Gerenciamento unificado

Gerenciamento unificado

De acordo com um estudo divulgado pela Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (AIPC), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com câncer deve crescer mais de 75% até 2030. Com mais de 50 anos de história, a missão do Hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba, Minas Gerais, é a prevenção e o tratamento de pessoas com a doença de forma humanizada e com a utilização de tecnologia de ponta.

A entidade, que utiliza o sistema de gestão hospitalar da Wareline há 2 anos, possui aproximadamente 400 funcionários e um corpo clínico formado por 70 médicos. A instituição realiza mais de 133 mil procedimentos por ano: são cerca de 16 mil consultas, 4,3 mil internações, 4 mil cirurgias, 45 mil radioterapias e 28 mil quimioterapias. Mais de 40% dos pacientes atendidos são de outros municípios, o que reforça o conceito de referência da instituição.

Dificuldades
Antes da implantação do sistema de gestão hospitalar da Wareline, a instituição enfrentava muitas dificuldades. A principal razão para isso era a utilização de quatro softwares de gerenciamento diferentes que não se integravam. De acordo com o gestor do hospital, José Carlos de Almeida, a perda constante de dados e a demora no atendimento das solicitações eram alguns dos problemas causados pela falta de integração dos sistemas.
“A insuficiente conectividade com os aplicativos do SUS era uma grande dificuldade, pois cerca de 90% dos atendimentos que realizamos são pela rede pública”, completa Almeida. O gerente comercial da Wareline, Raphael Castro, ressalta ainda que o hospital tinha a necessidade de redigitação para manter todas as informações atualizadas em todas as ferramentas que utilizava.
Além disso, a confiabilidade dos dados e a gestão dos estoques e do faturamento também eram prejudicadas pela ausência de integração das soluções.
Aquisição e implantação
A decisão por implantar o sistema de gestão hospitalar da Wareline aconteceu durante o Congresso AUDHOSP de 2010, que foi realizado em águas de Lindóia. Após manifestarem o interesse pelas soluções da empresa, representantes do Hospital Dr. Hélio Angotti visitaram o centro infantil Boldrini, hospital filantrópico cliente da Wareline e que é especializado em oncologia e hematologia pediátrica, para conferir pessoalmente o funcionamento das soluções em uma instituição de combate ao câncer.
“Escolhemos a Wareline pela facilidade de manuseio de seu sistema, pela integração aos aplicativos do SUS e pela sua plataforma de desenvolvimento, que permite a geração de relatórios, a importação e exportação de dados”, explica Almeida. Ele acrescenta que pesaram, ainda, a avaliação de outros clientes que usam o sistema, além do custo benefício indicado por cotação.
A entidade adquiriu 25 módulos que foram implantados em duas etapas. Na primeira etapa, as soluções que envolviam a gestão de estoques, faturamento, radioterapia, medicina nuclear e outras áreas foram inseridas. Na etapa seguinte houve a integração com aquelas referentes às áreas contábil e financeira.
“Montamos uma equipe de TI formada por profissionais do hospital e da Wareline para atuarem durante a “virada” do sistema”, ressalta o gestor. A medida foi necessária para garantir o suporte eficiente aos usuários.
Resultado
De acordo com o gestor da instituição, os impactos do uso do sistema da Wareline foram significativos, principalmente no que diz respeito à adequada integração com os aplicativos SUS, a maior fatia de faturamento da entidade. Também trouxe mais produtividade, pois a integração elimina a necessidade de retrabalho. Segundo ele, hoje o hospital tem seu fluxo de informações otimizado e os módulos cada dia mais aperfeiçoados e aderentes aos seus processos.
“A parceria entre Hospital Dr. Hélio Angotti e a Wareline foi crucial para que pudéssemos iniciar uma mudança cultural fundamental para garantir a credibilidade dos dados, um dos nossos principais patrimônios. Isso influenciou positivamente nosso relacionamento com fornecedores, prestadores de serviços, unidades parceiras, convênios e entidades. Tudo isso se traduz no empenho ao foco principal da instituição: o paciente”, finaliza Almeida.
Texto publicado originalmente na revista Wareline Conecta – edição 2

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