de gestão hospitalar até a organização do estoque de materiais, devem ter o objetivo de melhorar a assistência ao paciente. Mas, se o intuito é apenas a aquisição de um selo, dificilmente as mudanças realizadas no processo serão permanentes. Este tema foi discutido durante o IT Mídia Debate, realizado na última terça-feira, dia 25.

De acordo com o diretor adjunto de prática assistenciais da Rede São Camilo, Marcelo Sartori, não adianta só querer ter a acreditação em um espaço curto de tempo e não manter os processos. Ela apenas certifica o que foi feito e as melhorias conquistadas. Já para o superintendente médico-assistencial do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), Fábio Leite Gastal, o ideal é a criação de uma cultura que avalia continuamente os processos e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Para o presidente do Hospital São Lucas de Ribeirão Preto (SP), Pedro Palocci, instituições brasileiras precisam caminhar para o aumento da qualidade assistencial. “A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é a grande oportunidade para todos hospitais brasileiros ingressarem no processo de acreditação”, disse.
Para incentivar as instituições do país, está em tramitação um projeto de lei 126/2012 de autoria do senador Vital do Rego (PMDB-PB) que prevê a obrigatoriedade da acreditação para todas os serviços de saúde públicos e privados. A iniciativa é uma tentativa de estimular essa prática entre os hospitais do país em razão do baixo número com a certificação.
A tecnologia pode ser uma aliada no processo de acreditação. Especializada no oferecimento de sistemas de gestão hospitalar, a Wareline colabora para a certificação, pois seu software proporciona a melhoria da gestão de recursos, acesso rápido às informações e permite a geração de relatórios gerenciais e estatísticos integrados, contribuindo para a manutenção dos novos processos.

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